O Procon é um serviço de atendimento ao consumidor — pessoa física ou jurídica, residentes ou sediadas em Belo Horizonte — para prestar informações, orientar, entrar em contato ou convocar fornecedores para solucionar demandas relativas à compra de produtos ou contratação de serviços pelo consumidor.
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Lembre-se: no momento do atendimento é preciso ter em mãos o documento original e a cópia do CPF, Carteira de Identidade, comprovante de endereço e, caso seja necessário, a procuração impressa e devidamente preenchida.
- Atribuições do Procon
O que o Procon faz
O que o Procon não faz
O Procon presta atendimento ao consumidor, pessoa física ou jurídica, residente ou sediada em Belo Horizonte, que compra produtos ou contrata serviços para uso próprio - o consumidor final. O Procon presta informações, orienta, entra em contato ou convoca fornecedores para solucionar problemas relativos à relação de consumo.
O Procon não atende questões relacionadas à locação de imóveis, condomínio (problemas entre vizinhos, com o síndico, boleto de condomínio), tributos (IPVA, IPTU, imposto de renda), relações trabalhistas, Conselhos Regionais para os quais seria necessário contestar o serviço do profissional, multas de trânsito, clubes recreativos e outras.
- Casos que demandem provas técnicas (perícia) ou prova testemunhal, o procedimento torna-se incompatível ao processo administrativo;
- Casos que envolvam contratos de aluguel (Lei do Inquilinato), assuntos relacionados a condomínio (Convenção de Condomínio), revendedores de produtos, tais como: Avon, Natura, Jequiti, etc.(Código Civil), pois tratam-se de leis específicas;
- Casos que envolvam matérias de âmbito fiscal como IPTU, ISS, trabalhistas, família ou que demandarem outras legislações que não sejam o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90);
- Casos que envolvam matéria que necessitem de decisão antecipada (antecipação de tutela ou liminar) como por exemplo: a realização de exames médicos urgentes;
- Objetos estranhos no interior de produto (competência da vigilância sanitária);
- Questionamentos acerca de abusividade de juros;
- Indenização danos morais, materiais e lucros cessantes;
- Abusividade e revisão de contrato ou cláusulas abusivas – somente no Judiciário;
- Aquisição de produtos ou serviços para incremento da atividade econômica de pessoa jurídica;
- Relação com Associações e Cooperativas (salvo se fraudulentas).
- Locais de atendimento ao consumidor
PROCON
PBH - BH ResolveAtende os consumidores residentes em Belo Horizonte
Agendamento pela internet
Endereço: Av. Santos Dumont, número 363, 1º andar, Centro, CEP 30.120-080, Belo Horizonte.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h10 às 17:00, sendo a última senha de atendimento às 16h30.
Atenção:
• É necessário agendar uma senha para cada reclamação;
• Feito o agendamento, compareça com 15 minutos de antecedência;
• O atraso implica no cancelamento da senha e na necessidade de um reagendamento.
PROCON
PROCON – Unidade Câmara MunicipalAtende os consumidores residentes em Belo Horizonte
Agendamento pela internet e escolha da unidade Câmara Municipal.
Endereço: Avenida dos Andradas, nº 3100 (entrada pela Avenida Churchill), Bairro Santa Efigênia (próximo ao Shopping Boulevard), CEP 30.260-900, Belo Horizonte.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Clique aqui para mais informações.
PROCON
NIACon (Núcleo Integrado de Atendimento ao Consumidor)Atende os consumidores residentes em Belo Horizonte
Agendamento pela internet e escolha da unidade NIACon.
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 2.051, Bairro Lourdes, CEP 30.140-092. Belo Horizonte
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.Consumidores de outras localidades têm a opção de entrar no site do Governo Federal para formalizar as suas reclamações diretamente com o fornecedor cadastrado no site ou procurar as unidades do Procon de seus respectivos municípios, caso elas já estejam em funcionamento.
- Documentação necessária para abertura de uma reclamação
O consumidor deverá apresentar xerox e original dos seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF - Cadastro de Pessoa Física;
Comprovante de Endereço, de Belo Horizonte, atualizado, com no máximo 90 dias;
Contrato Social em caso de pessoa jurídica;
Procuração com poderes para representá-lo (a) junto ao PROCON Municipal de Belo Horizonte, acompanhada da cópia dos documentos pessoais do procurador e do representante;
Formulário (s) Nome Código Download: Procuração Particular 01303012;
Toda documentação que comprove o alegado pelo consumidor, conforme cada demanda.
Além dos documentos listados acima, o (a) consumidor (a) deverá apresentar outros documentos de acordo com a sua demanda, como especificado a seguir:
Água/energia:
Conta/Fatura reclamada;
Solicitação de serviço (instalação, vistoria, troca de medidor, etc); ∙ Comprovante de pagamento;
Termo de parcelamento, se houver;
Laudo pericial, se houver;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Educação:
Contrato;
Boleto;
Termo de parcelamento;
Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
Pedido de trancamento ou cancelamento;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Produtos:
Pedido, nota fiscal, número de série ou cupom fiscal;
Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Folheto, anúncio publicitário ou print do site de compra;
Certificado de garantia;
Ordens de serviço.
Serviços Financeiros:
Contrato;
Conta/Fatura reclamada;
Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
Propostas de adesão;
Apólice, para problemas com seguro;
Folheto/anúncio publicitário;
Extrato bancário;
Termo de parcelamento;
Cartas de cobrança;
Comprovante de negativação SPC/SERASA;
Boletim de Ocorrência (BO), se houver, para reclamações sobre falhas em transações eletrônicas, clonagem de cartão de crédito, empréstimo consignado não solicitado, etc.
Atestado de Óbito, se houver, para reclamações sobre seguro de vida; ∙ Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Em caso de Empréstimo Consignado, providenciar também os seguintes documentos:
HISCON (Histórico de Consignados) emitido pelo INSS;
Contratos, se houver;
Extratos Bancários da conta onde recebe o benefício, desde o início dos descontos indevidos.
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Saúde/Plano de Saúde:
Proposta de adesão/contrato;
Apólice;
Conta/Fatura;
Carteirinha;
Cartas de cobrança;
Nota fiscal ou cupons fiscais;
Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
Folhetos/anúncios publicitários;
Pedidos médicos;
Relatórios médicos;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Telefonia Fixa/ Celular, TV por Assinatura, Internet:
Contrato, caso possua;
Conta/Fatura reclamada;
Folhetos/anúncios publicitários;
Comprovante de pagamento;
Protocolos de reclamação;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Transporte/ Turismo e Viagens:
Número do bilhete/voucher/ localizador;
Folheto/anúncio publicitário;
Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
Orçamento;
Pedido/contrato;
Fotos;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Outras situações (Auto escola, Marcenaria, Lavanderia, etc):
Orçamento;
Contrato;
Pedido, nota fiscal ou cupom fiscal;
Ordem de serviço;
Folheto/anúncio publicitário;
Comprovante de pagamento ou boleto bancário;
Protocolos, e-mails, conversas de WhatsApp, comprovantes de reclamações já realizadas, como Reclame Aqui, Consumidor.gov.br, etc.
Reclamação sobre serviços essenciais:
Carteira de Identidade;
CPF;
Contas ou faturas com os valores questionados;
Cópia do contrato (se houver);
Protocolo de atendimento informado pelo fornecedor referente ao problema não resolvido.
Reclamação sobre assuntos financeiros:
Carteira de Identidade;
CPF;
Cópias de comprovantes de pagamento/extrato do contrato;
Cópia do contrato;
Extratos bancários;
Faturas de cartão;
Correspondências recebidas;
Protocolo de atendimento informado pelo fornecedor referente ao problema não resolvido.
OBSERVAÇÃO:
Assuntos financeiros como cartão de crédito e empréstimos: apresentar cópias de comprovantes de pagamento, boletos bancários, faturas, contratos, extratos bancários, cartas de cobrança, planilhas, histórico consignado, comprovante, protocolos;
Negativação do nome: extrato SPC/SERASA;
Compras não reconhecidas: apresentar cópia da fatura constando o(s) lançamento(s) que considera indevido(s), protocolo da contestação feita junto ao fornecedor.