O CRAS Apolônia (Centro de Referência de Assistência Social) foi inaugurado em 05/07/2002, com o início das atividades do - Núcleo de Apoio à Família (NAF). Na época, a Prefeitura de Belo Horizonte reconheceu necessário ofertar atendimento para as famílias nas comunidades, em áreas que a população mais precisa, por viverem maior desproteção social.
A partir de 2005 os NAFs se transformaram em CRAS, unidade pública estatal descentralizada da Política de Assistência Social. Não é só uma mudança de nome, é sim colocar em prática ações que fortalecem as famílias e as comunidades, dentro do próprio território.
Este CRAS desempenha um papel central no território. É o primeiro responsável por acolher as famílias. Possui equipe composta por porteiros; recepcionista; auxiliar administrativo; auxiliares de serviços gerais; jovens aprendiz; estagiários, orientadores e entrevistadores sociais; assistentes sociais; psicólogos e coordenação, preparada para oferecer escuta, prestar orientações e realizar atendimentos.
As principais provisões do CRAS são:
- Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
- Programa Maior Cuidado – PMC
- CadÚnico
O Trabalho Social com Famílias desenvolvido neste CRAS se faz por meio do acolhimento das familias e o desenvolvimento de ações que visam mais proteção e garantia de direitos.
Contato
Informações: (31) 3277-1816
E-mail: cras.apolonia@pbh.gov.br
Localização: Rua Visconde de Itaboraí, 304 - Jardim Leblon
Acesse a lista com o contato de todos os CRAS