Pular para o conteúdo principal

Economia Popular Solidária

criado em - atualizado em
Economia Popular Solidária

A Economia Popular Solidária (EPS) é uma política pública da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. O projeto é regulamentado pela Lei nº 10.152/2011 e pelo Decreto nº 17.249/2019.

 

O objetivo é fomentar a comercialização solidária, que orienta grupos por princípios da autogestão, de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.

 

A Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), por meio da Diretoria de Economia Solidária, é responsável pela gestão do projeto e do Centro Público de Economia Solidária (CEPES). Neste espaço, há mais de 200 grupos de integrantes cadastrados. Em geral, eles comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O CEPES, localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço que eles têm de referência para reuniões e qualificações. 

 

Os grupos são orientados a terem um mínimo de 3 integrantes, sempre pautados pelos princípios de reciprocidade e coletividade, como requisito necessário para participarem das atividades e feiras ofertadas. Após, devem participar de uma pré-formação, na qual será feito o cadastro do grupo no CEPES, para participarem em seguida da formação de seis aulas ocorridas no espaço. Maiores informações de como participar podem entrar em contato pelos telefones 3277-8932 ou 3246-0379.

 

 

Feira da Economia Solidária

banner feira economia popular solidária
 

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam seus produtos. Atualmente, ela integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos Tribunais de Justiça e nos parques para a comercialização de itens de vestuário, artesanato, cosméticos e de alimentos variados. Além disso, ela também acontece regularmente na rua Goiás, entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia, no Centro, de 8h às 18h, na segunda quinta-feira de cada mês.


Confira a programação de abril da feira:

 

28 de abril
Parque JK
Av. dos Bandeirantes, 240, Sion

 

Confira a programação de maio da feira:

 

6 de maio
TJ Afonso Pena
Av. Afonso Pena, 4001, Serra

 

7 de maio
Rua Goiás
Entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia, Centro

 

7 de maio
Congresso da PUC
Rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico

 

8 de maio
TJ Goiás
Rua Goiás, 253, Centro

 

9 de maio
TJ Raja Gabaglia
Av. Raja Gabaglia, 1753, Luxemburgo

 

8, 9 e 10 de maio
Feira da PUC
Rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico

 

14,15 e 16 de maio
CAMG - Cidade Administrativa
Rod. Papa João Paulo II, 4001, Serra Verde

 

15, 16 e 17 de maio
Feira da PUC
Rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico

 

15 de maio
Rua Carijós - Quarteirão Pataxós
Entre a Praça Sete e Rua Espírito Santo, Centro

 

16 e 17 de maio
Feira da Tamoios
Rua Tamoios

 

25 de maio
Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho
Av. Professor Mário Werneck, 2691, Buritis