Pular para o conteúdo principal

PROMETI - Projeto Mercado de Trabalho Inclusivo

criado em - atualizado em
PROMETI - Projeto de Mercado de Trabalho Inclusivo

 

  

PROMETI 

  

Criado em 1998, o Projeto Mercado Trabalho Inclusivo (PROMETI) foi vinculado à então Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC). 

  

A partir de 2019 passou a ser coordenado pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais. 

  

O PROMETI tem o objetivo de acolher as pessoas com deficiência excluídas de maneira social, racial, econômica, oferecendo as mesmas a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho de forma digna. 

  

O projeto atua em duas frentes: atendimento aos usuários com deficiência e atendimento às empresas que precisam cumprir a legislação pertinente (Lei nº 8.213/91). 

  

O atendimento do PROMETI é realizado nas unidades do BH Resolve e do SINE Barreiro. 

  

Levar documento de identificação com foto (preferencialmente, carteira de trabalho). 

  

SINE BH Resolve: Avenida Santos Dumont, 363, Centro - segunda a sexta-feira, de 8h às 16h. 

SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982, Barreiro - segunda a sexta-feira, de 13h às 17h 

  

Contato: telefone (31) 3277-1724 e e-mail prometi@pbh.gov.br 

  

Você conhece o Certificado da Pessoa com Deficiência?

 

O Certificado da Pessoa com Deficiência é um documento oficial emitido pelo INSS, que comprova a condição de pessoa com deficiência e facilita o acesso a diversas políticas públicas e benefícios, em especial, o acesso as cotas no trabalho.

Quem pode emitir o certificado: pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Pessoas aposentadas por deficiência, ou quem teve a deficiência reconhecida em avaliação realizada há, no máximo, dois anos, mesmo que o BPC tenha sido negado. 

O processo para garantir o certificado é 100% online, pelo site ou o aplicativo MEU INSS. 

  1. Acesse o Meu INSS (via aplicativo ou site) e faça login com sua conta gov.br. 

  2. Na opção “Do que você precisa?”, digite e selecione “Certificado da Pessoa com Deficiência”. 

  3. Baixe o certificado, que será disponibilizado em PDF com um QR Code para validação. 

 Atenção: o certificado tem validade de 90 dias, após esse prazo é necessário repetir o processo para obter um novo.