Pular para o conteúdo principal

Programa de Fomento à Integridade Pública e à Gestão de Riscos - PFIP

criado em - atualizado em

A Prodabel é aderente ao PFIP/BH, programa da Controladoria Geral do Município de Belo Horizonte - CTGM, cujo objetivo é orientar e capacitar os órgãos e entidades do Poder Executivo do Município de Belo Horizonte a implementarem programas de integridade e a adotarem medidas para a utilização de boas práticas de gestão de riscos e controle interno.

 

O PFIP / BH é composto pelas seguintes etapas:

Fluxograma PFIP

 

 

Abaixo seguem os produtos do PFIP / BH elaborados pela Prodabel:

 

Etapa 01. Comprometimento da Alta Administração e Ambiente para Implementação:

 


Etapa 02. Gestão de Riscos:

2.1. Levantamento Prévio de informações (contexto e critérios):

Estabelecimento do Contexto

2.2. Identificação, análise e tratamento dos riscos de integridade:
A Prodabel gerencia os riscos corporativos desde 2018. Ela possui um Comitê de Gestão de Riscos, composto por um integrante de cada diretoria, responsável pela elaboração e revisão do plano de gestão de riscos, que ocorre semestralmente. Os relatórios semestrais elaborados pelo Comitê estão disponibilizados no seguinte link: https://prefeitura.pbh.gov.br/prodabel/transparencia/programa-de-integridade/gestao-de-riscos

 

 

Etapa 03. Instituição e Formalização do Canal de Denúncias e Procedimentos para Responsabilização

O Código de Conduta e Integridade e a Política de Anticorrupção, documentos que compõem o Programa de Integridade, preveem canais de denúncias e procedimentos. O Programa de Integridade pode ser acessado em: https://prefeitura.pbh.gov.br/prodabel/transparencia/programa-de-integridade/programa.

 

Etapa 04. Plano de Integridade

No Plano de Integridade são estabelecidos os instrumentos adotados para guiar os princípios e normas de conduta ética aplicáveis aos agentes vinculados à Prodabel.

 

Etapa 05. Melhoria Contínua e Gestão do Programa de Integridade  

O monitoramento contínuo é um dos fundamentos do Programa de Integridade da Prodabel, que é revisado, no mínimo, anualmente.


Relatórios semestrais sobre as atividades desenvolvidas são elaborados e estão divulgados em https://prefeitura.pbh.gov.br/prodabel/transparencia/programa-de-integridade/relatorios.