Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre novas inscrições para formação em gastronomia
Divulgação/PBH

Prefeitura abre novas inscrições para formação em gastronomia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de massas frescas, tortas doces e pizzaiolo, das Trilhas da Gastronomia. Estão disponíveis 105 vagas, sendo 30 vagas destinadas à ampla concorrência e 75 distribuídas para os públicos prioritários, encaminhados pelos setores das políticas públicas municipais. Não é necessário ter experiência para participar do processo formativo e os candidatos que estão em processo de qualificação em uma das Trilhas da Gastronomia e os que residem no território da Lagoinha têm prioridade na classificação. As pessoas interessadas podem se inscrever, preenchendo o formulário disponível no Portal da Prefeitura.

Cada candidato poderá fazer inscrição em apenas um curso. Caso o cadastro seja feito em mais de uma formação, apenas a última inscrição será registrada e todas as inscrições anteriores serão, automaticamente, invalidadas. As listas de pessoas classificadas e de espera serão divulgadas no dia 23 de julho, no e-mail informado no ato da inscrição.

Com foco na empregabilidade e no empreendedorismo, as Trilhas da Gastronomia visam proporcionar a qualificação profissional e a entrada e permanência no mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo no setor gastronômico. As aulas presenciais terão início no dia 6 de agosto, no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN), localizado na Avenida Antônio Carlos, 821, Lagoinha.

O curso de tortas doces, da Trilha da Confeitaria, será realizado no período da manhã, das 8h às 12h, com carga horária de 44h (11 dias). Os cursos Massas Frescas (Trilha da Comida Mineira e belo-horizontina) e Pizzaiolo (Trilha da Panificação), são ministrados no período da tarde, das 13h às 17h, com carga horária  de 48h (12 dias).

Em cada curso, além das técnicas específicas, os participantes terão acesso a conteúdos sobre boas práticas na manipulação de alimentos, noções básicas de gestão financeira, cálculo na ficha técnica, precificação e habilidades sociais para o mercado de trabalho. Também haverá rodas de conversa e oficinas sobre imagem, fotografia, apresentação de produtos e estratégias de vendas em mídias sociais.

Os cursos fazem parte das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. O programa é desenvolvido em parceria com vários setores das políticas públicas municipais e conta ainda com a Trilha da Agroecologia, curso de formação sobre os princípios e práticas agroecológicas e é  aberto ao público em geral.