Pular para o conteúdo principal

Curso de Qualificação Profissional

Curso de Qualificação Profissional
criado em - atualizado em

Para fazer frente aos desafios da Lei 13.022, a Secretaria tem investido na contínua capacitação do efetivo. Anualmente todos os agentes da Guarda Civil Municipal participam do Curso de Qualificação Profissional. Para atuar na gestão das atividades de ensino, fazendo o planejamento e supervisionando a qualidade das capacitações, foi criado o Departamento de Ensino e Eventos Especiais. Temas como o da polícia de proximidade, uso de novas tecnologias na segurança, estudos sobre violência urbana, desafios da ordem pública e utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo são exemplos de temas da lista de capacitações.

 

Cabe ao Departamento de Ensino e Eventos Especiais também coordenar o Curso de Formação de Agentes dos novos integrantes da corporação, bem como manter atualizada a relação dos guardas municipais inscritos nos cursos de educação à distância decorrentes de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Cuidar do planejamento institucional para elaboração do Plano Anual de Desenvolvimento dos Servidores (PADS) e supervisionar e apoiar a gestão dos projetos especiais, dando o suporte necessário para a promoção da política de prevenção por meio dos projetos de prevenção à criminalidade também são atribuições do departamento.

 

Está sob a gestão do setor ainda o espaço de condicionamento físico da Academia de Ginástica da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, que tem como foco a promoção da saúde individual e coletiva dos profissionais da corporação, fomentando as práticas de exercícios físicos orientados.