Pular para o conteúdo principal

Operação Flanelinha

Guardas abordam autores de prática ilícita
Divulgação GCMBH
criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou, em 2018, um projeto permanente de combate à atuação de flanelinhas, que se soma às iniciativas adotadas pelas forças de segurança estaduais. A ação consiste no mapeamento, identificação e realização de ações de combate à prática, que configura em crime de extorsão, uma vez que normalmente o motorista é ameaçado, caso não aceite pagar pelo estacionamento em áreas públicas.

 

O BH APP, aplicativo da Prefeitura, é a principal ferramenta deste projeto municipal. A plataforma disponibiliza um link para que o usuário possa indicar em um mapa o ponto exato onde está ocorrendo a abordagem extorsiva contra motoristas e até enviar uma foto da cena, de maneira sigilosa e segura.

 

As denúncias recebidas via aplicativo possibilitam que a Guarda Municipal faça o mapeamento das áreas com maior incidência do problema. Com base nas denúncias recebidas, a Guarda Municipal realizou um total de 1.427 abordagens no ano de 2021, que resultaram no registro de 13 ocorrências policiais, com 15 pessoas conduzidas a delegacias. Já em 2022, até o dia 6 de julho, a Guarda Civil realizou um total de 557 abordagens, com o registro quatro ocorrências que foram encaminhadas a delegacias da Polícia Civil.