Pular para o conteúdo principal

Gastronomia e Economia Criativa

criado em 06/05/2021 - atualizado em 01/02/2022 | 17:02

Gastronomia - Qu4rto Studio

 

A economia criativa tem ganhado espaço no ambiente acadêmico, bem como na formulação de políticas públicas visando o desenvolvimento socioeconômico e urbano de cidades e espaços urbanos. Pode ser compreendida como o conjunto de setores econômicos que apresentam em seu funcionamento a forte presença da criatividade humana como insumo básico, e com influência de fatores culturais e/ou artísticos em sua composição.

 

O conceito de cidades criativas emerge a partir da percepção de que os espaços urbanos podem ser direcionados para tais atividades, gerando resultados positivos no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida de maneira geral. A rede de cidades criativas da UNESCO se baseia nessas concepções, certificando e unindo cidades que apresentam esforços nesse sentido. O Observatório realizou um levantamento de dados de fontes oficiais no intuito de mapear as atividades criativas na cidade e conhecer seu tamanho e força. Com especial ênfase na gastronomia, o estudo apresenta treze setores econômicos entendidos como criativos. Neste levantamento foi contemplado os setores, agrupados por criações funcionais: arquitetura, design, moda, móveis, publicidade; cultura: atividades artísticas, gastronomia, patrimônio cultural; mídia: audiovisual, edição/editorial, música; tecnologia e inovação: conhecimento e software.

 

Em 2019, Belo Horizonte conquistou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. A capital mineira passa agora a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável. 

 

Para nortear o projeto que trouxe o título para a capital mineira, vale destacar a importância de pesquisas, geração de dados que resultaram também em um livro com artigos acadêmicos e um book da gastronomia belo-horizontina. 

 

Para mais informações sobre a candidatura clique aqui

 

pdf menor 35x49.png Relatório de Pesquisa- Gastronomia - 2018 

pdf menor 35x49.png Relatório de Pesquisa - Economia Criativa - 2019