Pular para o conteúdo principal

Seminário Cidades Inteligentes: O Papel dos Centros de Operações

criado em - atualizado em

O Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, COP-BH, promove, entre os dias 28 e 29 de novembro de 2019, o seminário “Desenvolvendo cidades inteligentes: o papel dos centros de operações”. O evento terá a participação de representantes de Centros Integrados de várias regiões do Brasil, instituições municipais e estaduais.

folheto

 

O evento será dividido em duas partes:

 

A primeira parte envolve um Seminário no auditório JK, localizado na sede da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no dia 28 de novembro. Serão expostos uma palestra de abertura e cinco painéis com eixos específicos dentro do conceito de “Cidades Inteligentes.”

Cada painel contará com moderadores vinculados às Secretarias Municipais e Autarquias da Prefeitura de Belo Horizonte, além de representantes de Centros de Operações de referência do Brasil. Cada painel será composto por exposições para cada convidado e mediados por um moderador, que fará perguntas e conduzirá discussões sobre a troca de informações e experiências entre os participantes, totalizando 60 minutos por painel.

A segunda parte do evento será composta por duas visitas orientadas no dia 29 de novembro. No turno da manhã ocorrerá a visita ao COP-BH. No turno da tarde, será a visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Estado de Minas Gerais, CICCR/MG.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 28 de novembro 
HorárioLocal: Edifício sede da PBHAtividade
8h às 9hHall de entradaCredenciamento
8h às 9hCafeteriaCoffee break
9h às 9h30Auditório JKAbertura
9h30 às 10h30Auditório JKPalestra: Desafio da transformação digital no contexto dos Centros de Operação Palestrante: André Macieira, Sócio-fundador da EloGroup.
10h30 às 11h30Auditório JK

Painel I - Cidades Resilientes: gestão integrada de riscos e desastres.

Moderador: Cel. Waldir Figueiredo Vieira, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Belo Horizonte, SUPDEC.

Painelista: Geórgia Ribeiro, Diretora Executiva do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, COP-BH.

Painelista: Alexandre Cardeman, Diretor do Centro de Operações do Rio de Janeiro, COR.

Painelista: Tenente Coronel B.M. Aldrin Silva, Diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina.

Painelista: Major Rafael Neves Cosendey, Subcomandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

11h30 às 12h30Auditório JK

Painel II – Cidades Conectadas: tecnologias e informações aplicadas à mobilidade urbana inteligente.

Moderador: Jean Mattos, Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão, SMPOG.

Painelista: Célio Bouzada, Presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte, BHTRANS.

Painelista: Clodoveu Davis, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Painelista: Oscar Ricardo Schmeiske, Coordenador  de Geoprocessamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. 

12h30 às 14h30Pausa para almoço
14h30 às 15h30Auditório JK

Painel III – Cidades Seguras: tecnologias e informações aplicadas à ordem pública e ao policiamento preventivo e inteligente.

Moderador: Moderador: Cláudio Beato, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte, SMDE.

Painelista: Comandante Rodrigo Prates, da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.

Painelista: Willian Barbanera, Diretor de Operações da Central Integrada de Monitoramento de Campinas, CIMCAMP.

Painelista: Tenente-Cel. Célio Dutra, Subsecretário de Gestão da Informação (SGI), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.  

Painelista: Capitão Daniel Ladeira, Coordenador de Projetos da Diretoria deTecnoloiia e Sistemas da Polícia Militar de Minas Gerias.

15h30 às 16h30Auditório JK

Painel IV - Cidades Humanas: serviços urbanos orientados ao cidadão.

Moderador: Leandro Garcia, Diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte, PRODABEL.

Painelista: Henrique Castilho, Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital, SUDECAP.

Painelista: Jean Mattos, Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e Subsecretário de Modernização da Gestão, SMPOG.

Painelista: Marlo-Hur, Coordenador do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre, CEIC.  

Painelista: Paulo Roberto Souza, Analista de Sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Gestão da Preitura Municipal de Santos.

16h30 às 17h30Auditório JK

Painel V – Cidades Surpreendentes: gestão integrada de grandes eventos.

Moderador: Genilson Ribeiro Zeferino, Secretário Municipal de Segurança e Prevenção da Prefeitura de Belo Horizonte, SMSP.

Painelista: Gilberto Castro, Presidente da Empresa Municipal de Belo Horizonte, BELOTUR.

Painelista: Wender Moura, Diretor de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Minas Gerais, CICCR.

Painelista: Geórgia Ribeiro, Diretora Executiva do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, COP-BH.

17h30 às 17h45Auditório JK

 

Encerramento: Geórgia Ribeiro, Diretora Executiva do Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, COP-BH.

 

 

Dia 29 de novembro
HorárioLocalAtividade
10h às 12h

Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900 – Buritis

Visita ao Centro Integrado de Operações de Prefeitura de Belo Horizonte – COP-BH
 
14h às 16hRodovia Papa João Paulo II, 4001 – Serra Verde. Cidade Administrativa
 
Visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional do Estado de MG – CICCR/MG
 

 

 

INSCRIÇÃO