Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre inscrições para formação em gastronomia
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura abre inscrições para formação em gastronomia

criado em - atualizado em

Estão abertas as inscrições para as novas turmas dos cursos das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorizar a Gastronomia articulada à Agroecologia, da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Belo Horizonte. Nesta edição, são ofertadas vagas para as formações em: auxiliar de cozinha, salgadeira(o) e quitandas mineiras, sendo 30 vagas para ampla concorrência e 75 vagas reservadas para públicos prioritários. Os cursos são gratuitos e os interessados têm até quinta-feira (11) de maio para realizar as inscrições, por meio do formulário.

 

Com foco na empregabilidade e empreendedorismo, o objetivo é oferecer qualificação profissional para a inserção e permanência no mercado de trabalho, além da possibilidade de empreender no setor produtivo gastronômico. As aulas começam no dia 22 de maio e serão ministradas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha - CRESAN, localizado na avenida Antônio Carlos, 821. Cada candidato poderá fazer inscrição em apenas um curso. Caso a pessoa faça o cadastro em mais de uma formação, apenas a última inscrição será considerada e todas as inscrições anteriores serão, automaticamente, invalidadas.

 

As Trilhas da Gastronomia já emitiram cerca de 435 certificações desde o retorno das atividades presenciais de formação, em 2022. Ministrados pelas equipes de qualificação profissional e pedagógicas do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha e professores convidados, os cursos dão aos participantes a possibilidade de aprender sobre boas práticas na manipulação de alimentos, gestão financeira, cálculo na ficha técnica e relações humanas para o mundo do trabalho, além de participarem de rodas de conversa e oficinas sobre marketing e criação, cotidiano, rotinas e desafios do trabalho em restaurantes/padarias/bares/pizzarias.

 

As Trilhas da Gastronomia integram o Programa Valorizar a Gastronomia articulada à Agroecologia e oferecem qualificação profissional à população de Belo Horizonte com possibilidades de formação compatível com as necessidades do setor produtivo gastronômico, como comida de boteco, bolos decorados, massas frescas, auxiliar de cozinha, auxiliar de panificação, salgadeiro, cozinha ancestral, culinária vegetariana e vegana, entre outros. 

 

O Programa estabelece parceria com diversos setores das políticas públicas municipais e além das Trilhas da Gastronomia, conta ainda com a Trilha da Agroecologia, curso de formação sobre os princípios e práticas agroecológicas, aberta ao público em geral.