Pular para o conteúdo principal

BHPREV 2 Bilhões

criado em - atualizado em

BHPrev  R$2 bi
+ SEGURANÇA + RENDIMENTO


Em janeiro de 2023, o patrimônio do fundo previdenciário BHPrev atingiu a quantia de R$ 2 BILHÕES, após pouco mais de 12 anos de acumulação.

 

Esses valores são resultado de uma gestão pautada na responsabilidade previdenciária e na constante modernização da gestão atuarial e financeira do BHPrev.

 

Nossas ações em 2022

Conheça as principais medidas adotadas no último ano que contribuíram para aumentar o volume do patrimônio:

  • Realização de encontros periódicos entre os conselheiros do regime de previdência e especialistas do mercado financeiro para discutir cenários macroeconômicos e tendências para os investimentos.
  • Realização de cursos para formação básica em Regime Próprio de Previdência Social - RPPS para servidores(as), dirigentes e conselheiros(as) e treinamento de servidores(as) que atuam na área de concessão de benefícios.
  • Implementação de auditoria semestral realizada pelo controle interno do município, nas áreas de benefício, investimentos, tecnologia da informação e arrecadação.



RECONHECIMENTO

Pela excelência no modelo de gestão adotado no Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores do Município de Belo Horizonte (RPPS-BH), conquistamos  o nível II do Programa de Certificação Pró-Gestão do governo federal.


EQUIPE CERTIFICADA

Os dirigentes da Unidade Gestora RPPS-BH, o responsável pela gestão dos recursos, os membros do comitê de investimentos e a maioria dos conselheiros titulares e suplentes foram treinados. Após a realização de provas, todos obtiveram a Certificação Profissional como Gestores de Previdência.


HISTÓRICO

O BHPrev é um fundo capitalizado, criado em 2011, por meio da Lei 10.362, com o objetivo de constituir patrimônio suficiente para honrar a aposentadoria e pensão de seus segurados. Atualmente, administra o benefício de mais de 12 mil servidores municipais.
 

A gestão é feita pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão Previdenciária, em conjunto com o Comitê de Investimentos (Coinv), subordinados ao Conselho de Administração do RPPS-BH e fiscalizado pelo Conselho Fiscal.