Pular para o conteúdo principal

Voluntariado Internacional

PROGRAMA VOLUNTARIADO INTERNACIONAL
Arte PBH
criado em 28/06/2021 - atualizado em 17/01/2023 | 11:42

O Programa Municipal de Voluntariado Internacional (PMVI) é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, formalizada pelo Decreto nº 15.319/2013 e ampliado com o Decreto n°17244/2019 , para estrangeiros e estudantes brasileiros de Relações Internacionais conhecerem as políticas públicas desenvolvidas pelo município de Belo Horizonte através da prestação de serviços voluntários na administração municipal.

 

Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DIRI), o programa já recebeu mais de 190 voluntários de 28 países diferentes para prestarem atividades de caráter assistencial, científico, cívico, cultural, educacional, recreativo, esportivo ou tecnológico.

 

O PMVI possibilita o intercâmbio de conhecimento entre voluntário e servidor, o que contribui para a elaboração e implementação de políticas públicas municipais com uma visão diversificada, promovendo a inovação e pluralidade de soluções. 

 

 

Parcerias e inserção dos voluntários 
 

Para o funcionamento do programa, a prefeitura conta com parcerias do setor privado e da sociedade civil, nacionais e internacionais. Dentre os principais parceiros encontram-se instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), o Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e a Universidade de Pádua, na Itália.

 

Para a inserção dos voluntários, os órgãos interessados em recebê-los precisam se manifestar por escrito, via e-mail ou ofício, indicando o número de vagas abertas. Uma vez identificados os voluntários e os setores de atuação, precisam ser preenchidos e assinados dois documentos que formalizam o vínculo entre a PBH e o candidato: o Termo de Adesão e o Plano de Trabalho. Devidamente preenchidos, os documentos devem ser encaminhados para a Diretoria de Relações Internacionais, que dá prosseguimento ao processo.

 

Para mais detalhes, mande um e-mail para voluntariointernacional@pbh.gov.br