Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte
Inaugurado em junho de 2014, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) é um espaço estratégico de tomada de decisões. Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, o COP-BH reúne 14 instituições públicas e uma da iniciativa privada, em sua Sala de Controle Integrado (SCI), onde os esforços são direcionados para fazer de Belo Horizonte uma cidade capaz de adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.
Funcionando 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o Centro de Operações busca proporcionar serviços públicos cada vez mais eficientes à população ao atuar no cotidiano da cidade, em grandes eventos, catástrofes e crises, fazendo a gestão integrada e inteligente de problemas públicos de segurança, fiscalização, mobilidade, serviços urbanos, defesa civil, emergências em saúde, dentre outros.
A visualização da imagem de 4.022 câmeras, distribuídas por toda a cidade - pertencentes à Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH), à Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS), à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), dentre outros parceiros - permite o compartilhamento de informações importantes para garantir da fluidez do trânsito e a segurança da capital.
As imagens das câmeras são utilizadas no monitoramento dos espaços públicos e no compartilhamento de informações importantes para redução da desordem urbana (como a coibição da deposição clandestina de resíduos, fiscalização das posturas municipais, combate a pichações de monumentos e a demais atos de vandalismos). As imagens captadas permitem ainda detectar ocorrências de incêndios, quedas de árvores e alagamentos. No aspecto da segurança pública da capital, os equipamentos são utilizados no acompanhamos ocorrências de furto de cabos, acidentes de trânsito, assaltos e no caso de violências contra as mulheres.
Instituições participantes
O trabalho integrado das instituições possibilita uma tomada de decisão mais rápida e acertada, permitindo gerenciar múltiplas situações complexas ao mesmo tempo, com uma significativa redução do tempo de resposta. Estão presentes no COP-BH representantes das seguintes instituições:
Municipais
- Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul (CARE-CS)
- Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS)
- Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH)
- Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS)
- Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC)
- Subsecretaria de. Zeladoria Urbana.(SUZURB)
- Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
- Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)
- Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP)
Estaduais
- Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG)
- Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA)
- Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
- Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG)
- Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com o BPTran e o Centro de Coordenação Operacional da PMMG
Federal
Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
Privada
Brazilian Traffic Network (BTN).