Pular para o conteúdo principal

Três alunas seguram certificado Escola Segura.
Foto: Leila Porto

Escolas são premiadas por atividades de educação no trânsito

criado em - atualizado em

 Alunos que participaram do Programa Escola Segura 2017 receberam uma certificação pelo bom desempenho nas ações de conscientização em relação à prevenção de mortes e acidentes no tráfego. Eles comemoraram o Dia Internacional da Cidade Educadora com um cortejo que teve início na Praça da Liberdade, passando pela Praça Afonso Arinos e rua Sapucaí, e chegando ao Parque Municipal. Participaram 43 escolas, que receberam as placas como reconhecimento de seu trabalho junto aos alunos.

 

O Programa Escolas Seguras, que envolve a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação e a BHTrans, desenvolve ações de educação para o trânsito e sinalização de vias públicas, com o objetivo de educar a população para atitudes mais seguras e responsáveis, diminuindo o número de acidentes de trânsito no entorno das escolas.

 

Essa é a quarta edição do projeto. “As escolas fizeram caminhada e performances preparadas. Foram entregues placas a elas. Todas desenvolveram ações importantes, ficamos muito satisfeitos”, disse a diretora de promoção à saúde e vigilância epidemiológica, Lúcia Paixão.

 

A referência técnica da diretoria de educação integral, Arminda Aparecida de Oliveira, destacou que o evento ainda serviu para BH celebrar o Dia Internacional das Cidades Educadoras: “Juntamos as homenagens à Cidade Educadora e a premiação do Projeto Escola Segura, com o cortejo por três pontos da cidade. As crianças voltam mais alegres para escola, a aprendizagem delas é outra”, disse.

 

Esse foi o terceiro ano seguido que a Escola Municipal Maria da Assunção de Marco participou do evento. Foram diversas atividades realizadas durante todo o ano, como gincanas, passeata, auditório cultural, todas voltadas para a educação para o trânsito. A turma levou a placa ouro como homenagem máxima pelo sucesso das atividades realizadas. “Viemos em 42 alunos mais o grupa da fanfarra. Havia grande expectativa dos alunos de como seria o resultado. Recebemos o ouro, foi bem positivo nosso trabalho”, comemorou a coordenadora pedagógica Jaqueline Aparecida Fernandes.

 

Alunos da Escola Municipal Ana Alves Teixeira estavam bem contentes com a posição de bronze recebida no evento. A turma desenvolveu atividades na escola e havia ensaiado muito na fanfarra e coreografia para participar da ação durante o trajeto até o parque Municipal. “Achei muito legal a premiação. A nossa escola ensina muitas coisas para gente e nós trabalhamos muito nas nossas apresentações”, disse Ana Clara Honorato, de 10 anos, aluna do 4º ano, segurando animada a placa da premiação bronze.