Pular para o conteúdo principal

CRAS Conjunto Paulo VI

criado em - atualizado em

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS Conjunto Paulo VI iniciou suas atividades como Núcleo de Apoio à Família (NAF) em 2006. O primeiro espaço era uma "casinha", localizada na Rua Itarumirim e atendia o Conjunto Paulo VI . Com a expansão do território,  a unidade socioassistencial também ampliou o alcance da Proteção Social Básica às famílias do território e a área de abrangência se estendeu aos bairros Paulo VI, Montes Claros, uma parte do Ribeiro de Abreu  e a Ocupação Construindo Sonhos. 

 

Com a implementação e o fortalecimento da política de Assistência Social no território e a construção e implantação da Política Nacional da Assistência Social em todo o país, os Núcleos de Apoio à Família se transformaram em Centro de Referência de Assistência Social assumindo uma responsabilização maior pela política de Proteção Básica no território. Com o objetivo de ampliar a provisão de serviços e alcançar novos usuários, em 2018, a unidade CRAS Paulo VI passou a funcionar em uma nova sede e o seu endereço atual é na Rua Neblina, 120 - Conjunto Paulo VI.

 

A unidade pública de assistência social CRAS Paulo VI ficou ainda mais potente com  a chegada  da "Pracinha da Cultura", nomenclatura instituída pela Portaria  do Ministério do Turismo  Nº 15, DE 10 DE MAIO DE 2021 que  integra em um mesmo espaço serviços socioassistenciais do SUAS BH, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.  Essa nova unidade do CRAS dispõe de um espaço amplo, com acessibilidade e ambiência acolhedora e com condições adequadas  para os  usuários e trabalhadores do CRAS.

 

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e provisão dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de maior vulnerabilidade social. Essa unidade desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio da gestão integrada de serviços, programas e benefícios. Nesse sentido, destacam-se como principais provisões do CRAS:

É por meio do CRAS que a Proteção Social da Política Municipal de Assistência Social se materializa e se aproxima da população que mais precisa, reconhecendo a existência das desigualdades sociais e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Ações do Trabalho Social com Famílias contribui para a prevenção e agravamentos das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, ampliando o repertório de vivências protetivas das famílias.


 

Contato

Informações: (31) 3277-6840

E-mail: cras.paulovi@pbh.gov.br

Localização: Rua Neblina,120 - Conjunto Paulo VI

 

Acesse a lista com o contato de todos os CRAS