Pular para o conteúdo principal

Programa emprega BH no transporte

PROGRAMA EMPREGA BH
criado em 24/08/2022 - atualizado em 17/01/2023 | 11:47

O Programa Emprega BH no Transporte é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) - por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) em parceira com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) - para viabilizar a inserção no mercado de trabalho de pessoas em estado de vulnerabilidade social. Para isso, o programa fornece cursos e palestras educativas. 

 

Entre maio e dezembro de 2022, foram e estão sendo ofertados cursos de capacitação e qualificação profissional gratuitos e em formato de aula EAD (ensino a distância). São 1.360 vagas no total, sendo 1,2 mil no formato virtual e 160 de forma híbrida. Podem participar dos cursos pessoas cadastradas nas políticas de assistência social ou no SINE Municipal.

 

Atualmente, estão abertas vagas exclusivas para mulheres que querem se inserir neste mercado majoritariamente masculino. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), atualmente elas representam 17% dos trabalhadores no transporte, entretanto são apenas 0,5% do total de caminhoneiros autônomos no país. Nesse sentido, os cursos e palestras abordarão temas como empregabilidade feminina e a quebra de paradigmas em um segmento dominado por homens.

 

Veja quais cursos estão com inscrições abertas e saiba como se inscrever


 

Palestra: Mulher no transporte, Sim! E daí!?

QUERO ME INSCREVER


 

Palestra: Oportunidades para mulheres no segmento de transporte

QUERO ME INSCREVER


 

Curso: Empregabilidade e inserção de mulheres no segmento de transporte

QUERO ME INSCREVER