Pular para o conteúdo principal

Gestão Integrada de Segurança e Prevenção

criado em - atualizado em
Reunião do MASP discute soluções para o furto de cabos
Divulgação/COP-BH

 

Somar esforços entre as diferentes áreas da Prefeitura de Belo Horizonte de forma coordenada e baseada em uma metodologia de Gestão Integrada de Segurança e Prevenção (GISP) ­_ que parte da identificação de um problema, analisa suas causas, elabora um plano de ação como resposta e avalia o resultado obtido_ para reverter situações negativas provocadas pela desordem urbana na capital.

 

 

Essa é a estratégia que vem sendo adotada com sucesso pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, com o trabalho executado pela equipe do Centro Integrado de Operações (COP-BH) e pelo efetivo da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte para solucionar questões relacionadas com a segurança e a manutenção da ordem pública na cidade.

 

 

Implantado de forma inovadora em Belo Horizonte, o Projeto GISP é coordenado pela Gerência de Análise e Gestão do COP-BH e busca envolver não somente o poder público, mas também a sociedade civil, na construção de soluções para problemas vivenciados na cidade ebeneficiar a todos. O projeto piloto foi lançado em dezembro de 2017.

 

 

Tem como exemplo o Método Ágil de Solução de Problemas (MASP) adotado no combate ao furto de cabos, que possibilita o compartilhamento imediato das informações relacionadas a ocorrências de furtos de cabos, que envolve todos os setores afetados e permite solucionar os problemas gerados por ele, como a falta de sinalização semafórica ou a queda da energia.