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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 002/2023

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de  contribuições pertinentes ao projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Abílio Machado, entre Av. Heráclito Mourão de Miranda e o Anel Rodoviário.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Para atender essa diretriz, foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores, incluindo a Av. Abílio Machado.
 

As intervenções na Av. Abílio Machado irão contemplar a implantação de uma faixa exclusiva entre Av. Heráclito Mourão e Anel Rodoviário, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos.
 

Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a Faixa Exclusiva, o projeto propõe a correção dos alinhamentos de meios-fios em muitos trechos para criar uma pista com a largura suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo que uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral.
 

Para melhorar a acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas vias transversais.

Serão implantados novos pontos semaforizados, seja para controle do tráfego de veículos, seja para a travessia de pedestres.

 

Participe!

Orientações gerais para participação e contribuição:

  • Os documentos objeto desta Consulta estão disponíveis no portal da BHTRANS, em "Consultas Públicas", na seção "Em Andamento" e referentes à CONSULTA PÚBLICA Nº 002/2023.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.

     

    Em resposta a mensagens recebidas via fórum participativo, a BHTRANS esclarece que:

    As Políticas Nacional e Municipal de Mobilidade Urbana estabelecem por meio de legislações específicas a priorização dos modos coletivos e públicos de transporte e também os deslocamentos a pé e de bicicleta.

    A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Nesta etapa foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores onde as frequências de ônibus são as mais representativas em todas as regiões da cidade e que geram atrasos em suas viagens, inclusive a Av. Abílio Machado. Esta via está inserida no Plano Diretor de Belo Horizonte e para atender a legislação vigente (anexo X da Lei 11.181/2019) foi contemplada a implantação de Faixa Exclusiva para este modal.

    Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a Faixa Exclusiva será necessária a correção em muitos pontos e trechos do alinhamento dos meios-fios para criar uma pista com a largura regular e suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral. Também foi necessária a regularização das calçadas nestes trechos, eliminando os usos irregulares para estacionamentos. Cabe ressaltar que a maior parte das calçadas manterá largura superior a 3,00m, em alguns trechos menores com média de 2,50m e excepcionalmente com largura inferior, mas sempre respeitando os parâmetros legais para a circulação de pedestres. 

    As vagas de estacionamento suprimidas foram transferidas para as vias transversais. No âmbito da acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas aproximações das vias transversais e adequação dos existentes. Serão implantados novos pontos semaforizados, seja para controle veicular seja para a travessia de pedestres. Está prevista a implantação de um rotor na Praça Paulo VI com nova sinalização e travessias de pedestres. A interseção com as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Heráclito M. de Miranda passará a operar com apenas 2 estágios semafóricos e com nova geometria proporcionando maior fluidez para o tráfego de veículos e mais oportunidades e segurança nas travessias de pedestres.

    Para a implantação da nova sinalização horizontal (marcas viárias) a via será recapeada em toda sua extensão.

    Existe uma carência de área para a modal bicicleta na avenida. Contudo, está sendo indicado uma rota cicloviária passando pelas Av. Ivaí e Brigadeiro Eduardo Gomes e a outra pelas Avenidas João XXIII e Tancredo Neves.

    Nos estudos foi avaliada a possibilidade da criação de um binário entre a Av. Abílio Machado com as Avenidas Ivaí e Brigadeiro Eduardo Gomes. Sua inviabilidade baseou-se principalmente na distância entre os dois corredores, através das vias transversais cujas extensões variam entre 200,0m (duzentos metros) e 500,0m (quinhentos metros) e pelas declividades inapropriadas. Estas distâncias, aclives e declives dificultariam substancialmente o deslocamento dos usuários do transporte coletivo e prejudicariam a micro acessibilidade nas vias da região.

    Está prevista em muitos trechos do Corredor a adequação dos canteiros centrais, onde a largura da pista permitiu, inclusive o prolongamento do canteiro em frente à Rua Bartira para coibir manobras de conversão à esquerda e retornos não regulamentados.

Não faz sentido. A via é muito estreita. Só no horário de pico que agarra o trânsito na altura do anel rodoviário que ocorre mais ainda estreitamento de pista e por conta do sinal que é muito rápido.
Ao invés de criar faixa de ônibus. Deveria melhorar a sincronia do sinal com avenida Ivaí que o trânsito iria fluir e se desenvolver melhor.

Excelente a ideia de fazer faixa exclusiva de ônibus nessa avenida. É para priorizar o transporte coletivo mesmo, que beneficia mais pessoas. O trânsito é caótico nessa avenida, então diminuir os carros vai ajudar.

Agora é muito importante que a população tenha um transporte coletivo de qualidade, e não só na Av. Abílio Machado, ou a mudança vai causar mais transtornos pra população.

Boa frequência das viagens, lotação adequada dos ônibus e PASSE LIVRE !
Subsídio municipal para passe livre não é gasto, é investimento!

Minha sincera opinião é que não será viável por vários motivos.
O trânsito na Av é muito intenso, sendo a atual largura da via insuficiente para comportar tantos veículos. O comércio depende das faixas de estacionamento, com a implantação da faixa exclusiva muitos comércios da Av fecharão as portas.
A Av está em estado precário, tanto sua sinalização quanto a sua pavimentação. Acredito que a PBH deveria sim, realizar uma reforma na Av com um novo recapeamento e sinalização e não uma implantação de faixa exclusiva. Por favor, não cometam este equívoco. Melhorem a Av sem precisar cercear mais ainda o trânsito nela.

Excelente ideia, e que já demandava a muito tempo isso. O trânsito Fica caótica principalmente nos horários de pico. E acho também o caso de se pensar em ampliar a Avenida. As vias são muito estreitas pela demanda de veículos circulantes da mesma.

Acredito que dará mais fluidez ao trânsito local, e por isso venho aqui expressar meu apoio.

É uma vergonha, pensar que estão pensando em fazer isso. Já tiveram inúmeros exemplos de que isso não resolve o problema de mobilidade na cidade, apenas atrapalha os comércios, gerando demissões e fechamento de lojas. E isso tudo pra que???? Falar que vai melhorar o transporte coletivo???? Melhore o transporte dando outras opções de deslocamento, adequando as sinalizações, trabalhando na otimização semafórica, vemos em toda cidade retenções causadas por um serviço ineficiente de sinalização, principalmente nos semáforos. É uma vergonha pensar em fazer isso.... Venham ver o dia-a-dia da avenida que vão entender isso, a ruas laterias já não comportam o estacionamento e ainda querem tirar o pouco que tem na avenida... Obrigador pro me ouvir.

Prezados, bom dia!

Manifesto-me conta a implantação do projeto de faixa exclusiva. Entendo a necessidade de repensar medidas para melhorar a mobilidade urbana. Contudo, é necessário avaliar e considerar no quão a faixa exclusiva acrescentará em face à prejudicialidade do comércio local. Ora, toda extensão da Avenida Abílio Machado é um polo comercial, com fluxo elevado de veículos e pedestres. Atualmente, é possível observar que a demanda de estacionamento já não comporta, diariamente, não só a Avenida, mas vias lindeiras são preenchidas com veículos estacionados, ou seja, implantar o referido projeto depende de proibição de estacionamento ao logo da via, fato que corroborará com impacto ao comércio local. Ocorre que são diversas empresas passíveis de serem afetadas, comércio que movimenta significativamente a economia, bem como gera milhares de empregos. Análogo querem executar no Barro Preto, polo comercial da moda, já não basta a ciclofaixa implantada, reduzindo faixa de rolamento, retirando o estacionamento permitidos aos finais de semana, querem também retirar o estacionamento para implementar a mesma proposta, com mesmos dizeres de prejudicialidade a quem movimenta a economia e gera empregos. Suplico que repensem nas medidas, sem sufocar o empresariado!

Não concordo com essas faixas de ônibus, pois a av Abílio Machado é uma avenida totalmente comercial é uma vez que a prefeitura fizer igual fez na av dom Pedro II o movimento dos comerciantes vão cair bastante e vai se tornar inviável continuar com o comércio aberto igual aconteceu lá

Quais meditas estao sendo tomadas para menimizar os impactos no comercio da regiao?

Olá, meu nome é Angélica sou comerciante da Avenida Abilio Machado, e acredito que a faixa prioritária para onibus atrapalhará muito o comércio local, hoje temos a possibilidade de ter carros parados durante toda a Avenida, o que auxilia muito no fluxo de clientes vindo de outras regiões. com a faixa acredito que impossibilitaria isso. Então gostaria de deixar registrado que como comerciante não sou a favor da implementação da faixa de prioridade para onibus. Obrigada

Olá,

Meu nome é Vicente e sou proprietário de um comércio na Avenida Abilio Machado, na cidade de Belo Horizonte. Venho por meio desta manifestar meu respeito e preocupação com a consulta pública que está sendo realizada sobre a implantação de uma faixa de ônibus na referida avenida.

Como comerciante, entendo a importância de um transporte público eficiente e acessível para a cidade. No entanto, acredito que a implantação de uma faixa de ônibus na Avenida Abilio Machado não é a melhor solução para o problema.

A Avenida Abilio Machado é uma importante via comercial da cidade. A implantação de uma faixa de ônibus na avenida, sem a devida compensação, prejudicaria o fluxo de veículos e pedestres, causando congestionamentos e dificultando o acesso aos comércios da região.

Além disso, a retirada do estacionamento na avenida prejudicaria os clientes dos comércios. Muitas pessoas que frequentam a avenida chegam de carro e precisam estacionar para fazer suas compras ou para visitar os serviços da região. A retirada do estacionamento tornaria a avenida menos acessível e dificultaria a atração de novos clientes.

Por essas razões, sou contra a implantação de uma faixa de ônibus na Avenida Abilio Machado sem a devida compensação.

Atenciosamente Vicente Gomes

As propostas de intervenções na Abílio Machado chegam com muito atraso, já que a região sofre há anos com o descaso das últimas administrações. Moro aqui há 30 anos e não consigo me recordar da última grande melhoria viária que tivemos, além da ampliação da Avenida João 23. A Heráclito Mourão de Miranda só agora está sendo entregue com requalificações.
Paramos no tempo, com vias pequenas, subdimensionadas, linhas de ônibus com numeração e itinerários dos mais antigos da cidade, ao passo que a sociedade civil se movimentou e fortaleceu o comércio e serviços locais.
Gostei muito de todas as plantas apresentadas.

1- Canteiro central em toda a extensão da avenida, para não haver cruzamentos ou retorno.
2- Rua Piratini, mão única no sentido da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.
3- Melhoria no acesso a Av. João XXII, na Praça Paulo VI no sentido de quem sai da Av, Abílio Machado em direção no sentido Bairro Centro em direção a Av. Paulo VI.
4-Mão única na Rua Maria Syllene Andressi no sentido da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.

Sou motorista APP na cidade tenho muitas sugestões para melhoria no trânsito, e uma sugestão seria fazer as pistas exclusivas somente nos horários de pico sentido centro pela manhã e sentido bairro a tarde, mas tem diversos pontos que poderia melhorar somente com intervalos e sincronização de semáforos, mas por aqui é difícil descrever.

Eu não acho que pista exclusiva seja a solução, pois o pessoal aprende onde tem os radares e voltam para a pista normal forçando e piorando o fluxo.

Sou contrário a implantação deste corredor exclusivo para ônibus! Pois esta medida resultará na retirada das áreas destinadas a estacionamento o que afetaria o comércio, resultando em perda de empregos pela população.

Mesmo com todas as adequações descritas, a avenida Abílio machado ainda ficaria com pistas bem estreitas. Fora que a para isso acontecer terão que proibir estacionarem na avenida, o que irá prejudicar muito o comércio da avenida. A maioria não possui estacionamento próprio e as ruas paralelas não comportam a carga.
Na minha opinião teriam que criarem uma outra avenida, ou ampliarem a Abílio machado ou brigadeiro, desalojando lotes.

Criar uma estação BH BUS
Com ônibus para região
Pampulha / Venda Nova
Barreiro via Cid. Industrial
Centro e Hospitais Direta / Paradora

A ideia é acabar com o comércio como foi feito na av Pedro II.
Nem o asfalto da avenida é restaurado fica sempre cheio de buracos os imperfeições agora vem com essa ideia ridícula.
Os ônibus não respeitam as faixas em nenhum corredor da cidade.
Pensem em outra ideia de melhoria como acabar com o afunilamento perto da praça São Vicente.

Bom dia em relação a CONSULTA PÚBLICA - CONSULTA PÚBLICA 002/2023.
1) Reclamar o porque não está aberto no site indicado (https://prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans/consultas-publicas) a oportunidade de encaminharmos - o envio de contribuições e sugestões.
2) Não sou contra a criação de uma faixa exclusiva de ônibus na Avenida Abílio Machado - mas encaminho duas sugestões:
2.1) que em vez de faixa exclusiva seja faixa preferencial (exclusiva apenas em horários de picos da via)
2.2) manifestar conta em relação aesse item (A partir da Rua Itobi do Oeste apenas ônibus e caminhões poderão seguir, os autos e motos terão que convergir à direita na R. Itobi do Oeste e virar à esquerda na Av. Ivaí). Penso que o melhor seria a criação de três vias uma no sentido Padre Eustáquio a Avenida Abílio Machado COMO É ATUALMENTE) e duas no sentido Abílio Machado INTERCESSÃO COM AVENIDA IVAÍ (Acredito que dê para fazer essa alteração uma vez que há um barranco do lado direito da via. que poderia ser transformado em duas vias para esse sentido (se formos ver hoje esse barranco e no nível da via, dessa forma penso que um pequena contenção seria suficiente para suporte o trafego de veículos, sem falar que atualmente esse barranco É MATO ALTO além de servi de descarga de entulho e lixo (infelizmente).

Não repitam o erro que foi a faixa exclusiva na Avenida Pedro II. Passem por lá em horário de pico, os carros formam longas filas em 2 faixas que não comportam o tráfego enquanto a faixa exclusiva permanece subutilizada. O comércio perde, os moradores perdem... O transporte público merece melhorias? Com certeza, mas não às custas dos demais envolvidos!

Não concordo. Temos vários exemplos próximos dali de que a população não está satisfeita com as recentes intervenções no trânsito. As ciclovias do bairro Castelo "estrangularam" as principais vias do bairro, tornando o trânsito caótico num bairro superpopuloso. Agora aumentar o gargalo no trânsito do Alípio de Melo que também convive com congestionamentos diários é muita insensatez...

Não concordo! Socorro!!! Mais um tiro no pé PBH?, pelo amor de DEUS.... Já chega com as inúteis ciclovias do Castelo que viraram pista de caminhada e passeio com cachorro....

Não faz sentido nenhum essa modificação do trânsito, além de prejudicar os lojistas, quem mora nos entornos da região será extremamente afetado, já que para frequentar as lojas será necessário estacionar nos arredores. Outro ponto negativo é que obviamente teremos uma sobrecarga na Ivaí com esse desvio. Com certeza só vemos coisas ruins com essa ideia.
O ideal seria ampliar as ruas da Abílio Machado, uma vez que no início dela podemos ver que o passeio tem um tamanho enorme em relação a passeios comuns.

A Avenida Abílio Machado necessita de uma reestruturação completa. Mas o que nós, moradores da região solicitamos é um novo recapeamento, travessias elevada de pedestres e melhorias para quem utiliza este grande "centro comercial". Com o estreitamento das calçadas e faixa esclusiva para ônibus, o comércio ficará extremamente prejudicado, igual ocorreu na Av Pedro II. Sou totalmente contrário a retirada de estacionamento para instalação de faixa exclusiva de ônibus.

A avenida não tem espaço para esse tipo de obra, além de prejudicar todo o comércio já existente na avenida. Não sou favorável a esse obra.

Seria bom, mas que não estrague o comércio e fluxo da av Abílio Machado como ocorreu na av Pedro ll

Sou contra a possibilidade de instalação de pista exclusiva para onibus na avenida Abilio Machado, esse projeto irá prejudicar os comerciantes e usuarios da via, pois irá limitar vagas de estacionamento e com a possibilidade de lojas fecharem, trazendo com isso demissões e prejuizo para sociedade!

Toda obra para viabilizar o transporte coletivo é bem-vinda, mas poderiam avaliar também outras possibilidades, como as ruas paralelas, de forma que poderiam também serem utilizadas, exemplo: Rua David Rabelo, Rua Clemente Barreto, alargamento da Av Abilio Machado entre Av João XXIII e Av. Heráclito Mourão de Miranda.

Gostaria de reiterar junto a comunidade, que as obras são necessárias sim, mas também temos que respeitar o contexto.Ja não é de hoje q a avenida está um caos,pista irregular, buracos, péssima sinalização principalmente faixas de pedestre, onde a circulação de passas é enorme,pois muitos deixam de ir para o centro, pq temos um vasto comercio.

Sou contra a implantação, vai prejudicar consideravelmente o comércio, o fluxo de ônibus diminuiu bastante no local, as ruas laterais já estão cheias para estacionamento, e os quarteirões são irregulares , além.de prejudicar o comércio, vai prejudicar o trânsito na região.

As obras na Abílio Machado precisa antes de td ouvir os comerciantes e trazer propostas para ser facilitadoras e não prejudiciais. Sofremos com caos da avenida td esburacada, mal sinalizada, com vinda Mart Minas e com ciclo via perdemos 02 pistas da Heráclito está um caos pra sair condomínio no horário de fluxo … o córrego de frente sofremos a anos com as chuvas pois ele transborda e nem em casa podemos chegar /sair. Muita coisa precisa ser avaliada. Assalto/furtos e sequestros constantes na região. Ruas escuras adjacências e falta de tantas outras coisas.

A instalação de pista exclusiva de ônibus na Avenida Abílio Machado prejudicará sobremaneira o comércio local que é importante polo comercial da região. Como moradora da região sou contra este projeto.

Sou moradora da região a mais de 30 anos. Sou totalmente contra a implantação de faixa exclusiva de ônibus na avenida Abílio Machado.

Não concordo com a faixa exclusiva para ônibus vai acabar o comércio da abilio machado e várias pessoas vão ficar desempregada.

É totalmente desnecessário fazer separação de pista pra ônibus. Só vai diminuir o comércio. Se passasse um ônibus atrás do outro era outro caso, mas os ônibus tem horário pra passar. Além das ciclovias fantasmas que estão sendo criadas só pra piorar o trânsito. E bicicletas nem paga imposto

Mudanças são bem vindas, mas no caso da avenida Abílio Machado creio que o corredor de ônibus não é viável.
Precisamos de área de estacionamento para poder frequentar o comércio da região. As ruas laterais já estão sem lugar de estacionamento e estacionamentos privados também afugentam clientes.
Precisamos de fiscalização na região.
Para fluxo de ônibus temos a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e João XXIII.

Um ponto importante de melhoria no trânsito da cidade é que não vejo a prefeitura investir é na sincronização dos semáforos. Muito comum abrir um semáforo e pararmos no quarteirão seguinte.

Manifesto minha manifestação sobre essas implantações!!!!! Não estou de acordo com mudanças abruptas!!!! Muitos comércios podem sofrer grandes perdas e prejuizos. E a avenida Abílio Machado virar um corredor fantasma de lojas vazias como a Pedro II.
Muitas famílias sentem o resultado até hoje com a mudança da Av. Pedro II. O que seria lamentavel.

Eu acho certo reduzir a largura do passeio sim. Lugar nenhum, Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro II etc tem passeio tão largo como o da Abílio machado e outra. Deveriam criar um projeto que obrigasse o comerciante no momento de funcionamento ou enquanto portas abertas que ele seja obrigado a manter sua porta limpa isso em qualquer região.

Sou totalmente contra essa obra. Irá prejudicar todo o comércio da região, várias famílias serão prejudicadas. São muitos comerciantes que empregam muitas pessoas.

Acredito que a intenção de melhorar o trânsito pode acabar trazendo maiores problemas, uma vez que vai atrapalhar muito o trânsito e o comércio local. As ciclovias feitas na região, tem diminuído consideravelmente o espaço para os carros , o que acaba gerando mais trânsito nos horários de pico. A Abílio Machado é comercial, porém com ramo de negócio e público distinto da Pedro II. Não enxergo com bons olhos essas obras.

Não concordo com a Abílio machado ser fechada só para ônibus. Vai acabar com.oa comerciantes da avenida. A Abílio machado é um importante foco de comércio local e não deve acabar por causa dos ônibus.. muitas famílias de comerciantes serão prejucadas além dos clientes que não terão tantas lojas juntas pra facilitar mas compras