Pular para o conteúdo principal
Quem é Quem
Gilberto Castro posa em espaço fechado, usando blusa na cor branca
Gilberto Castro
Presidente da Empresa de Turismo

Gilberto Castro é presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), desde março de 2019. Pós-graduado em Marketing pelo IBMEC, realizou trabalhos de destaque como Gerente de Marketing e Eventos da Secretaria Municipal Extraordinária para a Copa do FIFA Brasil 2014™ e como Diretor de Eventos da Belotur, colecionando experiências em produção de eventos, gestão de processos e desenvolvimento e implementação de planos de marketing.

  Acesse a agenda  
  Download da agenda
Diretor de Administração e Finanças - Alexis Oliveira Jacinto, posa em uma fotografia em local fechado com camisa cor vinho.
Alexis Oliveira Jacinto
Diretor de Administração e Finanças da Belotur

Atuário, Pós-graduado em Gestão Financeira pela PUC Minas, iniciou atividades na Prefeitura de Belo Horizonte em 2003 na área administrativa da extinta Beneficência da Prefeitura Municipal (Beprem), onde, dentre as funções exercidas, atuou como gerente de licitações e contratos e gerente de controladoria. A partir de 2011 passou a fazer parte do quadro funcional da Belotur, atuando em diversos setores junto à gestão administrativa e financeira da empresa, tais como licitações, contratos, orçamento e finanças. Desde setembro de 2018 ocupa o cargo de diretor.

  Acesse a agenda  
  Download da agenda
Diretora de Eventos da Belotur - Marah Costa, posa em espaço fechado, usando blusa na cor preta
Marah Costa
Diretora de Eventos da Belotur

Formada em comunicação social com especialização em Políticas Públicas (UFMG), é gestora pública desde 2010 e professora no MBA em Gestão de Empreendimentos Culturais (PUC Minas). Esteve à frente da gestão do Teatro Francisco Nunes e da implementação da Virada Cultural de BH, coordenando as edições de 2013 a 2016. Foi responsável pela coordenação de produção da 6ª, 7ª e 8ª edições do FAN e da 8ª e 9ª edições do FIQ-BH e do 12º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de BH. Na Belotur, entre outros projetos, coordenou o Carnaval (2019, 2020 e 2023), Arraial de Belo Horizonte 2019 e Parada LGBT. Atuou na criação da Rede de Cidades do Carnaval.

  Acesse a agenda  
  Download da agenda
Marcos Boffa posa em espaço fechado, usando blusa na cor preta
Marcos Boffa
Diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur

Geógrafo formado pela UFMG com especialização em Política Cultural pela Université de Bourgone, no programa Formation Internacionale Culture de Paris - França e em Turismo Gastronômico pelo Basque Culinary Center de San Sebastian - Espanha. Diplomado em Cidades Inteligentes pela Universidad FASTA de Mar del Plata - Argentina. Desde 2017 é responsável pela Diretoria de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur. Atualmente é ponto focal de BH na Rede de Cidades Criativas da UNESCO e na Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes. Palestrou em eventos da Organização Mundial do Turismo e da Federação Mundial de Cidades Turísticas na América Latina.

  Acesse a agenda  
  Download da agenda
Mulher vestindo sorri em foto preto e branco
Marina Simião
Diretora de Marketing e Promoção Turística

Marina Simião é turismóloga, especialista em Gestão de Empreendimentos e Cidades Criativas pela Universidade de Córdoba/Argentina e mestre em Economia Criativa, Gestão Cultural e Desenvolvimento pela Universidad Rey Juan Carlos, Madri, Espanha. Autora da "Metodologia Patchwork" que foi premiada pela Creative Tourism Network como melhor estratégia de desenvolvimento de turismo criativo no Creative Tourism Awards 2017. Já atuou como consultora para instituições privadas, do terceiro setor e públicas, como Sebrae, Ministério do Turismo, PNUD e Instituto Estrada Real. Atuou como servidora junto ao Governo Estadual, sendo Superintendente de Gastronomia, Gestora de Projetos Sociais, Subsecretária de Turismo e Chefe de Gabinete.

  Acesse a agenda  
  Download da agenda