18 September 2025 -
As feiras de segurança alimentar da Prefeitura de Belo Horizonte abriram mais 374 vagas. A novidade são os pontos aos domingos na Feira de Artes, Artesanato e Produtores da Avenida Afonso Pena, no Centro, e para venda de churrasco e comidas mineiras, veganas e vegetarianas, aos sábados, na Praça Zigue-Zague, no Bairro Carlos Prates, região Noroeste. Os envelopes com as propostas podem ser entregues na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), das 9h às 17h, na Afonso Pena, 342, 5° andar, ou por e-mail (credenciamentofeirassan@pbh.gov.br), até dia 26 de setembro.
As informações necessárias para a inscrição, os endereços para a instalação das barracas, os dias e horários de funcionamento das feiras, os tipos de alimentos comercializados, as dimensões das barracas e os requisitos para as suas ocupações podem ser conferidos nos links abaixo:
São 230 vagas são para as Feiras Livres, 49 para as Feiras Direto da Roça, 16 para as Direto da Roça na Avenida Afonso Pena, 28 para as Feiras da Agricultura Urbana, 22 para a Feira Modelo, 13 para a Feira Modelo Comidas do Mundo e 16 para a Feira de Produtos Orgânicos. Belo Horizonte tem cinco modalidades de feiras de Segurança Alimentar, com comercialização de vários tipos de alimentos, como hortifrutigranjeiros, carnes, produtos de mercearia, comidas e bebidas prontas para o consumo, típicas da gastronomia mineira, brasileira e internacional.
Expansão
As feiras da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de BH promovem o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade, além de possibilitar a geração de renda e espaço de socialização para os feirantes. Recentemente, a PBH expandiu a oferta e o horário de feiras na cidade, com o objetivo de ampliar o acesso da população a alimentos frescos e saudáveis. São vários pontos espalhados pelas regionais e em estações de transporte coletivo.