Pular para o conteúdo principal

Voluntariado Internacional

criado em - atualizado em
VOLUNTARIADO INTERNACIONAL
Arte PBH

Você já pensou em conhecer de perto as políticas públicas de Belo Horizonte e atuar junto a quem define e executa os programas e projetos desenvolvidos para a cidade? O Programa Municipal de Voluntariado Internacional (PMVI) é a sua chance!

 

Em uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Relações Internacionais,  intercambistas e estudantes brasileiros de Relações Internacionais podem ter uma experiência profissional voluntária nas diversas secretarias e órgãos  da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Desde 2013, mais de 190 voluntários de 28 países diferentes — como Benim, França, Coreia do Sul, Argentina e Alemanha — contribuíram com visões diversificadas e globais para atividades ligadas a áreas de: assistência social; meio ambiente; práticas esportivas e de lazer; relações internacionais; cultura; saúde; e muitas outras. 

 

Quem pode participar? 

Podem participar do Voluntariado Internacional da PBH, estudantes, pesquisadores, professores universitários e profissionais, técnicos e servidores públicos estrangeiros de entes estatais, órgãos e instituições parceiras do Município de Belo Horizonte. Além disso, qualquer brasileiro envolvido no ensino, aprendizado ou pesquisa em Relações Internacionais e áreas relacionadas também pode integrar o programa. 

 

Como participar? 

Todos os interessados devem enviar um e-mail para voluntariado.inter@pbh.gov.br, com os seguintes documentos conforme seu caso:

 

Intercambistas:

  • currículo ou documento equivalente;
  • histórico escolar;
  • visto concedido pelo órgão competente para o ingresso e permanência de estrangeiros no Brasil;
  • e apólice de seguro de saúde contratado ou documento correspondente.

 

Brasileiros, oriundos das áreas Relações Internacionais e correlatas:

  • currículo, documento de identidade ou CPF;
  • comprovante de matrícula em Relações Internacionais ou em cursos relacionados à área;
  • declaração de frequência no curso emitida pela universidade.

 

A equipe do Programa retornará o contato com mais detalhes sobre sua adesão!

 

Acesse o edital Entre em contato