vacinação; vacinação covid; campanha de vacinação
Aqui você vai encontrar informações e tirar dúvidas sobre a vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte
Os imunizantes contra a covid-19 foram incorporados ao calendário básico de vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o Calendário Nacional de vacinação da Criança. Além disso, eles entraram como dose de reforço para as pessoas dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Por isso, a disponibilização dos imunizantes ocorrerá independentemente de campanhas em andamento.
De acordo com a Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 em 2024, os esquemas primários de vacinação não são mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos de idade ou mais que não fizeram parte do grupo prioritário. Contudo, se a pessoa não tiver se vacinado anteriormente e optar por se vacinar, poderá receber uma dose da vacina COVID-19 monovalente (XBB), e crianças completamente vacinadas (três doses) anteriormente com outras vacinas contra covid-19 podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB.
Em março de 2024 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a nova vacina monovalente, da farmacêutica Moderna, que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron XBB 1.5.
A partir de maio de 2024, aqueles que pertencem aos grupos prioritários devem tomar 1 dose do novo imunizante ao ano, independentemente do número de aplicações contra a covid-19 já tomadas anteriormente. Dentro desse grupo, as pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes/puérperas, receberão 1 dose a cada seis meses. Cabe esclarecer que todos os públicos prioritários devem receber o imunizante com, pelo menos, 3 meses desde a última dose administrada.
Para a vacinação contra a covid-19, é necessário que o usuário seja cadastrado em um Centro de Saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chega à unidade. Além de ser um procedimento de rotina dos centros de saúde, o cadastramento é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no Meu SUS Digital, plataforma digital do governo federal.
- VACINAÇÃO INFANTIL
Estão elegíveis para se vacinar as crianças que têm entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.
Requisitos:
- Ter entre 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias na data da vacinação.
- Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Veja os endereços dos locais de vacinação
O Serviço de Atenção à Saúde dos Viajantes também oferece a vacina contra covid-19.
Serviço de Atenção à Saúde dos Viajantes
Rua Paraíba, 890 - Savassi
3277-5300
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (a sala de vacinas encerra às 16h30).- PÚBLICOS PRIORITÁRIOS
O Ministério da Saúde definiu públicos prioritários para receberem a vacina monovalente contra a covid-19. Para se vacinar, as pessoas devem apresentar, preferencialmente, documento de identificação com foto, certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.
Além disso, é recomendável que os imunocomprometidos apresentem comprovação da condição de saúde, como medicamentos em uso, resultados de exames, receitas médicas ou relatórios/ declarações médicas.
As puérperas, que são as mulheres no período até 45 dias após o parto, devem apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
Confira os grupos elegíveis:
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Imunocomprometidos;
- Gestantes e puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.
Requisitos:- Ter, pelo menos, três meses desde a última dose.
- Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
A vacina não dispensa a adoção das medidas de proteção.