Pular para o conteúdo principal

Mesa com diversos equipamentos eletrônicos à frente; ao fundo, turma de dezenas de crianças e cerca de seis adultos entre monitores e professores.
Foto: Divulgação/PBH

PBH promove curso de programação e robótica com crianças do ensino fundamental

criado em - atualizado em
Em uma iniciativa pioneira, a Prodabel e a Secretaria Municipal de Educação promovem o curso de “Programação e Robótica” com crianças do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vicente Guimarães, na região de Venda Nova. Ao todo, 35 crianças foram selecionadas para participar desta primeira turma. Todas foram escolhidas após demonstrarem interesse pelo tema.
 
As aulas começaram no segundo semestre e a nova metodologia foi implantada no dia a dia da escola. Às sextas-feiras, até o final deste ano, os estudantes deixam a sala de aula para aprender um pouco mais sobre o mundo da tecnologia na unidade da Prodabel do bairro Ipiranga. A intenção é despertar o interesse deles pela informática, por meio dos ensinamentos de Robótica e Programação, e incentivá-los a utilizar o raciocínio lógico em diversas disciplinas, como na matemática, português e química, por exemplo. “Futuramente o conteúdo será importante, independentemente do ramo de atuação que os alunos escolherem”, afirmou Thiago Ferreira da Silva, instrutor do curso de Robótica.
 
Após a conclusão da atividade, os próprios alunos poderão se transformar em multiplicadores das informações. É o caso da estudante Bianca Emanuele de Souza Keler, que tem apenas 10 anos, mas já sonha em se tornar uma replicadora do conhecimento adquirido nas aulas de robótica. “O curso vai facilitar o processo de aprendizagem, quero passar para as pessoas tudo o que aprendi aqui”. Já o colega de sala dela, Vinícios Martins dos Santos, quer aprender a utilizar melhor os computadores. “Espero que o curso me ajude a mexer melhor nos equipamento. Eu quero aprender até a montar e desmontar os aparelhos, se possível”.
 
Coordenadora do projeto Escola Integrada, Maria Aparecida Cardoso dos Santos salienta que as conversas com professores e os próprios alunos, que demonstraram um desejo de aprenderem utilizando a tecnologia como aliada, incentivaram a criação do programa. “Depois de ver algumas entrevistas com alunos falando sobre como a robótica os ajudou nas matérias da escola, nós montamos um projeto que pode render bons frutos. Nosso foco é fazer com que o aluno se torne protagonista e disseminador de conteúdo. Com o curso de Robótica queremos trabalhar a interdisciplinaridade, o trabalho em grupo e o prazer de estar na escola”.
 

24/08/2018. Parceria entre a Prodabel e a Secretaria de Educação apresenta crianças ao mundo da programação e da robótica. Fotos Prodabel/Divulgação