Pular para o conteúdo principal

Cidade Inteligente

criado em 30/01/2018 - atualizado em 14/07/2023 | 17:53
cidade inteligente
 

Cidades inteligentes usam tecnologia da informação e comunicação (TIC) para melhorar a eficiência operacional, compartilhar informações com o público e fornecer uma melhor qualidade de serviço governamental e de vida para os cidadãos. A tecnologia é um instrumento que permite o desenvolvimento de uma cidade inteligente pensada para as pessoas com foco na inclusão social, na diminuição da desigualdade, pautada pela sustentabilidade, segura, resiliente e auto regenerativa, capaz de responder rapidamente às mudanças climáticas, evitando impactos sociais graves.


Belo Horizonte se estabelece como o terceiro maior polo criativo do Brasil e fornece diversos incentivos para o desenvolvimento do setor de tecnologia na cidade. A abordagem de cidade inteligente foca na atração de investimentos e fomento à inovação, aproximando a iniciativa privada à gestão pública e às necessidades do cidadão. O Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente – BHCI - envolve diversas áreas da administração municipal, trabalhando de maneira integrada para transformar a realidade do município e incorporando diversos projetos. O BHCI foi institucionalizado na revisão 2019-2021 do Plano Plurianual de Ação Governamental -PPAG, com a publicação da Lei Municipal nº 11.146, de 26 de dezembro de 2018. Desde então, foi replicado no PPAG 2022-2025, mantendo-se ativo.
 

O BHCI acontece em um processo contínuo de adaptação das estruturas e projetos do município para as demandas da população e às tecnologias correntes que melhor atendem à realidade local. Comprometida com isso, Belo Horizonte se engaja em abordagens interligadas de cidades inteligentes, aumentando sua eficiência operacional e o desenvolvimento sustentável; melhorando a capacidade de resposta da administração; implantando tecnologias digitais para melhorar a qualidade de vida; fornecendo acesso a serviços públicos eficientes e possibilitando a ação transversal de suas agências.

Essas ações envolvem todas as áreas da Prefeitura, integrando suas políticas e projetos com uma visão centrada no bem-estar humano dos cidadãos, seguindo os seguintes eixos:

  • Sustentabilidade, meio ambiente e bem-estar;
  • Mobilidade e segurança;
  • Governança, cidadania e serviços ao cidadão;
  • Desenvolvimento econômico e urbanismo;
  • Cultura tecnológica e Inclusão Digital.

O programa busca, nesse sentido, a modernização dos serviços públicos e do uso de tecnologias, bem como o fornecimento de respostas aos problemas urbanos de formas não tradicionais que resultem na melhora da qualidade de vida dos cidadãos. Trabalhando de uma forma transversal e integrada, o foco no bem-estar do cidadão ocorre por meio de diversas frentes, desde a segurança alimentar, a inovações na oferta de serviços públicos e de um meio ambiente saudável. Tornando nesse sentido, o programa inovador devido ao enfoque a novas formas de responder aos problemas da cidade.

 

Objetivo Geral PPAG

Tornar Belo Horizonte uma cidade cada vez mais inteligente, que promova qualidade de vida para as pessoas com foco na inclusão, redução das desigualdades, segurança e resiliência, com a ampliação da capacidade de resposta pelo poder público aos desafios urbanos, potencializada pelo uso da tecnologia e pautada pela sustentabilidade.

 

Justificativa

Belo Horizonte como Cidade Inteligente vai ao encontro dos propósitos de agendas globais de desenvolvimento, por meio de ações transversais que visam à promoção da transformação digital, da cidadania, da redução das desigualdades, da inclusão social e digital, da ampliação e melhoria da capacidade de resposta da administração pública, bem como da implantação de soluções e tecnologias digitais inovadoras, do desenvolvimento econômico, da ação climática e, principalmente, da melhoria da qualidade de vida aos cidadãos belorizontinos.  

 

Objetivos Específicos

  • Evoluir a infraestrutura tecnológica eficiente como instrumento de uma gestão integrada que responda aos desafios urbanos com celeridade e eficiência;
  • Fornecer uma melhor qualidade de serviço governamental e de vida para os cidadãos belorizontinos;
  • Desenvolver uma cidade inteligente pensada para as pessoas com foco na inclusão social e digital;
  • Reduzir a desigualdade, promover a sustentabilidade, segurança, resiliência e respostas rápidas e eficientes às mudanças climáticas, evitando impactos sociais graves;
  • Posicionar Belo Horizonte como destino turístico inteligente por meio da interação e integração do visitante à cidade, qualificando a experiência com o uso de recursos tecnológicos;
  • Promover o desenvolvimento econômico com programas de apoio aos setores produtivos e de serviços, promovendo a inovação e iniciativas empreendedoras, facilitando os investimentos e os negócios, a geração de renda e empregos;
  • Desburocratizar os serviços públicos e promover maior transparência;
  • Investir em tecnologias para melhorar a mobilidade urbana, incentivando a mobilidade ativa.

 

Reunião de alinhamento da Coordenação do Programa BHCI

Em 15 de junho de 2023, houve reunião do Programa Belo Horizonte Cidade Inteligente (BHCI), conduzida pelo Coordenador do Programa e Presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte e contou com a participação  de representantes da SMDE, BHTRANS/SUMOB, Prodabel, SMMA,SMPOG,SMPU, SLU,SMSP, SMASAC, BELOTUR,SMOBI, CTGM.