Pular para o conteúdo principal

Cidade Inteligente

atualizado em 11/09/2019 | 16:43
cidade inteligente
 
Cidades inteligentes são aquelas que, por meio de um programa estratégico de interação com o ecossistema tecnológico, inovam para otimizar o planejamento e o atendimento das necessidades dos moradores e visitantes, promovendo melhora na qualidade de vida.

Belo Horizonte traz em sua essência a marca da inovação, e é uma das cidades que mais investem em soluções superar os desafios da gestão municipal.  

 

 

Objetivos do programa Belo Horizonte – Cidade Inteligente
 

  • Evoluir a infraestrutura tecnológica como base de uma gestão integrada entre as diversas áreas da administração;
  • Interagir com o ecossistema tecnológico da cidade para a construção de soluções conjuntas;
  • Fomentar empresas de base tecnológica para consolidar o setor de TIC como marca do município e favorecer o desenvolvimento econômico e a geração de empregos;
  • Posicionar Belo Horizonte como destino turístico inteligente por meio da interação e integração do visitante à cidade, qualificando a experiência com o uso de recursos tecnológicos;
  • Realizar eventos tecnológicos e técnico-científicos para posicionar a cidade como referência no setor de TIC e para permitir a geração de oportunidade de novos negócios e atração de investimentos.

Em 2018, a cidade ocupou o 7º lugar geral no ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems. O Ranking avalia a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em diversas cidades brasileiras.

 

Entre 20 e 27 de abril do ano passado, a Prefeitura realizou a 1ª Semana Belo Horizonte Cidade Inteligente. O evento integrou ações desenvolvidas pelo município, por meio do Belo Horizonte – Cidade Inteligente, aproximando o poder público de empresas, universidades e população e fortalecendo o ecossistema tecnológico para tornar a capital referência na área de soluções inteligentes. 
 

 

O que faz de Belo Horizonte uma cidade inteligente
 

 

 

PBH APP - Aplicativo Móvel da Prefeitura de Belo Horizonte

 

Disponível para Androis e iOS, o PBH APP permite que os cidadãos solicitem serviços e acompanhem do andamento dos pedidos pelo celular. As demandas são encaminhadas automaticamente para as unidades responsáveis pela execução do serviço. É rápido, fácil e sem burocracias.

 

Também é possível emitir guias do IPTU, localizar equipamentos públicos no mapa da cidade, acessar resultados de exames, acompanhar o boletim escolar das crianças na escola, avaliar a satisfação com os serviços prestados e muito mais.
 

google_play.png
Requer android 4.1 ou superior
apple store.png
Requer iOS 9.0 ou superior

 

 

FAB CITY

 

A Prefeitura de Belo Horizonte aderiu à Rede Fab City em julho de 2018, na França, sendo a segunda cidade do Brasil a integrar a iniciativa. Atualmente, além da capital mineira, São Paulo, Curitiba, Recife e Sorocaba integram o grupo. A rede conecta 34 cidades ao redor do mundo, incluindo Amsterdam, Barcelona, Boston, Cidade do México, Paris e Hamburgo, que trabalham pela mudança do paradigma da economia industrial atual e que se comprometeram a atuar localmente na implementação de novos modelos urbanos. O comprometimento atua de forma sinérgica com os marcos globais de desenvolvimento que atendem a objetivos ambientais, sociais e econômicos, por meio, por exemplo, da redução de emissão de gás carbônico, da economia reversa e da relocalização da produção.

cidade inteligente 2

Contato

cidadeinteligente@pbh.gov.br