Pular para o conteúdo principal

Falando Com o Mundo

PROGRAMA MUNICIPAL FALANDO COM O MUNDO
Arte PBH
criado em 28/06/2021 - atualizado em 17/02/2022 | 17:41

Introdução

Belo Horizonte contava desde 2008 com o Programa Improve Your English, formalizado pelo decreto nº 15.933/2015 e coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (SMDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo do Programa era oferecer aos professores de inglês da Rede Municipal, além do intercâmbio cultural, a oportunidade de aprimorar os aspectos práticos da língua inglesa. Isso contribuiu para o desenvolvimento de práticas escolares inovadoras e, consequentemente, para o aumento do nível e da qualidade do ensino oferecido aos alunos das escolas municipais.

 

Ampliação e abrangência do Programa

Buscando ampliar as perspectivas de internacionalização e desenvolvimento de Belo Horizonte, criou-se em 2019 um programa mais abrangente, intitulado Programa Falando com o Mundo, formalizado pelo decreto nº 17.264/2020. O Falando com o Mundo tem como princípio, tornar seus participantes, indivíduos conscientes da importância de ser um cidadão global, por meio da relevância do aprendizado de uma ou mais línguas estrangeiras, em um mundo amplamente globalizado e interconectado. O Programa tem como público-alvo alunos e professores da Rede Municipal de Ensino e agentes públicos municipais.

 

Objetivos

O Programa Falando com o Mundo tem como objetivo incentivar estudantes e professores da Rede Municipal de Educação e agentes públicos municipais a aprenderem e apropriarem-se de outros idiomas, por meio dos seguintes eixos:

  • Sensibilização: conscientização da importância do aprendizado de línguas estrangeiras, por meio de oficinas, seminários, palestras, entre outros;
  • Capacitações: fornecimento de bolsas de estudo parciais ou integrais, materiais didáticos, workshops, treinamentos, capacitações, entre outros;
  • Intercâmbios: oferta de passagem aérea, pagamento de taxa de visto ou passaporte, hospedagem, alimentação, translado, transporte e outros;

 

Resultados

Entre 2008 e 2021, mais de 1.000 oportunidades de cursos, capacitações e intercâmbios foram viabilizados para o público alvo do programa, por meio de parcerias com escolas de idiomas, universidades e instituições qualificadas e habilitadas para a promoção do estudo de línguas estrangeiras, como Aliança Francesa, British Council, Cultura Inglesa, Embaixada dos Estados Unidos, ICBEU, Instituto Confúcio, Partners of the Americas, Programa EDUCONLE da UFMG e Programa Fullbright. Alguns resultados:

  • Capacitações de mais de 200 professores da Rede Municipal de Educação;
  • Capacitações de alunos do Ensino Fundamental em inglês;
  • Capacitações de alunos do Ensino Fundamental em Mandarim e Cultura Chinesa;
  • Mais de 50 escolas municipais visitadas por voluntários internacionais, em atividades de sensibilização sobre importância do aprendizado de línguas estrangeiras, impactando mais de 60 mil estudantes;
  • Mais de 50 professores participaram de intercâmbios nos Estados Unidos.

 

Conclusão

O Programa prepara e aprimora as condições para que o público-alvo possa enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e entender o aprendizado de línguas estrangeiras como prioridade. As ações propostas pelo Programa Falando com o Mundo servem de oportunidade para que Belo Horizonte venha a se consolidar como uma cidade cada vez mais sintonizada com os cidadãos e aberta ao mundo.

 

Chamamento Público de participação junto ao Programa Falando com o Mundo

O Município de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, torna de conhecimento público que pretende receber, em caráter permanente, inscrições de pessoas jurídicas interessadas em participar das atividades do Programa Falando com o Mundo. Objetiva-se com este credenciamento promover a sensibilização, qualificação e intercâmbios para o aprendizado de novos idiomas pelo público alvo, estabelecendo iniciativas no Município para promoção e fomento de línguas estrangeiras e experiências internacionais, com atuação do Núcleo de Línguas da Secretaria Municipal de Educação - SMED.

 

Chamamento Público

Formulário de inscrição