7 October 2026 -
No próximo sábado (10), quando acontece o October Big Day 2026, mobilização internacional para observação e registro de aves em plataformas de ciência cidadã, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), apoiadora e integrante da iniciativa, vai oferecer em oito parques da cidade trilhas ecológicas guiadas específicas de apoio e adesão à campanha. Serão atividades das 9h às 11h para observar a avifauna das áreas verdes.
Parceria entre a FPMZB, a Fundação Biodiversitas, a plataforma eBird e agentes locais, a programação inclui percursos guiados nos moldes das trilhas ecológicas promovidas regularmente nos parques para promover a observação, identificação e registro de aves. Para participar de qualquer um dos percursos é necessário fazer inscrição prévia pelo formulário online.
As rotas apresentam diferentes extensões e características, ampliando as possibilidades de participação e de observação da biodiversidade existente nas áreas verdes de Belo Horizonte.
Onde participar
● Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello – percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros
● Parque Escola Jardim Belmonte – percurso de aproximadamente 500 metros
● Parque do Bairro Caiçara – percurso de aproximadamente 500 metros
● Parque Aggeo Pio Sobrinho – percurso de aproximadamente 400 metros
● Parque Municipal Alexander Brandt – percurso de aproximadamente 400 metros
● Parque Ecológico Roberto Burle Marx – percurso de aproximadamente 2 quilômetros
● Parque Municipal Américo Renné Giannetti – percurso de aproximadamente 1 quilômetro
● Parque Municipal Primeiro de Maio – percurso de aproximadamente 1 quilômetro
Nas atividades nos parques municipais, o convite é para que os participantes contemplem o céu e as árvores com mais atenção para descobrir as aves de Belo Horizonte. A proposta também busca sensibilizar crianças, estudantes e toda a comunidade para a importância da biodiversidade e da conservação dos ambientes naturais e urbanos.
Ao direcionar o olhar para as aves, a atividade possibilita conhecer melhor as espécies e compreender a importância das áreas verdes para a alimentação, abrigo, reprodução e deslocamento desses animais.
Os registros feitos durante a mobilização internacional e a ação educativa nos parques da capital são inseridos no eBird, plataforma de ciência cidadã que reúne informações sobre aves observadas em diferentes regiões do mundo. A participação da população contribui para a construção de uma ampla base de dados sobre a ocorrência e a distribuição das espécies, aproximando sociedade, ciência e conservação da biodiversidade.
Ciência cidadã e conservação
O October Big Day consiste em uma mobilização internacional que reúne observadores de aves de diferentes partes do mundo para registrar o maior número possível de espécies em um único dia, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre a avifauna por meio da ciência cidadã.
A ação mostra como uma atividade aparentemente simples — parar, observar uma ave e registrar sua ocorrência — pode contribuir para a ciência. Ao reunir milhares de observações realizadas em diferentes lugares, iniciativas desse tipo ajudam a ampliar o conhecimento sobre as espécies e sua distribuição.
Nos parques municipais, a proposta também reforça o papel das áreas verdes urbanas como espaços de conservação da biodiversidade, educação ambiental, pesquisa e aproximação entre a população e a natureza.
Atenção às condições climáticas
Por se tratar de atividade ao ar livre, a programação está sujeita às condições meteorológicas. Em caso de chuva ou de outras condições climáticas que possam comprometer a segurança dos participantes e das equipes, a atividade poderá ser cancelada. A medida é para garantir que a experiência seja realizada de forma segura e adequada para todos os frequentadores.
