Pular para o conteúdo principal

CRAS Havai | Ventosa

criado em - atualizado em

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Havaí/Ventosa oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com atividades coletivas como palestras, oficinas, campanhas, reuniões e grupos de reflexão, além de atendimento individual, visitas domiciliares e institucionais. Diversos coletivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes, jovens, idosos e intergeracional se reúnem no espaço. O equipamento também oferta o Programa Maior Cuidado, para atendimento no domicílio de idosos semi-dependentes e dependentes, e a realização do cadastro no CADÚnico, atendendo a proposta de descentralização dos serviços e benefícios.
 

O espaço é compartilhado com outras políticas públicas com atividades nas áreas de esporte (futsal), saúde (Academia da Saúde, Arte da Saúde e Programa Para Elas – em parceria com UFMG), educação (EMEI e EJA) e assistência social (CRAS). Além destes, conta ainda, com a oferta de um Telecentro (oficinas de informática em parceria com FICA VIVO).

 

CRAS Havaí/Ventosa

O CRAS Havaí Ventosa foi inaugurado em 2009 e representa a principal estrutura física no território para a proteção social básica. O CRAS desempenha uma importante função na gestão da rede socioassistencial com atendimento às famílias de grande vulnerabilidade social.
 

Em 2003, o espaço atualmente ocupado pelo Centro de Referência de Assistência Social Havaí Ventosa, localizado no bairro Havaí, abrigava um Centro de Apoio Comunitário (CAC). Em 2009, com a reforma administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte, optou-se por transformar o Centro de Apoio Comunitário em um equipamento do Programa BH Cidadania, que passou a ofertar e gerir as ações de diversas políticas públicas.
 

Em função da distância, da geografia acidentada e ausência de infraestrutura e transporte público que integrem uma região à outra, foi necessário um espaço mais próximo da Vila Ventosa para atender a sua população. Em função disto, o CRAS Havaí/Ventosa apresenta como peculiaridade o fato de desenvolver atividades em dois sub-territórios: Vila Ventosa (Rua Dona Nicolina de Lima, 316) e Havaí (Av. Costa do Marfim, 480). Tais sub-territórios apresentam uma segregação geográfica bem distinta, imposta especialmente pelo aclive que separa uma sub-região da outra.

 

Contato

Localização: Rua Manila, 432 - Havaí 

Espaço anexo: Rua Nicolina de Lima 316 – Ventosa

Informações: (31) 3277-9976 | 3277-9616

E-mail: cras.havaiventosa@pbh.gov.br

 

Acesse a lista com o contato de todos os CRAS