Pular para o conteúdo principal

Operação Hipercentro Seguro

Guardas municipais atuando no Hipercentro
Divulgação/ GCMBH
criado em - atualizado em

Uma iniciativa que merece destaque é a Operação Hipercentro Seguro, que teve início em janeiro de 2023. Ela surgiu, a princípio, como uma espécie de prorrogação da Operação Natal Seguro, realizada sempre nos meses de dezembro para intensificar o patrulhamento do Centro durante o período das compras de Natal, como forma de coibir furtos e roubos a transeuntes. Na Operação Hipercentro o foco principal é garantir uma atuação preventiva que resulte na redução da criminalidade e, consequentemente, no aumento da sensação de segurança da população que mora, trabalha ou circula pelo local nos momentos de lazer. 

 

Devido ao papel de destaque reservado ao aspecto da Segurança no escopo do Programa Centro de Todo Mundo, que foi lançado pelo prefeito Fuad, no início de março de 2023, a Operação Hipercentro Seguro ganhou impulso e se tornou permanente. Para a população, os efeitos puderam ser notados de forma imediata, sendo os mais marcantes a instalação de uma Unidade de Segurança Preventiva (USP) da Guarda Civil Municipal na Praça Sete e o aumento de 90% do efetivo que atua no patrulhamento da área. 

 

Por colocarem em prática um policiamento preventivo comunitário marcado pela proximidade com o cidadão, os guardas municipais da Operação Hipercentro Seguro podem ser vistos circulando a pé entre as pessoas nas ruas, praças e pontos de comércio com grande circulação de clientes, como shoppings populares (o que resultou na fusão dos integrantes da Operação Sentinela, cuja forma de trabalho tinha essa mesma característica, à equipe). Cabe aos agentes também combater a ação de flanelinhas e coibir pichações, depredações e outros danos ao patrimônio público, que caracterizam a desordem pública. Houve investimento da Prefeitura também na ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da capital.