A Sala Mineira do Empreendedor
A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço criado pela Prefeitura de Belo Horizonte para facilitar o acesso dos empreendedores às orientações e serviços necessários para abrir, manter regularizado e desenvolver seu negócio.
O atendimento do empreendedor é realizado na Central de Atendimento BH Resolve (Rua dos Caetés, 342 - Centro). Para isso, é necessário fazer o agendamento antecipado.
O programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para melhorar o ambiente de negócios na cidade, por meio da simplificação e desburocratização do processo de abertura e manutenção de negócios.
Para isso, a atuação da Sala Mineira do Empreendedor é baseada em três pilares: orientações, serviços e capacitações oferecidos pelo executivo municipal, a Jucemg e o Sebrae-MG.
Na Sala Mineira do Empreendedor são encontradas orientações sobre:
- o processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal) para MEI, ME e EPP;
- o processo de licenciamento municipal (Alvará de Localização e Funcionamento, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente);
- a emissão das guias de recolhimento das taxas municipais;
- o processo de alteração e baixa para ME e EPP;
Também são disponibilizados serviços de:
- Abertura de MEI;
- Alteração de dados MEI;
- AIvará Imediato;
- Baixa MEI;
- Cadastro de Nota Fiscal Eletrônica;
- Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço;
- Consulta de viabilidade;
- Consulta Redesim;
- DARF MEI - Emissão;
- Declaração Anual de Faturamento;
- Emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI;
- Emissão de DAS;
- Parcelamento da Dívida Ativa do MEI;
- Parcelamento SIMEI;
- Regularização de Débitos do MEI.
Por último, são oferecidas capacitações com:
- Programação regular de capacitações Sebrae-MG;
- Programação regular de capacitações Jucemg;
- Capacitações realizadas pela PBH e parceiros;
- Distribuição de material informativo sobre empreendedorismo.
A Sala possui suporte on-line para tirar suas dúvidas e está disponível no endereço eletrônico saladoempreendedor@pbh.gov.br.
Sala Mineira do Empreendedor Itinerante
A Sala Mineira do Empreendedor Itinerante acontece paralelamente às atividades normais da Sala do Empreendedor em datas e locais previamente marcados. O objetivo é expandir o alcance do programa levando-o até residentes de regiões mais distantes do centro de BH que querem abrir ou regularizar seus negócios.
NFS-e Nacional para MEI
Em caso de dúvidas, acesse o Portal de Serviços em e busque pelo serviço "ISSQN - Esclarecimentos sobre Legislação e Preenchimento de DES e NFS-e"
Palestras e oficinas - janeiro e fevereiro de 2026
A Sala Mineira do Empreendedor promove, em janeiro e fevereiro, palestras e oficinas voltadas ao desenvolvimento e crescimento das micro e pequenas empresas da capital. Todos os encontros acontecerão na Sala Mineira, dentro do BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro), entre os dias 28 de janeiro e 25 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online (links abaixo).
Nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, a oficina “Como ser MEI na Prática” vai tratar das principais obrigações e benefícios de se formalizar como Microempreendedor Individual, as competências para a gestão de um negócio, o planejamento e controles administrativos necessários ao empreendimento.
O gerenciamento de uma microempresa é o mote da oficina “Planejando minha micro empresa: decisões inteligentes para lucrar mais e crescer com segurança”, que será ministrada no dia 3 de fevereiro.
“Entendendo o crédito: estratégias, caminhos e cuidados para o empreendedor” é o tema do encontro do dia 5 de fevereiro, quando serão destacados o papel do crédito no crescimento do negócio, o planejamento, a capacidade de pagamento e o impacto no caixa.
A oficina “Do WhatsApp ao Instagram: presença digital prática para MEI” traz, no dia 24 de fevereiro, o debate atual sobre o uso das redes sociais como canal de vendas e catalisadoras do crescimento e posicionamento das empresas.
E no dia 25 de fevereiro os empreendedores terão a oportunidade de participar da palestra “A Jornada do Sucesso: a educação financeira ao próprio negócio”, com a abordagem da educação financeira como base para o sucesso pessoal e empreendedor.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, a Sala Mineira do Empreendedor é um espaço criado pela Prefeitura para facilitar o acesso dos empreendedores às orientações e serviços necessários para abrir, manter regularizado e desenvolver seu negócio.
O programa é fruto de uma parceria entre a PBH, o Sebrae-MG e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).
Programação
Oficina Como ser MEI na Prática
Data: 28 de janeiro e 4 de fevereiro
Horário: 14h
Inscrição online
Planejando minha microempresa: decisões inteligentes para lucrar mais e crescer com segurança
Data: 3 de fevereiro
Horário: 14h
Inscrição online
Entendendo o crédito: estratégias, caminhos e cuidados para o empreendedor
Data: 5 de fevereiro
Horário: 14h
Inscrição online
Do WhatsApp ao Instagram: presença digital prática para MEI
Data: 24 de fevereiro
Horário: 14h
Inscrição online
A Jornada do Sucesso: a educação financeira ao próprio negócio
Data: 25 de fevereiro
Horário: 14h
Inscrição online
