Pular para o conteúdo principal

Gestão Integrada de Eventos

A imagem mostra foliões em um bloco de Carnaval, em Belo Horizonte
Alexandre Guzanshe/Acervo Belotur
criado em - atualizado em

Com uma localização privilegiada em relação aos principais centros consumidores do país e com uma rede hoteleira renovada e moderna, Belo Horizonte se destaca não só pela qualidade dos serviços oferecidos para negócios, mas também para os eventos culturais que estão cada vez mais pulsantes em toda a cidade durante todo ano, além dos eventos técnico-científicos. A apropriação dos espaços urbanos pelos cidadãos mostra a renovação e o potencial de Belo Horizonte para receber grandes eventos, em seus diversos segmentos e públicos.    

 

Destaque para os eventos realizados pela Belotur, atingindo números expressivos - a expansão das ações de promoção e comercialização do Carnaval e Arraial de Belo Horizonte superando todas as expectativas de público e mídia, incluindo a apropriação das festividades pela população local e por um novo fluxo de turistas para a capital.

 

Esse Programa tem como objetivo promover a gestão integrada dos eventos da cidade de Belo Horizonte, fomentando o turismo e a geração de renda através da realização de eventos estratégicos, consolidando a cidade de Belo Horizonte como destino prioritário no circuito de eventos nacional.

 

 

GESTÃO INTEGRADA DOS EVENTOS DE BELO HORIZONTE


Objetivo: Fomentar o turismo e a geração de renda através da realização de eventos estratégicos, consolidando a cidade de Belo Horizonte como destino prioritário no circuito de eventos nacional.

 

PROJETOS

 

Carnaval de Belo Horizonte

O Carnaval de Belo Horizonte se consolidou como uma das melhores festas do país, atraindo turistas do Brasil e do mundo, alcançando uma crescente participação de moradores da cidade.

 

A folia espalha-se por toda a capital com suas cores, música e alegria. Por isso, Belo Horizonte tornou-se um dos destinos mais procurados na época, graças a um carnaval com essência democrática, diversa e plural, com atrações que vão de blocos de rua, passando pelos blocos caricatos até os desfiles das escolas de samba e palcos oficiais. 

 

A gestão integrada do planejamento e operação do evento propiciou a ampliação dos investimentos em políticas sociais, segurança pública, inovação e sustentabilidade, tornando a festa cada vez mais responsável e cidadã. É hoje um dos maiores eventos da cidade com potencial econômico, cultural e turístico.

 

Rede Cidades do Carnaval

Em 2021, com a impossibilidade da realização do Carnaval por conta das condições sanitárias provenientes da pandemia de Covid-19, Belo Horizonte encabeçou a criação da Rede Cidades do Carnaval, que nasceu dentro do Projeto de Empreendedorismo e Capacitação para o Carnaval de Belo Horizonte, uma parceria entre o Sebrae Minas e a Belotur. O projeto contou com diversas ações de qualificação e capacitação on-line voltadas para produtores, artistas e gestores envolvidos no evento de rua. O objetivo foi contribuir e preparar esses profissionais para o enfrentamento das adversidades características do setor. Conforme as necessidades dos públicos identificados, foram planejados cursos, workshops, ciclos de palestras e um seminário, realizado em julho de 2021, em formato on-line. 

 

Já a Rede, promoveu encontros para intercâmbio entre as principais cidades que realizam o carnaval, e vem auxiliando na construção de propostas de formatos, processos e políticas públicas voltadas a folia, considerando sua relevância cultural, social, econômica e turística, além de aspectos como sustentabilidade, cidadania e inclusão.

 

A troca de experiências entre os gestores, relacionadas ao planejamento e à operação de eventos públicos no âmbito municipal e estadual, construíram um canal de cooperação e inovação que foi registrado em uma publicação (link da revista abaixo). Com essa iniciativa, Belo Horizonte fortalece seu posicionamento como destino seguro e responsável para eventos e reforça seu compromisso com a qualidade de sua oferta turística.  

 

Capa da revista Rede Cidades - Carnaval

 

Revista Cidades do Carnaval - Clique aqui para acessar

 

Arraial de Belo Horizonte

O Arraial de Belo Horizonte é o festejo junino mais representativo da região sul e sudeste do Brasil, pela valorização, respeito às tradições e presença de agentes simbólicos da arte e da cultura do seu povo. O evento vem se tornando um importante produto turístico da cidade, refletindo ao longo dos anos seu caráter tradicional e notório entre os moradores e visitantes. 

 

Sua importância para o turismo abrange desde a geração de emprego e renda da cadeia produtiva envolvida na realização do evento, até a divulgação e promoção da capital mineira. Além do resgate e valorização da cultura popular, o Arraial de Belo Horizonte busca fortalecer e consolidar uma experiência junina completa, com dança, música e gastronomia típicas. 

 

O evento vem crescendo a cada ano, não só em tamanho, mas principalmente em qualidade, que pode ser percebida tanto nas atrações do Arraial, mas também em quesitos operacionais, como estrutura, segurança, organização, conforto e limpeza - pontos muito bem avaliados na festa. 

 

Aniversário de Belo Horizonte

Comemorado no dia 12 de dezembro, o Aniversário de Belo Horizonte surge para fomentar a amorização, orgulho e pertencimento dos moradores à cidade. O evento, que geralmente acontece na Praça da Estação, importante ponto turístico da cidade, conta com diversas atrações musicais e artísticas. O planejamento e operação para sua realização acontecem de forma conjunta com a Fundação Municipal de Cultura e conta também com outros diversos parceiros.

 

Parada do Orgulho LGBT

A Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte ocorre desde 1998 e é considerada a maior manifestação popular de massa de caráter social do Estado de Minas Gerais e uma das mais antigas do país. É um evento sócio-político-cultural, promovido pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS-MG), onde a comunidade LGBT procura dar visibilidade ao movimento pela luta por direitos humanos. 

 

Desde 2017, o evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.