1 August 2025 -
As escolas municipais de Belo Horizonte se transformaram em centros de lazer e aprendizado com a realização do programa Escola nas Férias. Crianças e adolescentes com até 14 anos aproveitaram dois dias inteiros de brincadeiras, esportes, oficinas, sessões de cinema e brinquedos infláveis em uma programação gratuita e aberta para toda a comunidade escolar.
Além da diversão nesta quinta e sexta-feira (31 de julho e 1º de agosto), os participantes tiveram direito a três refeições diárias, com café da manhã, almoço e lanche da tarde, garantindo uma experiência completa para as famílias que buscaram uma opção segura e educativa durante as férias escolares.
Cada unidade escolar preparou sua própria programação, com atividades que estimularam a criatividade, a integração e o trabalho em equipe. Entre os destaques, gincanas, jogos coletivos e oficinas artísticas, que lotaram os pátios e salas de aula com energia e alegria.
O Escola nas Férias mostrou que, mesmo longe das aulas, o ambiente escolar pode continuar sendo um espaço de convivência e descobertas. Para muitas crianças, foram dias de novas amizades, experiências únicas e lembranças que vão ficar para além das férias.
Ao todo, 191 escolas municipais se inscreveram para participar da iniciativa, permitindo que a cidade inteira vibrasse com dois dias de aprendizado, diversão e novas experiências.
Segundo Maria Beatriz Vilaça, coordenadora de projetos especiais do Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição, todo o evento foi pensado para garantir momentos únicos às crianças. “Tudo foi planejado e preparado com muito carinho para proporcionar momentos especiais, em que elas pudessem continuar se desenvolvendo de forma lúdica mesmo fora do período letivo”, destacou.
A experiência também encantou os estudantes. Para Manuela Teixeira, de 12 anos, aluna da Escola Municipal Imaco, o dia foi inesquecível. “Foi uma experiência muito legal. Eu gosto muito dessas apresentações. O planetário também foi legal. A gente aprendeu bastante sobre os planetas e eu acho que é uma experiência bem legal para quem gosta”.
João Lucas Pereira dos Santos, também de 12 anos, compartilhou o mesmo entusiasmo. “Estou achando muito bom aqui. Essa experiência é incrível. O show foi muito bom e estou aproveitando bastante tudo que a gente está vivendo por aqui”.