Você conhece a política de inovação aberta do município de Belo Horizonte? A política instituída por meio do Decreto assinado no dia 14 de junho de 2023 pelo Prefeito Fuad Noman prevê uma série de esforços coordenados para a promoção e a incorporação de inovação na gestão pública, em especial aquelas que envolvam a participação de startups por meio de ciclos de inovação.
O que buscamos?
- Induzir processos de inovação na administração pública municipal
- Fomentar o ecossistema de inovação
- Melhorar a qualidade da prestação de serviços públicos municipais ao cidadão.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: laboratorioaberto@pbh.gov.br
Você sabia?
Desde 2017, a Prefeitura de Belo Horizonte adota uma postura ativa na promoção da inovação, seja nos processos e soluções internas ou com iniciativas como a criação do laboratório de inovação aberta em 2018, a publicação do chamamento público para cocriação e parcerias com a PBH, hackathons, o projeto futurismo, os programas de aceleração para startups da área da saúde em parceria com a Biominas, a participação no programa digital de aceleração dos municípios com o brazilab, tendo sido uma das 5 capitais do Brasil selecionadas para participar e a única do sudeste e os investimentos realizados no parque tecnológico BHTEC em prol do HUB de inovação.
Coordenação
A política de inovação será coordenada pelo BHLab, estrutura de governança composta pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, PBH Ativos, Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Prodabel e Belotur, responsável pelo direcionamento, articulação, promoção, experimentação e avaliação de iniciativas de inovação aberta da PBH.
Marco Legal das Startups
A Lei Complementar n° 182/2021, também conhecida como Marco Legal das Startups, favoreceu a criação de um ambiente de negócios focado no crescimento de empresas de inovação. A nova lei facilita a abertura e a captação de investimentos, reduzindo os custos e aumentando a segurança jurídica para atrair mais investidores.