Parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o SEBRAE Minas, o Programa Minas Moda Autoral é uma iniciativa que surgiu para incentivar o comportamento empreendedor e fomentar negócios de moda autoral no Estado de Minas Gerais, identificando e acelerando novos agentes com originalidade e potencial de projetar a identidade mineira na moda brasileira e mundial.
A segunda etapa do programa Minas Moda Autoral é voltada à capacitação gratuita e fortalecimento de negócios autorais de Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de julho. Nesta etapa, o programa vai selecionar 20 empreendimentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias. Poderão se inscrever os pequenos negócios que já participaram da primeira etapa de capacitações. A segunda fase terá início em agosto e duração de cinco meses.
ACESSE O EDITAL DO MINA MODA AUTORAL 2025
Moda Autoral
Na primeira etapa do Minas Moda Autoral, já foram atendidas 80 empresas atendidas, cumprindo a meta do programa de acelerar as marcas de moda com identidade própria.
Mas afinal, o que é moda autoral? Em oposição ao Fast Fashion, a moda autoral faz parte do movimento Slow Fashion que contesta exatamente esta rapidez na produção e consumo da moda, subvertendo a lógica do mercado e atuando na promoção de uma cadeia produtiva mais ética, responsável e transparente. Nesse contexto, a moda autoral trata-se da expressão da identidade e criatividade de seus idealizadores, que acompanham de perto todo o processo de produção, desde a concepção da peça até a venda do produto final.
A característica distintiva da moda autoral reside na produção em pequena escala, conferindo um toque exclusivo a cada peça. Essa abordagem permite que profissionais locais estejam envolvidos em todas as etapas, contribuindo para a singularidade e personalidade únicas encontradas nos produtos autorais.
Ao participar do Minas Moda Autoral, os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar não apenas suas habilidades de design, mas também de compreender a gestão empreendedora necessária para transformar suas criações em negócios sustentáveis. A capacitação abrange temas como identidade e posicionamento de marca, cultura da inovação e design como ferramenta de valor.
A concentração expressiva em bairros como Centro, Prado, Barro Preto, Padre Eustáquio e Sagrada Família evidenciam a riqueza e a vitalidade desse mercado em Belo Horizonte.
Convidamos você a participar do Minas Moda Autoral, a se envolver em uma jornada que não apenas valoriza a moda autoral, mas que também contribui para fortalecer a economia criativa da cidade. Inscreva-se e faça parte dessa iniciativa que promove a originalidade e a personalidade na moda em Minas Gerais.
Detalhamento do programa:
Módulo 1 - Modelo de negócio e Consumo
Faz parte deste módulo proporcionar ao participante o aprofundamento e definição da proposta de valor, além da identificação do perfil de consumo aderente ao negócio e do desenvolvimento de estratégias relacionadas a potencialização de atividades-chave e parcerias impulsionadoras ao modelo de negócios da iniciativa.
Módulo 2- Produto, sortimento e oferta
Este módulo contempla a aplicação de instrumentos essenciais para o desenvolvimento de um mix de produtos alinhado a proposta de valor do negócio e aderente ao perfil de consumo, alinhado a estratégia de marca e potencialização da proposta autoral e adoção de ferramentas facilitadoras para documentação, produção e comunicação junto a parceiros-chave e acompanhamento de lançamentos.
Módulo 3 - Comunicação e Mercado
O módulo aborda o mapeamento e gestão das atividades do plano de comunicação, posicionamento e relacionamento junto ao consumidor e atualizações do mercado. Bem como o levantamento e adesão de canais pertinentes ao público e aderência da marca, fomentando o relacionamento em diferentes canais de contata com o consumidor.
Encerramento
Elaboração de resultados, apontamento de melhorias, pontos de atenção e encaminhamento. Apresentação em reunião com equipes do SEBRAE Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Encontro e palestra de encerramento
Encontro de encerramento junto aos negócios participantes do Programa, apresentação de resultados e certificação dos participantes.