Pular para o conteúdo principal

CRAS Vila Apolonia

criado em - atualizado em

Selo 20 anos CRAS Apolônia

 

O CRAS Apolônia (Centro de Referência de Assistência Social) completa 20 anos de existência neste ano de 2022. Em 05/07/2002 foi inaugurado o NAF - Núcleo de Apoio à Família. Na época, a Prefeitura de Belo Horizonte reconheceu necessário ofertar atendimento para as famílias nas comunidades, em áreas que a população mais precisa, por viverem maior desproteção social.
 
A partir de 2005 os NAFs se transformaram em CRAS, unidade pública estatal descentralizada da Política de Assistência Social. Não é só uma mudança de nome, é sim colocar em prática ações que fortalecem as famílias e as comunidades, dentro do próprio território.
 
Este CRAS desempenha um papel central no território. É o primeiro responsável por acolher as famílias. Possui equipe composta por porteiros; recepcionista; auxiliar administrativo; auxiliares de serviços gerais; jovens aprendiz; estagiários, orientadores e entrevistadores sociais; assistentes sociais; psicólogos e coordenação, preparada para oferecer escuta, prestar orientações e realizar atendimentos.

 

As principais provisões do  CRAS são: 

Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 
-  Programa Maior Cuidado – PMC
CadÚnico

 

O Trabalho Social com Famílias desenvolvido neste CRAS se faz por meio do acolhimento das familias e o desenvolvimento de ações que visam mais proteção e garantia de direitos.

 

Contato

Informações: (31) 3277-1816

E-mail: cras.apolonia@pbh.gov.br

Localização: Rua Visconde de Itaboraí, 304 - Jardim Leblon

 

Acesse a lista com o contato de todos os CRAS