vacinação; vacinação covid; campanha de vacinação
Aqui você vai encontrar informações e tirar dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte
Agora, os imunizantes contra a covid-19 fazem parte do calendário básico de vacinação de pessoas com mais de 60 anos de idade e gestantes. Anteriormente, as doses já eram aplicadas, em rotina, nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O Ministério da Saúde também definiu outros grupos elegíveis para vacinação, que podem ser verificados na parte de ‘PÚBLICOS PRIORITARIOS/ESPECIAIS' abaixo. Quanto ao restante da população, neste momento, não há orientação para o recebimento de novos reforços da vacina.
Para a vacinação contra a covid-19, é necessário que o usuário seja cadastrado em um Centro de Saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chega à unidade. Além de ser um procedimento de rotina dos centros de saúde, o cadastramento é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no Meu SUS Digital, plataforma digital do governo federal.
Veja abaixo as recomendações de aplicação das vacinas de acordo com cada grupo.
- VACINAÇÃO DE ROTINA - crianças, gestantes e pessoas com mais de 60 anos
O Ministério da Saúde definiu que as doses aplicadas em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, em gestantes e em pessoas de 60 anos ou mais fazem parte do calendário de vacinação de rotina desse público. Quanto à população de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias (que não pertence ao grupo prioritário/especial), neste momento, não há orientação por parte da instituição para o recebimento de novos reforços da vacina.
Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. Todos devem apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Caso o acompanhamento das crianças seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.
Requisitos:
- Crianças: Ter entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias na data da vacinação.
- Pessoas com 60 anos ou mais: 2 vezes ao ano, com intervalo de 6 meses
- Gestantes: 1 vez durante a gravidez
- Todos: Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
- PÚBLICOS PRIORITÁRIOS/ESPECIAIS
O Ministério da Saúde definiu públicos prioritários/especiais para receberem a vacina contra a covid-19. Para se vacinar, as pessoas devem apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Além disso, é recomendável que os imunocomprometidos apresentem comprovação da condição de saúde, como medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas.
As puérperas, que são as mulheres no período até 45 dias após o parto, devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Veja os endereços dos locais de vacinação
Vacinação especial (acima de 5 anos): 1 vez ao ano com intervalo de 6 meses entre as doses
- Imunocomprometidos;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Trabalhadores dos Correiros;
- Trabalhadores da Saúde;
- Cuidadores de idosos.
Requisitos:
- Ter mais de 5 anos e pertencer ao grupo prioritário/especial
- Ter, pelo menos, seis meses desde a última dose.
- Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
A vacina não dispensa a adoção das medidas de proteção.