Pular para o conteúdo principal

Operação Sentinela

Operação sentinela aumenta sensação de segurança nas ruas
Divulgação/ PBH
criado em 05/02/2018 - atualizado em 22/07/2022 | 20:48

 

A Operação Sentinela, lançada em março de 2017, transformou a presença de guardas municipais nas praças que concentram maior fluxo de pessoas, no hipercentro da capital, em uma cena constante. A iniciativa se somou à atuação dos agentes nos demais espaços públicos, fazendo da Guarda Civil Municipal uma nova referência de segurança preventiva para a população.  

 

 

A definição dos locais da primeira fase seguiu critérios técnicos, com o mapeamento das regiões e a análise dos índices de criminalidade, o que motivou, inclusive, a ampliação da operação, em setembro de 2018. Desde então, Operação Sentinela passou a concentrar esforços também em duas zonas quentes de criminalidade (ZQC) de BH que não integravam a área de cobertura inicial.

 

 

Trata-se do quadrante delimitado pelo Shopping UAI, a passarela do metrô da Lagoinha, a Praça do Peixe e a Praça Vaz de Melo. A outra é a área da Praça Rui Barbosa, que recebeu uma Unidade de Segurança Pública (USP) onde há presença de agentes em tempo integral, ampliando o patrulhamento da Praça da Estação, onde a Sentinela já atuava.