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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 03/2022

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de contribuições pertinentes à segunda etapa do projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para os seguintes trechos: Rota Jacuí (Curvelo, Salinas, Itajubá, Pouso Alegre) e Av. do Contorno P2 (Viaduto da Floresta / Av. Francisco Sales).

Abaixo seguem orientações gerais para participação e contribuição:

  • Os documentos objeto desta Consulta estão disponíveis no portal da BHTRANS, em "Consultas Públicas", na seção "Em Andamento" e referentes à CONSULTA PÚBLICA Nº 03/2022.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.

 

Projeto importante para a Mobilidade Urbana da cidade, especialmente a partir dos aspectos da priorização do transporte público, o que está em total alinhamento com a Lei Federal 12.587/2012 da PNMU.

É fundamental que a BHTRANS siga desenvolvendo e implantando mais e mais projetos que priorizem o transporte público no uso da via em todas as regiões da cidade, pois trata-se do aumento da velocidade operacional dos ônibus, algo essencial para a redução no tempo das viagens e cumprimentos dos horários. O que beneficia diretamente os Usuários.

Na elaboração destes projetos, é fundamental que a BHTRANS não esqueça de inserir o transporte público metropolitano, que muitas das vezes vai utilizar das faixas e pistas exclusivas aos ônibus, e de dialogar cada vez mais com a SEINFRA-MG e CBTU-BH.

Todos os trechos analisados para a criação de faixas exclusivas levam em consideração todos os meios de transporte que ali circulam, seja através da bicicleta, seja dos ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais e outros. Neste caso, são considerados os volumes total e individualizado de cada sistema, distribuição e dimensionamento dos pontos de embarque e desembarque e indicando possíveis melhorias dos espaços físicos, embora não seja do domínio da BHTRANS a definição dos itinerários e a frequência das linhas de ônibus intermunicipais.

- Para a rota Jacuí - Para a rota tornar-se de excelência, é essencial que haja continuidade de faixa exclusiva para transporte coletivo na rua Jacuí entre:
Av. Cristiano Machado e rua Salinas, neste sentido - Pico manhã 06h às 09h;
rua Salinas e Av. Cristiano Machado, neste sentido - Pico tarde 16h às 19h30;
Sabemos que a via tem apenas 2 faixas de circulação e estacionamento, então sugerimos que para tornar possível a proposta, retirem o estacionamento para que a via passe a operar com três faixas de circulação, sendo que a faixa do meio tornaria reversível e exclusiva para transporte coletivo, ou seja no pico manhã funcionaria no sentido rua Salinas e no pico tarde no sentido Av. Cristiano Machado.

- Para a Av. Francisco Sales - Devido o alto volume de veículos, sugerimos incluir faixa exclusiva para transporte coletivo entre:
Praça Hugo Werneck e Av. do Contorno, neste sentido - Durante o dia das 06h às 19h30;
Av. do Contorno e Praça Hugo Werneck, neste sentido - Durante o dia das 06h às 19h30;
Av. Carandaí entre as avenidas Francisco Sales e do Contorno - Pico manhã 06h às 09h;
Av. Carandaí entre as avenidas do Contorno e Francisco Sales - Pico tarde 16h às 19h30;

- Pedimos mais informações do projeto para a interseção entre as avenidas Carandaí e Francisco Sales e os trechos adjacentes, visto que na planta a um corte dessa interseção que nos fez entender que haverá uma mão inglesa. Favor detalhar a proposta para a região, visto que tal alteração traria grandes impactos ao trânsito da região.

Embora o trecho da Rua Jacuí entre a Av. Cristiano Machado e a Rua Salinas não faça parte dos 70 km deste contrato, esta via será pauta das próximas contratações para esta finalidade. Entretanto, cabe ressaltar que para a implantação de faixas exclusivas neste trecho da Rua Jacuí, que opera em mão dupla direcional, seria necessário criar quatro faixas de tráfego, uma para a circulação dos ônibus e outra para o tráfego geral e para acesso aos imóveis lindeiros, em cada sentido. A seção (largura da pista) reduzida e as calçadas estreitas não comportam tal configuração e o adensamento comercial e residencial tem direito aos seus acessos. Portanto, este estudo tem de ser realizado de forma mais abrangente criando um equilíbrio quanto aos diversos interesses dos usuários da via, preservando os direitos de acesso, a fluidez do transporte coletivo e sobretudo, a diminuição do risco de atropelamento.

Da mesma forma, o trecho da Av. Francisco Sales entre a Av. do Contorno com a Rua Engenheiro Carlos Antonini e a Praça Hugo Werneck não foi contemplado neste contrato tendo em vista os estudos em andamento de adequação do Sistema MOVE na Praça Hugo Werneck com possível mudança da circulação dos ônibus e instalação de estações fechadas de porta à esquerda no entorno da referida praça.

Contudo, para que a interseção da Av. do Contorno com Av. Carandaí e Rua Camões passe a operar com dois estágios semafóricos, eliminando o terceiro estágio, está prevista a mudança de circulação em seu entorno. O trecho da Av. Francisco Sales entre a Av. do Contorno e a Av. Carandaí passa a operar em mão inglesa voltando para a configuração atual a partir da Carandaí. Já a Av. Carandaí entre as Avenidas Francisco Sales e do Contorno, continuará em mão dupla, absorvendo o tráfego que sobe pela Francisco Sales em direção à Savassi e Praça Milton Campos. Para controle dos conflitos na interseção das Avenidas Francisco Sales e Carandaí serão implantados, além das obras físicas de canalização, semáforos veiculares e de pedestres e novos pontos de atravessamento seguros. Também, o acesso ao Bairro São Lucas será realizado pela Rua Engenheiro Carlos Antonini que formará um binário com a Rua Camões entre a Av. do Contorno e a R. Visconde de Taunay, aumentando a capacidade viária neste quarteirão da Rua Camões.

Para a rota Jacuí - Para a rota tornar-se de excelência, é essencial que haja continuidade de faixa exclusiva para transporte coletivo na rua Jacuí entre:
Av. Cristiano Machado e rua Salinas, neste sentido - Pico manhã 06h às 09h;
rua Salinas e Av. Cristiano Machado, neste sentido - Pico tarde 16h às 19h30;
Sabemos que a via tem apenas 2 faixas de circulação e estacionamento, então sugerimos que para tornar possível a proposta, retirem o estacionamento para que a via passe a operar com três faixas de circulação, sendo que a faixa do meio tornaria reversível e exclusiva para transporte coletivo, ou seja no pico manhã funcionaria no sentido rua Salinas e no pico tarde no sentido Av. Cristiano Machado.

Para a Av. Francisco Sales - Devido o alto volume de veículos, sugerimos incluir faixa exclusiva para transporte coletivo entre:
Praça Hugo Werneck e Av. do Contorno, neste sentido - Durante o dia das 06h às 19h30;
Av. do Contorno e Praça Hugo Werneck, neste sentido - Durante o dia das 06h às 19h30;
Av. Carandaí entre as avenidas Francisco Sales e do Contorno - Pico manhã 06h às 09h;
Av. Carandaí entre as avenidas do Contorno e Francisco Sales - Pico tarde 16h às 19h30;

Pedimos mais informações do projeto para a interseção entre as avenidas Carandaí e Francisco Sales e os trechos adjacentes, visto que na planta a um corte dessa interseção que nos fez entender que haverá uma mão inglesa. Favor detalhar a proposta para a região, visto que tal alteração traria grandes impactos ao trânsito da região.

Embora o trecho da Rua Jacuí entre a Av. Cristiano Machado e a Rua Salinas não faça parte dos 70 km deste contrato, esta via será pauta das próximas contratações para esta finalidade. Entretanto, cabe ressaltar que para a implantação de faixas exclusivas neste trecho da Rua Jacuí, que opera em mão dupla direcional, seria necessário criar quatro faixas de tráfego, uma para a circulação dos ônibus e outra para o tráfego geral e para acesso aos imóveis lindeiros, em cada sentido. A seção (largura da pista) reduzida e as calçadas estreitas não comportam tal configuração e o adensamento comercial e residencial tem direito aos seus acessos. Portanto, este estudo tem de ser realizado de forma mais abrangente criando um equilíbrio quanto aos diversos interesses dos usuários da via, preservando os direitos de acesso, a fluidez do transporte coletivo e sobretudo, a diminuição do risco de atropelamento.

Da mesma forma, o trecho da Av. Francisco Sales entre a Av. do Contorno com a Rua Engenheiro Carlos Antonini e a Praça Hugo Werneck não foi contemplado neste contrato tendo em vista os estudos em andamento de adequação do Sistema MOVE na Praça Hugo Werneck com possível mudança da circulação dos ônibus e instalação de estações fechadas de porta à esquerda no entorno da referida praça.

Contudo, para que a interseção da Av. do Contorno com Av. Carandaí e Rua Camões passe a operar com dois estágios semafóricos, eliminando o terceiro estágio, está prevista a mudança de circulação em seu entorno. O trecho da Av. Francisco Sales entre a Av. do Contorno e a Av. Carandaí passa a operar em mão inglesa voltando para a configuração atual a partir da Carandaí. Já a Av. Carandaí entre as Avenidas Francisco Sales e do Contorno, continuará em mão dupla, absorvendo o tráfego que sobe pela Francisco Sales em direção à Savassi e Praça Milton Campos. Para controle dos conflitos na interseção das Avenidas Francisco Sales e Carandaí serão implantados, além das obras físicas de canalização, semáforos veiculares e de pedestres e novos pontos de atravessamento seguros. Também, o acesso ao Bairro São Lucas será realizado pela Rua Engenheiro Carlos Antonini que formará um binário com a Rua Camões entre a Av. do Contorno e a R. Visconde de Taunay, aumentando a capacidade viária neste quarteirão da Rua Camões.