Pular para o conteúdo principal

Minas Moda Autoral

criado em - atualizado em
Programa Minas Moda Autoral 2025

 

O programa Minas Moda Autoral, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Relações Internacionais (SMDE) em parceria com o SEBRAE Minas, selecionou as 20 marcas autorais que receberão capacitação gratuita com foco em design, gestão e posicionamento de mercado.

 

Além das consultorias personalizadas que começam no dia 18 de agosto, os participantes também terão experiências presenciais, como a participação no Trend Connection, evento de inovação e tendência do setor da moda, e o encerramento especial desta edição no dia 26 de novembro, promovido pela SMDE.

 

As marcas selecionadas para esta nova edição foram:

 

  • MOLU
  • Sunday
  • Gabriella Santos Joias Contemporâneas
  • PIERROSTUDIOS
  • Contos de Gaya Comércio Ltda
  • Seja Malibu
  • ALMAMIL
  • Savre Brasil
  • oli.O
  • Malume
  • Petiá
  • Priscilla Antunes Acessórios
  • HAVA (Ind. e Com. de Roupas Irmãos Soares LTDA)
  • Asaphe
  • De Ouro Bordados de Mãe e Filhas
  • Marcatte Acessórios
  • Artirffi Joias
  • Amitee
  • Refeito
  • ByGrazi

 

Durante o programa, os empreendedores selecionados vão mergulhar em três módulos de capacitação: Modelo de Negócio e Consumo; Comunicação e Mercado.

 

Valorização

 

O Minas Moda Autoral valoriza a originalidade na criação, a produção local e a conexão direta com os consumidores, apoiando negócios que expressam identidade própria e têm o empreendedorismo como motor de mudança.

 

O programa que já impulsionou 80 empreendimentos em sua primeira etapa, aposta agora em um grupo diversificado de marcas que representam o que há de mais autêntico na moda feita em Belo Horizonte e Minas Gerais. De roupas a joias, de acessórios a calçados, os selecionados representam uma produção que prioriza qualidade, identidade e responsabilidade.

 

Mas afinal, o que é moda autoral? Em oposição ao Fast Fashion, a moda autoral faz parte do movimento Slow Fashion que contesta exatamente esta rapidez na produção e consumo da moda, subvertendo a lógica do mercado e atuando na promoção de uma cadeia produtiva mais ética, responsável e transparente. Nesse contexto, a moda autoral trata-se da expressão da identidade e criatividade de seus idealizadores, que acompanham de perto todo o processo de produção, desde a concepção da peça até a venda do produto final.

 

A característica distintiva da moda autoral reside na produção em pequena escala, conferindo um toque exclusivo a cada peça. Essa abordagem permite que profissionais locais estejam envolvidos em todas as etapas, contribuindo para a singularidade e personalidade únicas encontradas nos produtos autorais.

 

Ao participar do Minas Moda Autoral, os empreendedores terão a oportunidade de aprimorar não apenas suas habilidades de design, mas também de compreender a gestão empreendedora necessária para transformar suas criações em negócios sustentáveis. A capacitação abrange temas como identidade e posicionamento de marca, cultura da inovação e design como ferramenta de valor.

 

A concentração expressiva em bairros como Centro, Prado, Barro Preto, Padre Eustáquio e Sagrada Família evidenciam a riqueza e a vitalidade desse mercado em Belo Horizonte.

 

Detalhamento do programa:

 

Módulo 1 - Modelo de negócio e Consumo

Faz parte deste módulo proporcionar ao participante o aprofundamento e definição da proposta de valor, além da identificação do perfil de consumo aderente ao negócio e do desenvolvimento de estratégias relacionadas a potencialização de atividades-chave e parcerias impulsionadoras ao modelo de negócios da iniciativa.

 

Módulo 2- Produto, sortimento e oferta

Este módulo contempla a aplicação de instrumentos essenciais para o desenvolvimento de um mix de produtos alinhado a proposta de valor do negócio e aderente ao perfil de consumo, alinhado a estratégia de marca e potencialização da proposta autoral e adoção de ferramentas facilitadoras para documentação, produção e comunicação junto a parceiros-chave e acompanhamento de lançamentos.

 

Módulo 3 - Comunicação e Mercado

O módulo aborda o mapeamento e gestão das atividades do plano de comunicação, posicionamento e relacionamento junto ao consumidor e atualizações do mercado. Bem como o levantamento e adesão de canais pertinentes ao público e aderência da marca, fomentando o relacionamento em diferentes canais de contata com o consumidor.

 

Encerramento

Elaboração de resultados, apontamento de melhorias, pontos de atenção e encaminhamento. Apresentação em reunião com equipes do SEBRAE Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Encontro e palestra de encerramento

Encontro de encerramento junto aos negócios participantes do Programa, apresentação de resultados e certificação dos participantes.

 

ACESSE O EDITAL DO MINA MODA AUTORAL 2025