O programa Minas Moda Autoral, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) em parceria com o SEBRAE Minas, selecionou as 20 marcas autorais que receberão capacitação gratuita com foco em design, gestão e posicionamento de mercado.
Além das consultorias personalizadas que começam no dia 18 de agosto, os participantes também terão experiências presenciais, como a participação no Trend Connection, evento de inovação e tendência do setor da moda, e o encerramento especial desta edição no dia 26 de novembro, promovido pela SMDE.
As marcas selecionadas para esta nova edição foram:
- MOLU
- Sunday
- Gabriella Santos Joias Contemporâneas
- PIERROSTUDIOS
- Contos de Gaya Comércio Ltda
- Seja Malibu
- ALMAMIL
- Savre Brasil
- oli.O
- Malume
- Petiá
- Priscilla Antunes Acessórios
- HAVA (Ind. e Com. de Roupas Irmãos Soares LTDA)
- Asaphe
- De Ouro Bordados de Mãe e Filhas
- Marcatte Acessórios
- Artirffi Joias
- Amitee
- Refeito
- ByGrazi
Durante o programa, os empreendedores selecionados vão mergulhar em três módulos de capacitação: Modelo de Negócio e Consumo; Comunicação e Mercado.
Valorização
O Minas Moda Autoral valoriza a originalidade na criação, a produção local e a conexão direta com os consumidores, apoiando negócios que expressam identidade própria e têm o empreendedorismo como motor de mudança.
O programa que já impulsionou 80 empreendimentos em sua primeira etapa, aposta agora em um grupo diversificado de marcas que representam o que há de mais autêntico na moda feita em Belo Horizonte e Minas Gerais. De roupas a joias, de acessórios a calçados, os selecionados representam uma produção que prioriza qualidade, identidade e responsabilidade.
Mas afinal, o que é moda autoral? Em oposição ao Fast Fashion, a moda autoral faz parte do movimento Slow Fashion que contesta exatamente esta rapidez na produção e consumo da moda, subvertendo a lógica do mercado e atuando na promoção de uma cadeia produtiva mais ética, responsável e transparente. Nesse contexto, a moda autoral trata-se da expressão da identidade e criatividade de seus idealizadores, que acompanham de perto todo o processo de produção, desde a concepção da peça até a venda do produto final.
A característica distintiva da moda autoral reside na produção em pequena escala, conferindo um toque exclusivo a cada peça. Essa abordagem permite que profissionais locais estejam envolvidos em todas as etapas, contribuindo para a singularidade e personalidade únicas encontradas nos produtos autorais.
Ao participar do Minas Moda Autoral, os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar não apenas suas habilidades de design, mas também de compreender a gestão empreendedora necessária para transformar suas criações em negócios sustentáveis. A capacitação abrange temas como identidade e posicionamento de marca, cultura da inovação e design como ferramenta de valor.
A concentração expressiva em bairros como Centro, Prado, Barro Preto, Padre Eustáquio e Sagrada Família evidenciam a riqueza e a vitalidade desse mercado em Belo Horizonte.
Detalhamento do programa:
Módulo 1 - Modelo de negócio e Consumo
Faz parte deste módulo proporcionar ao participante o aprofundamento e definição da proposta de valor, além da identificação do perfil de consumo aderente ao negócio e do desenvolvimento de estratégias relacionadas a potencialização de atividades-chave e parcerias impulsionadoras ao modelo de negócios da iniciativa.
Módulo 2- Produto, sortimento e oferta
Este módulo contempla a aplicação de instrumentos essenciais para o desenvolvimento de um mix de produtos alinhado a proposta de valor do negócio e aderente ao perfil de consumo, alinhado a estratégia de marca e potencialização da proposta autoral e adoção de ferramentas facilitadoras para documentação, produção e comunicação junto a parceiros-chave e acompanhamento de lançamentos.
Módulo 3 - Comunicação e Mercado
O módulo aborda o mapeamento e gestão das atividades do plano de comunicação, posicionamento e relacionamento junto ao consumidor e atualizações do mercado. Bem como o levantamento e adesão de canais pertinentes ao público e aderência da marca, fomentando o relacionamento em diferentes canais de contata com o consumidor.
Encerramento
Elaboração de resultados, apontamento de melhorias, pontos de atenção e encaminhamento. Apresentação em reunião com equipes do SEBRAE Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Encontro e palestra de encerramento
Encontro de encerramento junto aos negócios participantes do Programa, apresentação de resultados e certificação dos participantes.
ACESSE O EDITAL DO MINA MODA AUTORAL 2025