Pular para o conteúdo principal

Prefeitura apresenta Plano de Obras

criado em - atualizado em

Em entrevista coletiva concedida à imprensa na sede da Prefeitura, no dia 9 de fevereiro, o Prefeito Alexandre Kalil e o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, apresentaram o plano de obras para os próximos quatro anos, período em que será investido R$ 1,65 bilhão na cidade. Desse montante, R$ 660 milhões serão investidos ainda em 2017. Estão projetados para o quatriênio 123 empreendimentos, sendo 74 para a urbanização de vilas e favelas, incluindo obras de drenagem, saneamento, abertura de vias e contenção de encostas.

 

Os investimentos vão priorizar as obras em áreas de interesse social. Estão previstas mais de 70 intervenções em vilas e aglomerados com obras que contemplam urbanização de vias, moradias populares, saneamento e contenções de encostas. Os investimentos em drenagem e saneamento contemplam intervenções de grande porte para prevenção e combate a inundações, tais como Córrego dos Pintos, 2ª etapa Olaria Jatobá, Bacia de Detenção do Bairro das Indústrias, 2ª etapa do Córrego do Leitão, entre outros.

 

Entre os empreendimentos com licitações de obras previstas para este ano, destaca-se a primeira etapa de otimização do sistema de drenagem dos Córregos Pampulha, Cachoeirinha e Onça, beneficiando cerca de 145.000 habitantes. Este ano também serão licitadas as contratações de diagnóstico das bacias do Vilarinho e Nado e a elaboração dos respectivos projetos executivos de micro e macrodrenagem na região.

 

No terceiro grande bloco das intervenções de manutenção estão previstas obras de recuperação e manutenção de galerias pluviais, manutenção de bacias de detenção e contenção; inclusive a licitação de nova etapa do desassoreamento da Lagoa da Pampulha. Também estão previstas obras para eliminação de risco geológico com urbanização e contenção de encostas.

 

Terão continuidade as obras de mobilidade do complexo da Lagoinha e da Via 710 e também licitações para obras de intervenções na Avenida Borba Gato e de mais uma etapa do Boulevard Arrudas, com o tamponamento do trecho entre as ruas Carijós e Rio de Janeiro, paisagismo e ciclovia.