Pular para o conteúdo principal

Painel de Indicadores

criado em - atualizado em

Imagem de divulgação do documento

 

O Observatório do Turismo de Belo Horizonte monitora indicadores da atividade turística com o objetivo de fornecer dados e inteligência de mercado para as políticas públicas.

 

Inicialmente, trazemos informações sobre a arrecadação do ISS (Impostos Sobre Serviços) Turístico. Esse indicador mostra como a atividade econômica baseada em atividades características do turismo (tipicamente) e atividades conexas (parcialmente) tem se comportado na cidade.  

 

Já o desempenho da hotelaria é medido por meio das taxas médias de ocupação, valor da taxa diária média (R$) e o valor de REVpar (que mede a receita por Unidade Habitacional) apurada pela ABIHMG.

 

O acompanhamento dos portões de entrada, por sua vez, é medido através do embarque e desembarque de passageiros na rodoviária, bem como o fluxo de passageiros no aeroporto de Confins. Além disso, trazemos informações sobre o fluxo de ônibus e aeronaves.

 

O primeiro painel apresenta informações retiradas da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-MTE) acerca do perfil da classe trabalhadora, como sexo, idade, remuneração média, etc. Os dados referem-se ao mercado de trabalho geral da cidade, mas com possibilidades de filtros para atividades específicas do turismo.

 

O segundo painel apresenta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED-MTE) que mostram a evolução do mercado de trabalho formal da cidade, considerando demissões e admissões por setor. O saldo da movimentação de cada setor é o resultado de admissões-demissões, mostrando se há mais trabalhadores contratados ou demitidos naquela atividade.

 

Os eventos, por sua vez, foram classificados em categorias específicas que atuam como filtros no relatório, dependendo do objetivo da análise. A categorização é realizada por equipe do Observatório do Turismo de Belo Horizonte em parceria com a Secretaria de Cultura. Vale lembrar que todas as informações sobre público e data são fornecidas pelos organizadores dos eventos. O painel sobre os indicadores do Turismo em Belo Horizonte será atualizado conforme a regularidade das fontes disponíveis. 

 

As notas metodológicas de cada um dos indicadores podem ser acessadas neste documento:  

Indicadores da Atividade Turística de Belo Horizonte - arquivo PDF de 493Kb

 

Confira os dados completos: