Pular para o conteúdo principal

CRAS Santa Rosa

criado em - atualizado em

Selo 20 anos CRAS Santa Rosa

O Centro de Referência de Assistência Social Santa Rosa está localizado no bairro São Francisco e foi inaugurado em 1º de junho de 2002, quando iniciou suas atividades como Núcleo de Apoio à Família (NAF). Essa unidade socioassistencial contempla os bairros Santa Rosa, Vila Santa Rosa, Aeroporto, Vila Aeroporto, São Francisco, Indaiá, Liberdade, Universitário, Vila Real. 

Em 2005, com a implementação e o fortalecimento da política de Assistência Social no território e a construção e implantação da Política Nacional da Assistência Social em todo o país, os Núcleos de Apoio à Família se transformaram em Centro de Referência de Assistência Social assumindo uma responsabilização maior pela política de Proteção Social Básica no território.

O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de maior desproteção social. Essa unidade desempenha papel central no território onde se localiza, possuindo a função exclusiva da oferta pública do trabalho social com famílias por meio da gestão integrada de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

 

Nesse sentido, destacam-se como principais provisões do CRAS Santa Rosa:

  • Serviço de Atendimento Integral à Família - PAIF
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV
  • Programa Maior Cuidado – PMC
  • Cadastro Único

 

Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, bem como ao territorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes pilares do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização.

 

Os atendimentos às ações coletivas realizadas no CRAS Santa Rosa visam o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares e, dentre as ofertas, destacamos o Grupo de Convivência "Nós, Mulheres", os grupos do SCFV para crianças, adolescentes e pessoas idosas e a Horta Comunitária. Além disso, a partir das articulações intersetoriais no território, acontecem também no equipamento as atividades da Academia da Cidade, EJA Jovens e Adultos, Programa Arte da Saúde, Programa Esporte Esperança e Grupo de Convivência Reviver para pessoas idosas. 

 

É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se materializa e se aproxima da população que mais precisa, reconhecendo a existência das desigualdades sociais interurbanas e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. As ações do Trabalho Social com Famílias contribuem para a prevenção dos agravamentos das situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, ampliando o repertório de vivências protetivas das famílias.

 

 

CRAS  Santa Rosa 20 ANOS
PROGRAMAÇÃO:
8/9 - encontros quinzenais | 14h às 17h - Oficina Nós Mulheres

São seis encontros com o objetivo de resgatar a memória do Grupo de Mulheres juntamente com os 20 anos do CRAS através da construção de uma música de autoria das usuárias, produção de estandartes e filmagem de todo o processo.
 

13/09 a 06/12 (toda terça-feira) | 14h - Oficina de grafite e revitalização da fachada do CRAS
 
26/11 | 9h  - Comemoração de 20 anos de CRAS no território

Celebração dos 20 anos e lançamento de duas músicas autorais produzidas pelo Grupo de Mulheres do CRAS.  As músicas são relatos poéticos de como essas famílias encontraram no CRAS ancoragem de proteção social em suas vidas.  O evento contará com a participação das famílias atendidas pelo CRAS, lideranças comunitárias, as entidades socioassistenciais e atores da rede intersetorial.

 

Contato

Informações: (31)3277-6698

E-mail: cras.santarosa@pbh.gov.br

Localização: Rua Major Delfino de Paula, 2.553 - São Francisco

 

Acesse a lista com o contato de todos os CRAS