BHPREV 1,5 Bilhão
BHPrev 1,5 BILHÃO
Com melhorias implementadas nos últimos anos para modernizar a gestão atuarial e financeira do BHPrev, estamos alcançando rendimentos históricos. Isso significa mais tranquilidade e segurança para o momento em que você for se aposentar.
Em novembro de 2021, o patrimônio do fundo previdenciário BHPrev atingiu a marca de R$ 1,5 bilhão. Isso representa um aumento de quase 50%, se comparado com os valores de janeiro de 2020, quando a quantia era de R$ 1 bilhão.
Conheça mais sobre o BHPrev:
MUITO TRABALHO E RESPONSABILIDADE COM O SEU FUTURO
Confira as principais medidas adotadas nos últimos anos que permitiram alcançar esse volume de patrimônio:
- Criação da Assessoria de Investimentos e Estudos Atuariais e fortalecimento do Comitê de Investimentos.
- Renovação da certificação em mercado de capitais dos membros do Comitê de Investimentos.
- Realização de encontros periódicos entre os conselheiros do regime de previdência e especialistas do mercado financeiro para discutir cenários macroeconômicos e tendências para os investimentos.
- Ampliação das entidades credenciadas que podem receber recursos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
- Inovação da Asset Liability Management (ALM) com a aplicação do modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM) para alocação dos ativos conforme a necessidade do passivo atuarial.
- Implementação do relatório da carteira de investimentos com a posição dos recursos do RPPS por Tipo de Risco.
- Contratação de novo sistema informatizado para auxiliar no monitoramento dos investimentos, no acesso a dados do mercado de capitais e na realização de cálculos para análise de investimentos.
- Implantação de método que conjuga a análise cruzada de indicadores de rentabilidade, volatilidade e performance na escolha de novas aplicações.
NOVOS AVANÇOS
Reformulação do Comitê de Investimentos, que passa a ter decisões de caráter deliberativo. Essa medida busca ratificar de forma colegiada a gestão dos recursos do RPPS.
RENDIMENTOS POSITIVOS NA PANDEMIA
Mesmo com as incertezas no cenário econômico causadas pela pandemia da COVID-19, a rentabilidade nominal dos investimentos no ano foi de 9,42%, que corresponde a 91,34% da meta de rentabilidade estabelecida na Política de Investimento.
O valor de rentabilidade alcançado ocorreu devido à diversificação dos investimentos entre as rendas fixas e renda variável, com a intensificação de estratégias no mercado exterior.
NOVIDADES
Encontra-se em fase de implantação na Subsecretaria de Previdência, o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (PRO-GESTÃO RPPS).
Trata-se de um programa de certificação federal que tem como objetivo proporcionar maior controle na gestão do RPPS-BH, por meio de ações que compõem os três pilares do programa: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.
Internamente, contribui para conhecer, organizar e melhorar os processos da instituição, evitar o retrabalho, reduzir custos e alcançar maior eficiência e racionalização.
NOSSA HISTÓRIA
O BHPrev é um fundo capitalizado criado em 2011, por meio da Lei 10.362, com o objetivo de constituir patrimônio suficiente para honrar a aposentadoria e pensão de seus segurados. Atualmente, administra a gestão dos recursos previdenciários de mais de 12 mil servidores municipais.
A gestão é feita pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG), por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária e Saúde do Segurado (SUPREV), em conjunto com o Comitê de Investimentos (Coinv), subordinados ao Conselho de Administração do RPPS-BH e fiscalizado pelo Conselho Fiscal.