Pular para o conteúdo principal

Minas Moda Autoral

Minas Moda Autoral
criado em - atualizado em

O programa Minas Moda Autoral é uma iniciativa do SEBRAE Minas para incentivar o comportamento empreendedor e fomentar negócios de moda autoral no Estado de Minas Gerais, identificando e acelerando novos agentes com originalidade e potencial de projetar a identidade mineira na moda brasileira e mundial.
 

Na edição especial de 2024, o programa será realizado em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ressaltando ainda mais a importância da moda autoral na cultura empreendedora de Belo Horizonte. Com um escopo que engloba quatro meses de capacitação, o programa visa potencializar nomes e marcas da capital, destacando a diversidade e originalidade presentes na cena da moda local.
 

Mas afinal, o que é moda autoral? Em oposição ao Fast Fashion, a moda autoral faz parte do movimento Slow Fashion que contesta exatamente esta rapidez na produção e consumo da moda, subvertendo a lógica do mercado e atuando na promoção de uma cadeia produtiva mais ética, responsável e transparente. Nesse contexto, a moda autoral trata-se da expressão da identidade e criatividade de seus idealizadores, que acompanham de perto todo o processo de produção, desde a concepção da peça até a venda do produto final.

 

A característica distintiva da moda autoral reside na produção em pequena escala, conferindo um toque exclusivo a cada peça. Essa abordagem permite que profissionais locais estejam envolvidos em todas as etapas, contribuindo para a singularidade e personalidade únicas encontradas nos produtos autorais.

 

Ao participar do Minas Moda Autoral, os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar não apenas suas habilidades de design, mas também de compreender a gestão empreendedora necessária para transformar suas criações em negócios sustentáveis. A capacitação abrange temas como identidade e posicionamento de marca, cultura da inovação e design como ferramenta de valor.

 

Conforme mostram dados do Cadastro Municipal de Contribuintes, existiam mais de 6.918 estabelecimentos registrados em maio de 2022. Além disso, a concentração expressiva em bairros como Centro, Prado, Barro Preto, Padre Eustáquio e Sagrada Família evidenciam a riqueza e a vitalidade desse mercado em Belo Horizonte.

 

Convidamos você a participar do Minas Moda Autoral, a se envolver em uma jornada que não apenas valoriza a moda autoral, mas que também contribui para fortalecer a economia criativa da cidade. Inscreva-se e faça parte dessa iniciativa que promove a originalidade e a personalidade na moda em Minas Gerais.
 

Programa Minas Moda Autoral
Inscrições encerradas no dia 28/1/2024, às 22h, horário de Brasília.
Resultado final publicado em 5/2/24 às18h.

Clique aqui para conferir as marcas selecionadas.


Edital