Pular para o conteúdo principal

46º BH Itinerante

criado em - atualizado em

CENTRO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SALA VERDE - SMMA/PBH

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
 

O que é

Curso de Extensão em Educação Ambiental em formato presencial, com atividades externas, internas, com abordagem socioambiental, tem a cidade de Belo Horizonte como referência de espaço de ensino e aprendizagem.

 

Objetivo

Formar Agentes Ambientais capacitados para a promoção de ações socioambientais, refletindo e agindo com sustentabilidade para melhoria na qualidade de vida, individual e coletiva.


Conteúdo Programático

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); Agenda 21; Aspectos Físicos e Biológicos; Ambiente Urbano; Redes Socioambientais; Políticas Públicas.


Metodologia

Atividades interativas, lúdicas e em grupo, além de oficinas, travessias e relatos de experiência. Atividades externas ocorrem com o Expresso Ambiental, ônibus da GEEDA-MA destinado à atividades de Educação Ambiental.
 

Trabalho Final (opcional)

É proposta uma atividade prática, na modalidade de Travessia, Oficina de Educação Ambiental ou Relato de Experiência, com planejamento e realização em grupos e que interaja com um público que não se restrinja ao do próprio curso. 
 

Certificação

Para receber o certificado como Agente Ambiental, os cursistas deverão ter, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, quatro faltas. O mesmo critério se aplica ao tempo de presença em cada dia do curso. Não será considerada ausência a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde ou convocação judicial, devidamente documentada. O cursista que tiver mais de 04 faltas, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo do curso.
 

 

Informações gerais

  • Período: de 27/03 a 27/06/2024, totalizando 14 encontros. O curso ocorrerá às quintas-feiras, exceto nos dias 27/03 e 29/05, quartas-feiras.
     
  • Horário: das 8h às 12h, exceto nos dias 27/06, que será de 7h30min às 12h30min (encerramento).
     
  • Carga Horária: 104h
     
  • Vagas para cursistas: 40
     
  • Vagas para monitores voluntários: 04
     
  • Público: maiores de 16 anos
     
  • Atividades Presenciais: Av. Afonso Pena, nº 342, Centro

 

INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS AO CURSO

Serão ofertadas, alternativamente, duas modalidades de inscrição: presencial ou virtual.

INSCRIÇÃO PRESENCIAL

  • Período: dia 07/03/2024 e dia 08/03/2024.
  • Horário: de 9h às 12h.
  • Local: Avenida Afonso Pena, 342 - 10º andar.
  • Observações: 
    • os inscritos presencialmente terão prioridade na seleção conforme o 2º) critério de inscrição.
    • as inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por representante portando autorização assinada pel@ interessad@. A autorização deverá conter identificação básica d@ candidat@: número da carteira de identidade ou CPF. O candidato ou o representante deverá apresentar, no ato da inscrição, os certificados que comprovam a participação do requerente em atividades educativas oferecidas pela GEEDA. 
    • As inscrições começam às 8h. Sendo assim, os candidatos que chegarem antes deste horário deverão participar de sorteio para definir a ordem de inscrição.

INSCRIÇÃO VIRTUAL

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO

  1. Ter disponibilidade integral nas atividades presenciais do curso conforme programação desta edição;
  2. Dedicar aproximadamente 2 horas semanais para realizar atividades assíncronas (sem dia e horário definidos) como leitura de textos, avaliações, relatórios, dentre outras;
  3. Ter 16 anos completos no primeiro dia do curso (27/03/2024).

CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS CURSISTAS:

Terão prioridade:

1º) Candidat@s que apresentarem o maior número de certificados referentes às   atividades educativas oferecidas pela Gerência de Educação Ambiental - GEEDA-MA/SMMA/PBH, de acordo com a seguinte ordem de importância:

a) Certificado de conclusão do Curso de Extensão em Educação Ambiental “Educação para o Risco”.

b) Certificado de participação em Oficinas de Educação Ambiental, Visitas Orientadas, Travessias / Circuitos Ambientais, Ambiente em Foco, Cine Ambiente em Foco, Agentes Ambientais em Ação e Ciclo de Estudos sobre Riscos Socioambientais.

c) Certificado de participação em atividades educativas promovidas pelos Centros Regionais de Educação Ambiental - CEA da SMMA/PBH.

d) Certificado de participação em atividades promovidas pel@s cursistas de edições anteriores do BH Itinerante como trabalho final.

Observações: 

  • Havendo certificados, apresentá-los no ato da inscrição.
  • A classificação final levará em consideração a somatória das atividades relacionadas nos itens b), c) e d), respeitando a hierarquia.

2º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que tenham realizado a inscrição presencial no curso.

3º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que residam em Belo Horizonte.

4º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou no Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

5º) Candidat@s que não tiverem participado de nenhuma atividade educativa oferecida pela Gerência de Educação Ambiental da SMMA e que não residam na Região Metropolitana de Belo Horizonte ou Colar Metropolitano de Belo Horizonte.

6º)  Candidat@s já selecionados para edições anteriores do curso BH Itinerante.

OBSERVAÇÃO GERAL (CRITÉRIOS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS CURSISTAS):

  • Em caso de empate em todos os itens, o desempate terá como critério a ordem de inscrição d@s candidat@s.
  • A comprovação de endereço de residência mencionada nos itens 3º), 4º) e 5º) será  por autodeclaração, no formulário de inscrição. Constatada a ausência de veracidade nesta informação, @ candidat@ ou cursista terá sua inscrição cancelada.
INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS À MONITORIA VOLUNTÁRIA

A monitoria voluntária visa possibilitar ao Agente Ambiental formado no curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, exercitar e se apropriar de habilidades didáticas, interagindo com a coordenação nas etapas de planejamento e realização do curso. 

 

REQUISITOS PARA CONCORRER ÀS VAGAS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

1º) Ter concluído o curso BH Itinerante ou Educação para o Risco, comprovado por meio do envio de arquivos digitais dos certificados (formato JPG, PDF ou outros), no formulário de inscrição ou autodeclaração.

2º) Declarar ter disponibilidade semanal para participar da organização e do desenvolvimento do curso, de acordo com a seguinte agenda: 

  • segundas-feiras (das 09h às 11h), de 25/03 a 01/07/2024, e 
  • quintas-feiras (das 7h30min às 12h30min ou 13h, conforme programação desta edição).

3º) Possuir computador com câmera, som, microfone e acesso a internet,   preferencialmente banda larga.

4º)  Dispor de conta do Gmail para acesso à plataforma Google Meet.

 

OBSERVAÇÃO GERAL (INSCRIÇÕES PARA A MONITORIA VOLUNTÁRIA):

  • A seleção para monitoria voluntária terá como referência a exposição escrita, feita no ato da inscrição, sobre as razões que o motivam a se candidatar.
  • Para receber o certificado como monitor@ é necessário o cumprimento de, no mínimo, 75% de frequência, o que corresponde a, no máximo, quatro faltas nos encontros das segundas-feiras e quatro faltas nos encontros das quintas-feiras. O mesmo critério se aplica ao tempo de presença em cada encontro. Não será considerada ausência a falta justificada por razão de ordem de tratamento de saúde ou convocação judicial, devidamente documentada. @ monitor@ que tiver menos de 75% de frequência, receberá DECLARAÇÃO de presença com o número de horas cumpridas ao longo da monitoria.
Mais informações

COORDENAÇÃO GERAL

  • Aluísio Cardoso de Oliveira, Biólogo;
  • Eliana Apgaua, Assistente Social; e
  • Luciana Maria José Magalhães da Cunha, Geógrafa
     

REALIZAÇÃO

Centro de Extensão em Educação Ambiental - Sala Verde - SMMA/PBH

Informações: geeda@pbh.gov.br

Educação Ambiental

 

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA

Gerência de Educação Ambiental - GEEDA-MA

Av. Afonso Pena, 342, 8° andar - Centro

Belo Horizonte

Minas Gerais

Brasil

CEP  30.130-001