Pular para o conteúdo principal

Sala Mineira do Empreendedor

Sala Mineira do Empreendedor
criado em 21/06/2018 - atualizado em 07/02/2023 | 15:23

A Sala Mineira do Empreendedor está com inscrições abertas para cursos e palestras gratuitos. Confira!

A Sala Mineira do Empreendedor, sediada no BH Resolve (Rua dos Caetés, 342 - Centro) está com inscrições abertas para cursos e palestras gratuitos sobre diversos temas ligados à abertura, gestão e desenvolvimento de negócios nos meses de fevereiro e março.

 

As atividades serão realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Minas, voltada para potenciais empreendedores, MEIs e ME e demais públicos interessados. Todas as palestras e oficinas serão presenciais e demandam inscrições prévias, conforme informações abaixo.

 

 

Confira a programação:

 

Oficina Como Ser MEI na Prática


14 de fevereiro (terça-feira) - das 14h às 18h;

 

A oficina “Como Ser MEI na Prática” tem como objetivo esclarecer aos potenciais empresários, sejam os que têm apenas a ideia de um negócio ou aqueles com experiência de trabalhar por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.
Inscreva-se

 


 

Palestra MEI - Presença Digital - Instagram


15 de fevereiro (quarta-feira) - das 14h às 16h;

 

A palestra “MEI, Presença Digital e Instagram” tem como objetivo apresentar e ensinar como utilizar o Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas pelos clientes, e impulsionar os negócios.
Inscreva-se

 



Palestra - Como potencializar seu negócio através da sua marca pessoal


16 de fevereiro (quinta-feira) - das 14h às 15h30;

 

A palestra “Como Potencializar seu Negócio Através da sua Marca Pessoal” abordará dicas para auxiliar na construção e consolidação da sua marca pessoal e como ela está ligada diretamente ao seu negócio.
Inscreva-se

 



Lei Salão Parceiro: como contratar profissionais para o espaço


1º de março (quarta-feira) - das 14h às 15h30;

 

A palestra “Lei do Salão Parceiro” abordará um breve histórico da lei, além dos passos básicos para contratação, comissão ideal para contratação, obrigações fiscais do profissional parceiro, parceria x vínculo empregatício, e outras informações. 
Inscreva-se

 



Palestra MEI - Presença Digital - Google Meu Negócio


7 de março (terça-feira) - das 14h às 15h30;

 

A palestra “MEI, Presença Digital e Google Meu Negócio” tem como objetivo apresentar a ferramenta Google Meu Negócio. Será ensinado como utilizar a plataforma e como se destacar nas primeiras posições do Google para atrair clientes e alavancar os negócios. 
Inscreva-se

 



Palestra - Como Organizar os Custos para Formação do Preço de Vendas


14 de março (terça-feira) - das 14h às 15h30;

 

A palestra “Como Organizar os Custos para Formação do Preço de Vendas” abordará pontos que devem ser levados em consideração na hora de se calcular o preço de venda de seus produtos e serviços, principalmente para aqueles que estão iniciando. 
Inscreva-se

 



Oficina Como Ser Mei na Prática


15 de março (quarta-feira) - das 14h às 18h;

 

A oficina “Como Ser MEI na Prática” tem como objetivo esclarecer aos potenciais empresários, sejam os que têm apenas a ideia de um negócio ou aqueles com experiência de trabalhar por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.
Inscreva-se

 



Palestra MEI - Presença Digital - Whatsapp Business


28 de março (terça-feira) - das 14h às 15h30;

 

A Palestra “MEI, Presença Digital e Whatsapp Business” ensinará a se criar um perfil do WhatsApp Business e usar a multiplicidade de recursos que a plataforma oferece como um diferencial competitivo para impulsionar os negócios.
Inscreva-se

 



Palestra - Orientação para o Crédito e Serviços Financeiros


29 de março (quarta-feira) - das 14h às 15h30;

 

A palestra “Orientação para Crédito e Serviços Financeiros” tem como objetivo apresentar as iniciativas do Sebrae Minas para apoiar os pequenos negócios; como as instituições financeiras analisam o crédito e como identificar a real necessidade do recurso e a sua finalidade, ensinando ao empreendedor sobre como estar melhor preparado para que seu crédito seja aprovado.
Inscreva-se

 

 


A Sala Mineira do Empreendedor

 

 

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço criado pela Prefeitura de Belo Horizonte para facilitar o acesso dos empreendedores às orientações e serviços necessários para abrir, manter regularizado e desenvolver seu negócio. 

 

O atendimento do empreendedor é realizado na Central de Atendimento BH Resolve, na Av. Santos Dumont, número 363, 1º andar. Para isso, é necessário fazer o agendamento antecipado na página de agendamento eletrônico do site da PBH.

 

O programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para melhorar o ambiente de negócios na cidade, por meio da simplificação e desburocratização do processo de abertura e manutenção de negócios.

 

Para isso, a atuação da Sala Mineira do Empreendedor é baseada em três pilares: orientações, serviços e capacitações oferecidos pelo executivo municipal, a Jucemg e o Sebrae-MG. 

 

Na Sala Mineira do Empreendedor são encontradas orientações sobre:

  • o processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal) para MEI, ME e EPP; 
  • o processo de licenciamento municipal (Alvará de Localização e Funcionamento, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente); 
  • a emissão das guias de recolhimento das taxas municipais; 
  • o processo de alteração e baixa para ME e EPP;

 

Também são disponibilizados serviços de:

  • Abertura Autônomo;
  • Abertura de MEI;
  • Alteração de dados MEI;
  • AIvará Imediato;
  • Baixa MEI;
  • Cadastro de Nota Fiscal Eletrônica;
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
  • Consulta de viabilidade;
  • Consulta Redesim;
  • DARF MEI - Emissão;
  • Declaração Anual de Faturamento;
  • Emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI;
  • Emissão de DAS;
  • Parcelamento Dívida Ativa;
  • Parcelamento SIMEI;
  • Regularização de Débitos.

 

Por último, são oferecidas capacitações com:

  • Programação regular de capacitações Sebrae-MG;
  • Programação regular de capacitações Jucemg;
  • Capacitações realizadas pela PBH e parceiros;
  • Distribuição de material informativo sobre empreendedorismo.

 

A Sala possui suporte on-line para tirar suas dúvidas e está disponível no endereço eletrônico saladoempreendedor@pbh.gov.br. Também é possível entrar em contato pelo número 3277-1712.

 

Sala Mineira do Empreendedor Itinerante

 

A Sala Mineira do Empreendedor Itinerante acontece paralelamente às atividades normais da Sala do Empreendedor em datas e locais previamente marcados. O objetivo é expandir o alcance do programa levando-o até residentes de regiões mais distantes do centro de BH que querem abrir ou regularizar seus negócios. 

 

A edição mais recente da Sala Mineira do Empreendedor Itinerante aconteceu entre os dias 8 e 11 de agosto de 2022 nas regiões de Venda Nova, Pampulha, Alto Vera Cruz e Ipiranga.