Pular para o conteúdo principal

Estudantes com deficiência participam pela primeira vez de escalada inclusiva
Divulgação/PBH

Estudantes com deficiência participam pela primeira vez de escalada inclusiva

criado em - atualizado em

Pela primeira vez, a Prefeitura de Belo Horizonte promoveu atividade de escalada para estudantes com deficiência da Rede Municipal de Ensino. Participaram 20 alunos das Escola Municipal Oswaldo Cruz, do Polo de Educação Integrada e do Ensino Especial Santo Antônio. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) na academia Rokaz Escalada, na Savassi.

A iniciativa integrou o calendário oficial dos Jogos da Primavera, realizado pela Smel em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a proposta de ampliar oportunidades de participação dos estudantes com deficiência em práticas esportivas e momentos de convivência. Participaram alunos com autismo, deficiência intelectual e mobilidade reduzida, a partir de 12 anos.

Os participantes foram convidados a explorar o ambiente da escalada de forma segura e adaptada. Cada avanço foi celebrado com entusiasmo. Os alunos demonstraram concentração, alegria e afeto, abraçando os educadores e comemorando cada conquista.

“Os Jogos da Primavera proporcionam a todos os alunos das escolas municipais a possibilidade de vivenciar diferentes modalidades esportivas, para que eles possam conhecer e escolher as experiências que tenham mais similaridade. Para os alunos com deficiência, não seria diferente. Esse ano, conseguimos que eles conhecessem a escalada indoor, descobrindo habilidades e desenvolvendo potencialidades. Foi um momento muito especial para todos nós e com certeza vai ficar como uma lembrança muito feliz para os participantes”, ressalta Luciana Madeira, diretora de Eventos Esportivos e de Lazer da Smel.

A experiência teve acompanhamento técnico da equipe da Smel, com o suporte da academia, que garantiu a segurança e acessibilidade durante toda a atividade.

O sucesso da iniciativa reforça o papel dos Jogos da Primavera como espaço de inclusão e diversidade entre os estudantes da rede municipal. A expectativa é que novas experiências para alunos com deficiência sejam realizadas, com o apoio do Programa Superar e do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG.

Os Jogos da Primavera foram criados em 2022 com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, promover o acesso a experiências educacionais e estimular a participação nos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH). Além das modalidades competitivas e paradesportivas, o evento busca criar espaços de integração e descoberta, fortalecendo valores de cidadania e igualdade por meio do esporte.