Pular para o conteúdo principal

Programa de Prevenção nos Territórios

Programa Prevenção nos Territórios na regional Leste de BH
Foto: Divulgação PBH
criado em - atualizado em
1) Regional Leste de BH (L4)  

 

O Programa de Prevenção nos Territórios teve seu projeto-piloto implantado na Regional Leste de Belo Horizonte, em 2017, onde continua em andamento. Ele prevê o mapeamento social e econômico das regiões, com base no risco de envolvimento da juventude com a criminalidade e na rede pública de assistência existente no local, levando em conta o perfil dos moradores e as ofertas de políticas públicas no território. O objetivo é desenvolver ações específicas para a formação de redes de proteção social locais. 


Confira o Relatório de Prevenção à Letalidade Juvenil e de Adolescentes 

 

Após a conclusão e divulgação do Relatório de Prevenção à Letalidade Juvenil e de Adolescentes (ocorrida em janeiro de 2019), o Programa de Prevenção nos Territórios na Regional Leste focou suas ações nos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, e se desdobrou em projetos temáticos, que permanecem em execução. São eles:

 

Treinando para a Vida

Desenvolvido em escolas localizadas na área definida como Território L4, compreendida pelos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas - que consistem em locais de alto índice de violência-, por meio de atividades educativas nas modalidades de Futsall, cross training e danças urbanas. Visa qualificar e restabelecer a ligação dos jovens com a escola, com a comunidade onde vivem e também com a Guarda Municipal,  apostando no fortalecimento dos vínculos como fator de proteção.
 

Mães do Alto

O projeto é uma iniciativa de prevenção social à criminalidade que tem por objetivo mobilizar mulheres que estão submetidas a situações de violação de seus direitos, bem como do direito de seus filhos e netos, oferecendo um suporte para a criação de condições em que ela seja ouvida e se sinta fortalecida como cidadã. Para que, desta forma, ela deixe de ver o fenômeno da violência como um contexto natural do território onde vive e passe a lutar contra ele.
 

Jovens Ativistas contra a Violência

Busca estruturar uma política afirmativa para consolidar uma rede de suporte para o processo de emancipação e construção de autonomia por parte do jovem em situação de risco. Essa estruturação se constitui a partir de uma articulação entre o poder público municipal, os movimentos sociais e os colaboradores autônomos para a organização de um plano de atendimento de emergência e incidência estrutural nas políticas sociais, para efetivação de seus direitos e de sua proteção.
 

Projeto Aurora: Territórios e Trajetórias

O Projeto Aurora: Territórios e Trajetórias consistiu em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção e a ONG Arebeldia, que teve por objetivo desenvolver projetos e ações de articulação comunitária e institucional para a prevenção contra a violência juvenil e a criminalidade, por meio do acompanhamento da trajetória de vida dos jovens.
 

Projeto Para Elas

É desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo voltado para a promoção da saúde da mulher e para a prevenção à violência de gênero nos territórios de alta vulnerabilidade social, como os bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, na Região Leste. O Projeto "Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós" também busca articular com as redes locais e equipamentos públicos, escolas municipais, distrito sanitário e diretorias regionais de Assistência Social e de Educação, um atendimento integrado para essa comunidade.


São oferecidas oficinas denominadas como Toque de Acolher, construídas de maneira participativa, com o objetivo de promover geração de renda, inclusão produtiva, rodas de conversa, atividades de capacitação na área de mediação de conflitos e prevenção contra a violência doméstica, de gênero e sexual, além de atendimento ambulatorial para mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual e moral. Os encontros acontecem semanalmente, sendo sempre às quintas-feiras no Taquaril e no Alto Vera Cruz e às sextas no Granja de Freitas.
 

Expressão Cidadã

O Projeto Expressão Cidadã, voltado para a prevenção contra o envolvimento de jovens que vivem em áreas com grande vulnerabilidade social com a criminalidade, realizou uma série de oficinas ao longo de 2021, fruto da parceria estabelecida entre a Diretoria de Prevenção à Criminalidade da SMSP e a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), a partir de demandas identificadas no diagnóstico social da área composta pelos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas, na região Leste.  


As oficinas tiveram a participação de jovens com idade entre 14 e 18 anos e resultaram na criação de um Guia-aplicativo de Oportunidades para Jovens e de uma Campanha pela Igualdade de Gênero, ambos produzidos pelos próprios adolescentes. O Guia de Oportunidade para Jovens, feito em formato de aplicativo para celular, possibilita fazer buscas para acessar dicas de trabalho, lazer, cultura e esportes. A Campanha pela Igualdade de Gêneros é composta por minidocumentários, animações e peças gráficas que destacam a importância do respeito à pluralidade de identidades de gênero e de combater todas as formas de opressão e violências.

 

Encontros da Rede L4

São intervenções com foco no território L4 (bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas), com ações dirigidas e gestão por proximidade, baseada na força do estabelecimento de vínculos sociais entre os agentes do projeto e os seus beneficiários. Os encontros apostam em uma leitura do território a partir do ambiente escolar, no exercício da construção de elos com a comunidade e na análise de suas potencialidades e seus desafios.


O planejamento dos encontros da Rede L4 é voltado para a formação de redes entre a escola, os alunos, as famílias, os territórios onde estão inseridos e as instituições públicas e civis locais. Os encontros orientam ações voltadas para a mediação e solução de conflitos e para a construção de uma metodologia que parte de conflitos específicos, relatados pelas escolas, para construir casos em contextos mais amplos, com o objetivo de dar maior clareza sobre as variáveis envolvidas e a intervenções possíveis. E que em curto e médio prazos permitirão explorar as interseções entre os fenômenos da evasão escolar, o trabalho infantil e o tráfico de drogas.
 

Chega Aí

O Projeto Chega Aí é desenvolvido em parceria com o Instituto Avante, atendendo jovens de 12 a 18 anos, moradores do Território L4 (composto pelos bairros Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas. Visa empreender ações de formação cidadã e protagonismo juvenil de maneira participativa e democrática, promovendo ações para prevenção à violência, através de atividades educativas, reflexivas e integradas (esporte, lazer, cultura, etc.).  Sua metodologia promove o intercâmbio e a socialização comunitária, para viabilizar o fortalecimento dos vínculos entre adolescentes, seus familiares, escola e comunidade.

 

Baseia-se na percepção de que as expressões culturais podem ser usadas na prevenção à violência, considerando que as manifestações artísticas dos jovens são legítimas e devem ser incentivadas e reconhecidas. Incentiva o intercâmbio cultural, propondo a circulação e a ocupação de diferentes espaços da cidade e assim contribuir para o aumento da sensação de pertencimento e ampliação das opções de lazer e o fomento da cultura periférica.

 

Já a utilização do esporte enquanto estratégia de prevenção à violência, relaciona- se com a ideia de que a prática esportiva pode ofertar espaços saudáveis de competições, em um ambiente de convivência e resolução pacífica de conflitos. Também serão observados os conflitos escolares e discutidas as formas de obter uma diminuição nos índices de evasão e reprovação escolares.

 

2) Regional Barreiro (B4)  

 

A atuação em 14 bairros da Regional Barreiro, que compõe o Território B4, teve início em 2022, a partir da parceria firmada com o Instituto Macunaíma de Cultura Escola de Cidadania. Formado pelos bairros Alto das Antenas, Araguaia, Brasil Industrial, Cardoso/Urucuia, Corumbiara, Esperança, Flávio de Oliveira, Flávio Marques Lisboa, Miramar, Novo Santa Cecília, Pongelupe, Serra do Curral, Solar do Barreiro e Vila Cemig, o B4 tornou-se a segunda área a ser atendida pelo Programa de Prevenção nos Territórios, contemplando os interesses das juventudes e das mulheres do local, para garantir maior proteção social para estes grupos.

 

Para conhecer mais a fundo as necessidades do público local, o passo inicial consistiu na realização de um Diagnóstico Local, seguido pela Capacitação de Gestores que formou 30 lideranças para atuarem como representantes da comunidade, e teve ainda um Seminário Local com a participação de toda a comunidade. 

 

Confira o Relatório Respeita a Minha História, que consiste no Diagnóstico Local do B4

 

O resultado foi a elaboração de um Plano de Ação de Prevenção à Violência específico para o Território B4, que deu origem aos seguintes projetos: 

 

Respeita a Minha História!

O Projeto Respeita a Minha História! marcou o início dos trabalhos da Diretoria de Prevenção à Criminalidade (DCRI) com o Instituto Macunaíma  para executar as ações, desenvolver o projeto e compartilhar a metodologia e as intervenções voltadas para a prevenção social à violência do B4, que tem como público-alvo jovens e adolescentes com idades entre 12 e 29 anos, além de mulheres vítimas de violência.