Pular para o conteúdo principal

Cerol Mata

Oficina de Pipas é uma das atividades preferidas das crianças
Rodrigo Clemente - Divulgação/ PBH
criado em - atualizado em

A Campanha Cerol Mata! foi lançada em julho de 2017, para combater o uso do cerol e da linha chilena ao empinar papagaios na capital.  Os acidentes graves, tendo como vítimas, sobretudo, motociclistas, provocados pelas linhas cortantes, foi o que motivou a iniciativa. Desde então, a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), com o efetivo da Guarda Civil Municipal, deu início a uma série de ações educativas para conscientizar a população de que empinar papagaios com cerol ou linha chilena é crime. Foram apreendidas pela Guarda Civil Municipal, durante blitzen educativas da Patrulha Escolar, mais de 2 mil latas envoltas em linhas cortantes, somente no período de 9 de julho a 22 de agosto daquele ano.


Palestras e oficinas educativas continuam sendo realizadas todos os anos, sobretudo no período de julho a agosto, e fazem  parte das intervenções realizadas pela campanha em escolas da rede municipal, praças e parques, com a distribuição de peças gráficas e informes publicitários. A Defesa Civil de Belo Horizonte, a BHTrans e as secretarias municipais de Política Urbana, Saúde e Educação são parceiras da SMSP nas ações.


Em 2019, a Campanha Cerol Mata! foi marcada pela adesão das guardas municipais de outras sete cidades da Região Metropolitana à luta contra as linhas cortantes. Os agentes das guardas municipais de Ribeirão das Neves, Sabará, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Contagem, Santa Luzia e Betim aceitaram o convite para partir das ações, somando esforços, sobretudo em vias que fazem limite com a capital. 

 

Atualmente, as ações da Campanha continuam sendo executadas, por meio de rondas rotineiras e de abordagens específicas em áreas onde a incidência de uso de linhas cortantes era alta. Somente de janeiro a julho de 2022, foram realizadas 31 ações educativas  e preventivas, com abordagens que resultaram na apreensão de 105 carreteis, somando 375 metros de linhas cortantes na capital.