Pular para o conteúdo principal

Dialoga Turismo

A imagem mostra o monumento Obelisco da Praça Sete
Adobe Stock
criado em 19/02/2019 - atualizado em 10/09/2021 | 15:34

O Programa Dialoga Turismo — iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com o Sebrae Minas — é um espaço de escuta, reflexão e engajamento de representantes dos diversos setores relacionados à atividade turística de Belo Horizonte para estabelecer um sistema de gestão coordenada e participativa, gerar conexões, negócios e estimular soluções criativas e inovadoras para o desenvolvimento turístico do município de Belo Horizonte.


Lançado em dezembro de 2019, o programa adaptou seu escopo em função dos impactos da pandemia da COVID-19, com ações adequadas para o ambiente virtual e discussão de estratégias e diretrizes para o enfrentamento da crise e retomada do setor turístico da cidade no cenário da pós-pandemia, em curto e médio prazos.

Objetivos:
 

  • Promover maior engajamento, interlocução e cooperação dos diversos atores da cadeia produtiva do turismo na elaboração de proposições e diretrizes orientadoras que subsidiem a retomada e o desenvolvimento do turismo em Belo Horizonte no contexto de pós-pandemia.

 

  • Abrir um canal de escuta permanente junto aos representantes dos setores relacionados à atividade turística para o desenvolvimento e monitoramento das políticas públicas do setor de turismo em Belo Horizonte.

 

  • Contribuir na construção das políticas públicas para o setor do turismo no município.

 

  • Ampliar e fortalecer o sistema de governança coordenada e participativa do turismo em Belo Horizonte, estimulando uma maior interlocução da Belotur junto a outros agentes do setor público, do setor privado, dos setores econômicos envolvidos com turismo e da sociedade civil organizada.

 

  • Promover uma maior integração dos elos da cadeia produtiva do turismo para o desenvolvimento sustentável do setor.

 

PRIMEIRA ETAPA
Uma agenda de palestras, seminários e 12 oficinas, que ocuparam os meses de junho a novembro de 2020, criou um fluxo de discussão para definir e hierarquizar as diretrizes estratégicas propostas para o setor turístico da cidade. As atividades contaram com a participação de profissionais e pensadores do turismo em um movimento que horizontaliza o debate entre agentes do segmento turístico de Belo Horizonte, sejam eles públicos, privados ou do terceiro setor. 


Diante de cenários que exigem respostas orientadas para a ação e suficientemente abrangentes, a metodologia do Dialoga Turismo sustentou-se na filosofia do pensamento ágil e abordagem da investigação apreciativa, entre outras técnicas. O resultado principal das oficinas foi a elaboração de três eixos e sete diretrizes fundamentais à recuperação e ao desenvolvimento sustentável do turismo de Belo Horizonte.


Eixos temáticos e diretrizes do Dialoga Turismo


Eixo 1 – Belo Horizonte Destino de Negócios e Eventos
Eixo 2 – Belo Horizonte Destino de Gastronomia, Patrimônio Arquitetônico e Cultura
Eixo 3 – Estratégias de Mercado e Retomada


Clique aqui e acesse o documento resultante da primeira etapa do programa

 

SEGUNDA ETAPA 
Na segunda etapa, realizada entre os meses de maio e julho de 2021, foi feito o detalhamento das diretrizes e a priorização de ações obtidas na primeira etapa, construindo um Plano Tático para orientar o planejamento coordenado e a implementação de medidas, por meio de oficinas online, participação propositiva, responsabilidades e ações compartilhadas.


Assim, num primeiro momento, o programa buscou gerar inspiração para as lideranças e agentes do setor turístico de Belo Horizonte, a partir da apresentação de casos de sucesso para posteriormente elaborar de forma colaborativa as ações e metas, constituindo assim o chamado Plano Tático Operacional do Programa Dialoga Turismo.
 
Organização das Diretrizes Priorizadas por Eixo Temático

Eixo 1 – Belo Horizonte Destino de Negócios e Eventos
Diretrizes Estratégicas envolvidas: 
Governança Compartilhada e Gestão Participativa do Destino
Posicionamento e Comunicação Orientada para o Mercado
Suficiência de Dados e Inteligência de Mercado

 

Eixo 2 – Belo Horizonte Destino de Gastronomia, Patrimônio Arquitetônico e Cultura 
Diretrizes Estratégicas envolvidas:
Integração e Qualificação da Rede de Serviços e Hospitalidade
Inovação e Remodelagem da Oferta Turística Instalada
Ampliação da Atratividade e Integração com os Destinos do Entorno

 

Eixo 3 – Estratégias de Mercado para a Retomada
Diretriz Estratégica envolvida:
Políticas de Valorização e Sustentação dos Títulos da Unesco

 

Clique aqui e acesse o Plano Tático Operacional Dialoga Turismo