Pular para o conteúdo principal

Ação da PBH promove a preservação ambiental e segurança alimentar no Aglomerado da Serra
Divulgação/PBH

Ação da PBH promove a preservação ambiental e segurança alimentar no Aglomerado da Serra

criado em - atualizado em

Neste sábado (6), o Aglomerado da Serra receberá o evento “Serrão, quem ama cuida”, dedicado à sustentabilidade, cidadania e valorização do território. Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com lideranças locais, a ação ocorrerá no Centro Cultural Vila Marçola (Rua Mangabeira da Serra, 320, Vila Marçola), das 9h às 16h30. A programação inclui oficinas de grafite, atividades recreativas para crianças, como pula-pula, pipoca, dentre outras atrações.

Outro destaque será o cortejo promovido pelos estudantes da Escola Municipal Senador Levindo Coelho. Ao som de muito batuque, os alunos levarão uma mensagem da escola até a Horta Comunitária Cantinho da Fazenda, onde acontecerá a liberação de joaninhas para controle biológico de pragas.

O evento abordará temas como preservação ambiental, descarte correto de resíduos, proteção da fauna silvestre (com atenção especial aos quatis) e valorização das unidades de conservação (especialmente o Parque das Mangabeiras). Também está previsto um debate sobre segurança alimentar, destacando o papel das hortas comunitárias na promoção da saúde, inclusão social e sustentabilidade.

“Mais que um encontro, o evento representa o compromisso coletivo com um território mais limpo, saudável e sustentável. A mobilização conjunta reforça o potencial transformador da participação popular aliada à ação integrada entre governo e comunidade”, ressalta Raquel Guimarães, diretora de Planejamento da Fiscalização da Secretaria Municipal de Política Urbana.

Segundo a diretora, a iniciativa marca uma nova fase no fortalecimento do diálogo entre poder público e sociedade civil para a construção conjunta de políticas sustentáveis, um processo de escuta e cooperação iniciado em 2024. O evento é fruto de reuniões mensais que envolvem diversos órgãos públicos e lideranças das comunidades Vila Santana do Cafezal e Vila Marçola, focadas, também, no combate à deposição clandestina de resíduos.

Horta comunitária

Um dos importantes resultados desse trabalho conjunto na comunidade Vila Marçola é o avanço na estruturação da Horta Cantinho da Fazenda, espaço que antes era utilizado como ponto de descarte irregular de resíduos. Atualmente, abriga várias atividades, como mutirões de limpeza e plantio, rodas de conversa, oficinas e visitas escolares, promovendo o engajamento comunitário e a educação ambiental.

Em agosto, a PBH fortaleceu essa iniciativa ao remover seis caminhões de entulho do terreno onde funciona a horta. Com essa ação, ela poderá ser ampliada, possibilitando o início de novos cultivos e aumentando ainda mais o potencial transformador do local.

Exposição da SLU

A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) participará com a exposição interativa “Vestindo a camisa da Limpeza”, apresentada recentemente na Virada Cultural. A instalação oferece um espaço cênico “instagramável”, onde crianças e adultos podem tirar fotos simulando vestir a camiseta dos garis.

Serão exibidas 60 camisetas laranjas customizadas com frases sobre limpeza urbana e educação ambiental, criadas pelo público durante a Virada Cultural de 2023. As peças são confeccionadas com retalhos de tecido e penduradas em cabides suspensos por cordões igualmente customizados.

A iniciativa da equipe de Mobilização Social da SLU busca estimular a reflexão sobre atitudes que contribuem para a limpeza da cidade e sensibilizar a população para o descarte correto de resíduos.

Programa Fiscalizar e Educar

Desde o início da construção coletiva, a Secretaria Municipal de Política Urbana, por meio da Regional Centro-Sul e do Programa Fiscalizar e Educar, tem atuado ativamente no território com contribuições que incluem reuniões mensais com as comunidades; apoio na interlocução entre poder público e sociedade civil; estruturação da Horta Comunitária Cantinho da Fazenda; parceria com a SLU em ações de mobilização social e conscientização ambiental; realização de ações fiscais orientativas em estabelecimentos comerciais; e desenvolvimento de atividades educativas em escolas da região.