Pular para o conteúdo principal

Funcionário da SLU coloca sacos de lixo em caminhão da coleta seletiva.
Foto: Divulgação PBH

Seminário aborda Coleta Seletiva em BH

criado em - atualizado em

Reafirmando o compromisso da administração municipal de fortalecer a coleta de materiais recicláveis na capital, trabalhando em parceria com as cooperativas e associações de catadores, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), promove no dia 5 de dezembro, terça-feira, das 14h às 17h, no auditório de sua sede (avenida Afonso Pena 1.212), Centro, o seminário “Estratégias para a consolidação da coleta seletiva solidária e inclusiva em Belo Horizonte”.

 

Serão debatidos assuntos relacionados ao programa de coleta seletiva de BH, desde seu surgimento até as perspectivas de aprimoramento do serviço. Um dos temas de destaque será o trabalho de mobilização social, educação e cultura, desenvolvido para a disseminação e ampliação desse tipo de coleta.

 

Na ocasião, será apresentado o trabalho da SLU na área de sensibilização e educação ambiental durante a implantação da coleta seletiva solidária nas escolas da rede municipal do Barreiro. Os participantes do seminário conhecerão ainda as iniciativas exitosas no campo da arte que servem de incentivo no engajamento para a correta destinação dos materiais recicláveis.

 

Também será tema do encontro, o trabalho desenvolvido pelas redes de triagem de material reciclável de Belo Horizonte que atuam na coleta seletiva solidária do município, uma parceria inédita no país. Atualmente a Coopesol Leste já realiza ações nos bairros Floresta e Colégio Batista. A gestão e a operação do serviço são feitas pela própria associação, que trabalha, ao mesmo tempo, no recolhimento e na triagem dos recicláveis, usando um caminhão cedido pelo município. A expectativa é que essa experiência seja ampliada para outras regiões da cidade a partir de 2018.

 

O seminário conta com o apoio do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de BH. O credenciamento começa às 12h30.