Pular para o conteúdo principal

Técnico da Urbel fazendo vistoria em áreas de risco
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura realiza ações contínuas de prevenção ao risco em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Para garantir a segurança das famílias que residem em áreas de risco geológico, alagamentos e inundação, durante o período chuvoso a Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), intensifica o atendimento aos moradores dessas regiões, dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de todo ano.

 

Uma das formas de atuação da Prefeitura é orientação aos moradores sobre as situações de risco, a proteção e a autoproteção. Outra medida é suporte oferecido antes e durante a execução de obras, fornecendo assistência técnica que contribua nas ações de prevenção das pessoas que residem no local.

 

O Programa Estrutural em Áreas de Risco (PEAR) disponibiliza projetos e acompanhamento técnico para a execução das obras em áreas de risco nas áreas de vilas e favelas do município. As vistorias devem ser solicitadas pelo telefone 3277-6409 de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 12h às 17h. Em casos de emergência, os atendimentos são realizados pela Defesa Civil, pelo telefone, discando 199.

 

A Prefeitura reforça o alerta de que construir imóveis sem orientação técnica em terrenos inclinados ou ao longo de encostas pode colocar em risco a vida de toda família. Trincas nas casas, seja nas paredes ou nos pisos, em muros de contenção, degraus de abatimento e estruturas inclinadas, são sinais de alerta que o terreno está instável, podendo ocorrer eventos de risco geológico. 

 

Outra orientação, é que a população não corte barrancos, não jogue lixo nas encostas ou nos cursos d´água, não despeje água de pia, calha ou esgoto na encosta, não utilize fossas e não plante bananeiras nessas áreas. Em caso de chuva prolongada, a população deve procurar abrigo em um local seguro e procurar os representantes dos Núcleos de Defesa Civil da comunidade. Eles são um elo entre o poder público e estão capacitados para orientar como agir em situações de alto risco até a Prefeitura tomar as providências necessárias.