13 November 2025 -
Fotografias feitas por estudantes da Rede Municipal de Ensino ficarão expostas no Museu das Minas e do Metal, na região Centro-Sul, desta sexta-feira (14) a 30 de novembro. A mostra faz parte do projeto fotográfico “Um olhar, uma luz”, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) desde 2010. A cada ano é lançado novo tema para a produção de imagens pelos alunos para exposição no museu, que faz parte do Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
O projeto é coordenado pela Diretoria de Educação Integral (Died) da Smed. Em 2025, o tema é “Ecos da terra: culturas e tradições", promovendo reflexões sobre a relação entre a humanidade e a natureza. Professores e monitores envolvidos participaram de formações continuadas ao longo do ano, preparatórias para a orientação das atividades de fotografia.
Participaram do projeto 500 estudantes de 17 escolas. Cada instituição selecionou duas fotografias que estarão no museu para apreciação do público. O acervo seguirá em exposição itinerante pela cidade durante o primeiro semestre de 2026.
Impacto nos estudantes
João Pedro Duarte é monitor na Escola Municipal Salgado Filho, na região Oeste, e responsável pelas atividades ligadas a artes. Segundo ele, o projeto fotográfico mudou a percepção dos estudantes. “Percebo que reflete muito na autoestima deles e no pensamento crítico sobre várias coisas. Eles gostam de tirar fotos, de se ver nelas e ficam muito ansiosos à espera do resultado”.
A comunidade Ventosa foi transformada em cenário para as fotos. “A gente destrinchou o tema, mostrando que a cultura dos alunos está no campinho de futebol, no contato deles com a terra, com as pessoas com quem brincam todos os dias”, ressalta João Pedro.
Monitora na Escola Municipal Santos Dumont, na região Leste, Bruna Lara da Silva destaca que a capoeira foi escolhida como pano de fundo para as fotografias. “Quando me convidaram para participar do projeto e explicaram o tema, não tive dúvida. A capoeira é muito forte na escola, uma prática natural entre os estudantes”.
A capoeira também foi tema da foto feita por Alice Lenuza Redanto, aluna da Escola Municipal Paulo Mendes Campos, na região Centro-Sul. “Na minha foto aparecem os instrumentos e o professor no fundo. Eu quis trazer essa perspectiva para mostrar que por trás da atividade, tem sempre um professor dedicando sua vida para ensinar os alunos e nos ver evoluir”.
