Pular para o conteúdo principal

Quase 4 mil pessoas com sintomas de dengue foram atendidas no fim de semana
Rodrigo Clemente/ PBH

Quase 4 mil pessoas com sintomas de dengue foram atendidas no fim de semana

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu o atendimento de 3.986 pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, como chikungunya e zika, durante o último fim de semana. Foram abertas unidades de saúde em todas as regionais da cidade. No sábado (16) e no domingo (17), considerando apenas os centros de saúde, foram assistidas 2.389 pessoas. 

Já nos Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) 349 usuários buscaram assistência médica. Os equipamentos das regionais Barreiro e Noroeste/ Odilon Behrens funcionam diariamente, por 24 horas. Já o da Centro-Sul garante atendimento todos os dias, das 7h às 22h. Nas Unidades de Reposição Volêmica (URVs) dessas mesmas regionais, e que ficam em funcionamento 24 horas por dia, foram recebidas 33 pessoas encaminhadas pelos centros de saúde, CAAs e UPAs. 

Em relação aos hospitais implementados na capital, somente na unidade temporária de Venda Nova foram 362 atendimentos e 34 internações durante o fim de semana. No hospital de campanha na regional Norte foram assistidas 342 pessoas e internadas 53. No hospital temporário da Oeste foram atendidas 386 pessoas e 38 precisaram permanecer na condição de internadas, recebendo hidratação venosa e assistência contínua. 

O cenário epidemiológico e assistencial da cidade permanece em monitoramento diário e novas estratégias podem ser adotadas, caso necessário. O endereço e horário de funcionamento dos locais que atendem pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

Assistência garantida

Para ampliar o atendimento de pessoas com sintomas de dengue e outras arboviroses, oito centros de saúde estão funcionando com horário ampliado durante a semana. Essas unidades ficam abertas até 22h, mantém os cuidados de rotina e também oferecem assistência aos usuários que apresentam febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.

Outra estratégia são as teleconsultas disponibilizadas diariamente. O atendimento é voltado para todas as pessoas a partir de 1 ano de idade e funciona das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.