Pular para o conteúdo principal

PBH promove vacinação contra Covid e gripe na “Carreta Digital”
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH promove vacinação contra Covid e gripe na “Carreta Digital”

criado em - atualizado em

A partir da próxima segunda-feira (10), a “Carreta Digital” servirá, das 8h30 às 16h30, como posto de vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos já convocados e contra a gripe para pessoas acima de 6 meses de idade. A medida é mais uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), para aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e a gripe na capital.

 

A primeira parada da “Carreta Digital” será na rua José Clemente Pereira, no bairro Ipiranga, na região Nordeste de Belo Horizonte, onde a vacinação acontecerá na segunda (10) e terça-feira (11).

 

Na semana seguinte, o posto avançado de vacinação vai para o bairro São Geraldo, na região Leste.

 

Além da “Carreta Digital”, a aplicação das vacinas segue sendo disponibilizada ao longo da semana em centros de saúde da capital e também em pontos extras.

 

Confira os outros endereços e horários da vacinação contra a Covid-19 e a gripe.

 

Gripe

 

Em virtude da baixa cobertura vacinal, que atualmente está em 72,3% do público-alvo em Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte reforça o chamado para que toda a população acima de 6 meses seja vacinada contra a gripe. Até o momento, 558.060 pessoas já tomaram a dose, mas a cobertura indicada para garantir proteção da população é de 90%.

 

O imunizante contra a gripe é atualizado todo ano de forma a proteger a população contra os principais vírus que circulam na região. A vacina é inativada trivalente e garante proteção contra dois vírus influenza do tipo A e um vírus influenza do tipo B.

 

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que o imunizante pode ser aplicado de maneira simultânea com as demais, incluindo a contra Covid-19, e em qualquer intervalo.

 

Quarta e quinta doses 

Belo Horizonte ainda apresenta baixa cobertura vacinal referente à quarta dose da vacina contra a Covid-19 para o público já convocado, mesmo com ampla divulgação e ações promovidas pela Prefeitura.

 

Atualmente, somente 36,4% do público convocado para receber a quarta dose procurou um local de vacinação, segundo dados do último Boletim Epidemiológico. As aplicações de reforço são importantes para a manutenção da proteção de grupos de maior vulnerabilidade, reduzindo internações e prevenindo óbitos provocados pela doença.

 

O município reforça o chamamento para todas as pessoas de 40 anos e mais. A convocação também vale para quem tem alto grau de imunossupressão.

 

A Prefeitura ainda não convocou o público abaixo de 40 anos para receber a quarta dose da vacina contra Covid-19, aguarda a liberação da aplicação para esse público pelo Ministério da Saúde, o que acarretará no envio de mais imunizantes pelo governo federal.

 

As crianças devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

 

Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis legais, o termo de autorização para a vacinação da criança contra a Covid.

 

Imunocomprometidos

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, devem receber a quinta dose contra a Covid, as pessoas nas condições abaixo:

 

- Imunodeficiência primária grave;

- Quimioterapia para câncer;

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

- Pessoas vivendo com HIV/Aids;

- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;

- Pacientes em hemodiálise;

- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

No momento da vacinação contra a Covid, é preciso seguir as seguintes orientações:

 

- Apresentar o cartão de vacinação;

- Apresentar documento de identificação com foto e CPF;

- Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias;

- Apresentar um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original.

 

 

Locais e datas da vacinação na “Carreta Digital”

 

10 e 11 de outubro

Rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga (Nordeste)

 

19 a 23 outubro

Praça Santuário São Geraldo, bairro São Geraldo (Leste)