Pular para o conteúdo principal

Manual de Execução do BEP | Plano de execução do BIM

criado em - atualizado em


Em um cenário onde o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) está em plena transformação, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) se posiciona como um ponto de referência em inovação e comprometimento, com princípios de sustentabilidade e eficiência administrativa. A equipe técnica da SUDECAP, formada por engenheiros e arquitetos, dedica-se a renovar e refinar os processos institucionais, assegurando a qualidade das entregas que devem atender as expectativas da população de Belo Horizonte, bem como das secretarias e órgãos que demandam atuação da autarquia.


A jornada da SUDECAP rumo à inovação tecnológica no setor AEC é pautada pela busca contínua por metodologias que remodelam fluxos de trabalho e aplicação de processos integrativos. Esta abordagem visa a otimização da produtividade, a criação de valor agregado e a promoção de uma sustentabilidade abrangente - econômica, ambiental e social. Por meio desses esforços, reafirmamos a intenção constante na implementação prática de soluções inovadoras que moldam o futuro da construção civil.


Este documento representa mais do que um guia: é um marco na trajetória da SUDECAP de orientar as empresas contratadas para o cumprimento do BIM Execution Plan (BEP), ou Plano de Execução BIM (PEB), de maneira eficaz. A elaboração deste manual é um passo fundamental para o alinhamento das expectativas entre contratante e contratada para a melhoria contínua no planejamento e execução dos projetos. Em outras palavras, o desenvolvimento do PEB, permitirá a classificação dos elementos de projeto e vinculação com a planilha de serviços da SUDECAP, a correta aplicação das propriedades desses elementos, agregando melhoria da confiabilidade dos dados para a extração de quantitativos, estabelecendo um novo padrão de qualidade e transparência para os empreendimentos da autarquia.


A iniciativa da SUDECAP em desenvolver este documento não reflete apenas o compromisso da autarquia com o setor da AEC. Representa também o empenho da entidade em reafirmar sua função como orientadora, assegurando que todos os envolvidos compartilhem um propósito comum e alcancem juntos os objetivos desejados.

 

ACESSE OS ARQUIVOS ABAIXO: