O Observatório do Turismo de Belo Horizonte monitora indicadores da atividade turística com o objetivo de fornecer dados e inteligência de mercado para as políticas públicas.
Inicialmente, trazemos informações sobre a arrecadação do ISS (Impostos Sobre Serviços) Turístico. Esse indicador mostra como a atividade econômica baseada em atividades características do turismo (tipicamente) e atividades conexas (parcialmente) tem se comportado na cidade.
Já o desempenho da hotelaria é medido por meio das taxas médias de ocupação, valor da taxa diária média (R$) e o valor de REVpar (que mede a receita por Unidade Habitacional) apurada pela ABIHMG.
O acompanhamento dos portões de entrada, por sua vez, é medido através do embarque e desembarque de passageiros na rodoviária, bem como o fluxo de passageiros no aeroporto de Confins. Além disso, trazemos informações sobre o fluxo de ônibus e aeronaves.
O primeiro painel apresenta informações retiradas da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-MTE) acerca do perfil da classe trabalhadora, como sexo, idade, remuneração média, etc. Os dados referem-se ao mercado de trabalho geral da cidade, mas com possibilidades de filtros para atividades específicas do turismo.
O segundo painel apresenta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED-MTE) que mostram a evolução do mercado de trabalho formal da cidade, considerando demissões e admissões por setor. O saldo da movimentação de cada setor é o resultado de admissões-demissões, mostrando se há mais trabalhadores contratados ou demitidos naquela atividade.
O painel sobre os indicadores do Turismo em Belo Horizonte será atualizado conforme a regularidade das fontes disponíveis.
As notas metodológicas de cada um dos indicadores podem ser acessadas neste documento:
Indicadores da Atividade Turística de Belo Horizonte - arquivo PDF de 493Kb
Confira os dados completos: